segunda-feira, 25 de abril de 2011

"CORAGEM, EU VENCI O MUNDO" (Mc. 16, 15-20)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! VERDADEIRAMENTE ELE RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA! "Ò Senhor cantarei eternamente o vosso Amor!". AMÉM. Estamos na Oitava da PÁSCOA! Meu coração está exultante, cheio de uma expectativa. Hoje meditaremos a Igreja celebra a vida de S. MARCOS, e o Evangelho será o de sua autoria. JOÃO MARCOS (At. 12,12.25; 15, 37), perencia a uma família de Jerusalém, que pôs sua casa a disposição dos primeiros cristãos (At. 12, 12-16). Algus estudos, provavelmente, colocam a sua residência como aquela em que ocorrerá a CEIA PASCOAL. MARCOS acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária (At. 12,25; 13,5), sem ter o mesmo enstusiasmo do Apóstolo; retornou sozinho a Jerusalém (At. 13,13). Em relação a sua pessoa verificamos a discussão entre Paulo e Barnabé, por ocasião da segunda viagem de Paulo (At. 15,39-40). Acompanhou a Pedro a Roma e pôs-se a seu serviço durante sua prisão (Cl. 4,10). Por conseguinte, se colocou a disposição de Paulo durante sua prisão também (2ª Tm 4,11).  MARCOS nos revela JESUS através da experiência de seus discípulos e Apóstolos. Por isto perfaz uma pergunta singular a cada um de nós: "QUEM É ELE (JESUS)?". Marcos busca dar sua resposta. O seu Evangelho nos coloca uma visão de contraste doloroso entre o CRISTO revestido das prerrogativas de cura (Mc. 1,31), de perdão (Mc. 2,10) e de vitória sobre o demônio (Mc. 1,24-27; 1,34; 3,11.23; 5,7), contra os homens que zombam dele (Mc. 5,40; 6,2; 15,29-32) e querem sua ruína (Mc. 3,6; 12,13; 14,1). Igualmente apresenta esta mesma situação dentro do grupo dos próprios discípulos (Mc. 4,13) e da família de JESUS (Mc. 3, 20-35). A explicação deste contraste é o próprio MISTÉRIO PASCAL (Mc. 16), ao perfazer ver que tal situação é o cumprimento profundo da Lei do plano de DEUS (Mc. 8,3; 9,31; 10,33), encontrada em toda vocação cristã (Mc. 8,34; 9,35; 10,24-39). O Evangelho do Messias humilhado, sofredor e crucificado, leva à profissão de FÉ do centurião: "... Este era na verdade o Filho de DEUS ...". Marcos é o Evangelista que põe em maior relevo a TRAIÇÃO de Judas e de Pedro.
Oremos assim: "Ò DEUS, QUE CONCEDESTES A S. MARCOS, VOSSO EVANGELISTA, A GLÓRIA DE PROCLAMAR A BOA-NOVA, DAI-NOS ASSIMILAR DE TAL MODO SEUS ENSINAMENTOS, QUE SIGAMOS FIELMENTE OS CAMINHOS DO CRISTO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.



No texto, inicialmente e de forma direta, podemos visualizar um MANDAMENTO, ORDEM, que possui sentido como MISSÃO UNIVERSAL (Mt. 28,16-20; Lc. 24,46-49). Significa "IR", desapegar de tudo e de todosO LANÇAR as REDES em um mar profundo e rico, outrora desconhecido. Um chamado a CORAGEM e NÃO TER MEDO ou TEMOR. Outro ponto é a questão da SALVAÇÃO. Alcançá-la depende de duas condicionais: CRER (FÉ) e o BATISMO. A negativa será considerada como RESISTÊNCIA DIRETA da mensagem do Evangelho. Com tal sentido, JESUS afirma, de forma expressa, sua plena autoridade recebida de DEUS (Dn. 7,14). Desta, envia seus discípulos não para ensinar como Mestres, mas para FAZER DISCÍPULOS DE JESUS. Com este novo rito de consagração, autoriza a administração do Batismo., que gera como consequência, uma vida de acordo com o ensinamento de JESUS. Todo este feito será visível pelos frutos que acompanharão aqueles que estiverem ungidos nesta missão (SINAIS).

REFLEXÃO: Em primeiro lugar, fica-nos uma certeza: "DEVEMOS VIVER E AGIR, NESTE TEMPO, COM A CERTEZA DE QUE JESUS ESTÁ CONOSCO (EMANUEL)". O ir a GALILEIA, significa muito mais do que ir a um Paraíso que nos espera.  Mas, tendo a certeza de que NÃO ESTAMOS SOZINHOS, perfazer no ambiente que nos encontramos o mesmo Paraíso projetado por DEUS desde o princípio. Subsiste um ordenamento, da mesma forma como fora colocado a Adão para gerenciar todos os atributos a si entregues. Cabe a cada UM, exercer os Dons, vindos pela força do ESPÍRITO SANTO, desencadear uma avassaladora transformação do meio que nos rodeia. SIM PODEMOS E DEVEMOS, ser a FONTE desta transformação. De nada adianta uma fonte ou olho d'água, se dela, sequer, brota ÁGUA. Assim, cada um de nós, se NÃO EFETIVARMOS o MILAGRE de VIDA brotar de nossos corações. Somos chamados como fontes de AMOR, que é o próprio DEUS. NÃO ESTAMOS SOZINHOS. Podemos, SIM, e devemos realizar os milagres que DEUS quer realizar em nosso meio, em nossa VIDA. Por isto, está na hora de nos dirigirmos para a GALILEIA. E fica a questão: "ONDE SERÁ A NOSSA GALILEIA?". Devemos deixar de apenas apregoar com simples palavras aquilo em que fomos transformados. DEVEMOS TESTEMUNHAR, com nossa VIDA, aquilo que dissemos: "VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU! ALELUIA! Não digo demonstrar de forma exterior um simples sorriso de alegria, que talvez, em nosso íntimo, não transpareça uma realidade nossa. Mas, meu Irmão, minha Irmã, NA TUA DOR e SOFRIMENTO, demonstrar ao mundo a tua humanidade, apesar dos obstáculos e dificuldades, VOCÊ ter a CORAGEM de erguer os olhos, mesmo que inundados em lágrimas, DIZER na tua GALILEIA de forma convicta e estrondosa: "EU SEI EM QUE DEPOSITEI A MINHA CONFIANÇA". Apesar de tudo, SEREMOS ETERNOS VENCEDORES, pois somente estes, tem a coragem de se erguer diante dos problemas e enfrentá-los novamente. SIM IRMÃOS, hoje o CRISTO RESSUSCITADO VEM DIZER-NOS: "CORAGEM, NÃO TENHAIS MEDO, EU VENCI O MUNDO". E, se somos sua IMAGEM e SEMELHANÇA, TAMBÉM VENCEREMOS ESTE MUNDO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com