quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MC 9, 38-40

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje é a Igreja celebra SANTO POLICARPO. Foi Discípulo direto dos Apóstolos, e familiar de muitos dos que viram o Senhor. Enviado como Bispo à Esmirna, é o que nos conta Irineu (190). Hospedou Sto. Inácio em sua passagem, em direção a Roma, de cujo momento edificou a vida deste Santo, que de imediato proclamou sobre Policarpo: "O bom Pastor da FÉ inabalável, o forte atleta em defesa da causa de CRISTO". fora martirizado sobre uma fogueira, encerrando sua vida em atitude de louvor a DEUS, como se estivesse celebrando uma missa, cuja vítima propiciatória era o seu próprio corpo 'oferecido' para glória de DEUS PAI, por meio do Pontífice JESUS CRISTO, em união com o ESPÍRITO SANTO. Rogai incessantemente por nós Sto POLICARPO. Rezemos assim: "Ó DEUS criador de todas as coisas, que colocastes o Bispo S. POLICARPO nas fileiras dos vossos Mártires, concedei-nos, por sua intercessão, participar com ele do cálice de CRISTO, e ressuscitar para a vida eterna. Por nosso Senhor JESUS CRISTO, vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO. Amém". Possamos continuar a nossa Lectio.
Marcos utiliza hoje o Rhema: "QUEM NÃO É CONTRA NÓS É A NOSSO FAVOR". De forma comum, sempre declaramos sempre que Pedro era o primeiro a falar em nome dos demais discípulos. Hoje, quem toma uma iniciativa é o apóstolo João, o discípulo amado. A temática é a proibição de alguém que não pertencia ao grupo de efetivar a expulsão de demônios em nome de JESUS. CRISTO utiliza-se de provérbios judaicos para efetivar sua resposta, que no futuro se tornará uma expressão de tolerânica cristã. Pois o nome de JESUS não é monopólio de qualquer comunidade (1ª Cor. 12,3). Traduz-se que 'Quem faz o bem invocando o nome de JESUS, só pode falar bem dele'. Mesmo que declaradamente não seja seu discípulo, que de fato já o é. TAl contexto pode-se unir com o texto de Mateus (12,30). Outro bom paralelo é o que consiste no AT, em que dois anciões recebem a porção do ESPÍRITO recebida por Moisés, fora da cerimônia, e que desencadeou uma reação de ciúme por parte de Josué (Nm. 11,26-29). Bem como a atitude generosa de Paulo (Fl. 1,15-18).
Poderíamos enfatizar uma questão ao aludirmos que quantos cristãos existem no mundo que não se declaram como tal, visto nunca criarem qualquer obstáculo ao seu nome e, ainda, agem utilizando o mesmo, seguindo a voz de sua consciência e usufruido do ambiente cristão. REFLEXÃO: Esta passagem nos leva a meditar que NÃO SOMOS SENHORES DA VERDADE, ao contrário a VERDADE é que é nosso SENHOR. Que não podemos possuir um espírito de mesquinheza, como o apóstolo até intentava, mas que devemos nos achegar a tais pessoas e fazê-los nossos amigos e colaboradores. O conteúdo deste texto de Marcos, embora pequeno, deve fazer-nos refletir que qualquer dialogo eficaz deve ser permeado no AMOR e VERDADE e conduzido com perspicácia da PRUDÊNCIA. Não se deve excluir ninguém, nem mesmo o que cultuam outros valores humanos, porque na verdade, ainda, não encotraram a verdadeira fonte. Mas que também não podemos fazer qualquer tipo de exclusão para aqueles que perseguem a Igreja. Ora, sendo DEUS um PAI, se torna ELE princípio e fim de TODOS, nisto nos tornamos IRMÃOS. Por isto, somos chamados a uma mesma vocação humana e divina. Devemos e podemos, isto sim, trabalhar juntos pela construção de um mundo de paz e alegria (GS 92).
Tantas vezes, e de diversos modos foram tomadas atitudes agressivas (materiais, psicologicas, etc.) contra pessoas ou grupos que pensam diferentes de nós. Porque deixamos nos impregnar de sentimentos distantes daquele apregoado pelo próprio JESUS, e ainda, dizemos estamos em NOME de DEUS!!! Quando um dos mandamentos é: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO SE FOSSE A VÓS MESMOS". Se queremos reconhecimento, valorização comunitária, também devemos respeitar aqueles que desjam o mesmo, mesmo que utilizem meios diferentes dos nossos. NÃO SOMOS DIFERENTES. SOMOS IGUAIS. TEMOS UM MESMO PAI. UM MESMO SENHOR E MESTRE. E RECEBEMOS, constantemente, UM MESMO ESPÍRITO, QUE NOS DIRECIONA A DIZER "ABBA". REFLITA. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com