quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DOM DA SABEDORIA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuaremos a Formação sobre o CARISMA DA SABEDORIA. Neste tópico adentraremos acerca de sua INTRODUÇÃO, CONCEITO, UTILIDADE, CONSTITUIÇÃO NA PALAVRA e EXERCÍCIO.
Como introdução a Formação sobre este DOM, podemos enfatizar que esta belíssima Graça de DEUS, é que ilumina o caminho, dá a direção certa, leva a decisões conforme a vontade de DEUS e conduz à santidade.
Agora sua Conceituação poder-se-ia dizer que é uma “Ação de DEUS, movendo uma pessoa a ensinar ou explicar verdades DIVINAS, a fim de que a presença e o amor de DEUS sejam experimentados, e para que ela seja movida a procurar DEUS” (Mt. 7,28-29; Lc 2,47; 4,22; 12,22ss; 24,32).



O individuo, através deste Dom, sente que o Senhor está lhe guiando para fazer alguma coisa ou dizer algo em determinado momento. Portanto, o DOM da SABEDORIA (Palavra, frase, atitude ou ação) sempre expõe verdades no coração humano, que este desconhecia. Inspira o homem como agir, falar ou se comportar em situações concretas da vida, levando-o a decidir corretamente, sempre em sintonia com a vontade de DEUS (1ª Cor 12,8). Entretanto, necessário efetivar certas distinções, evitando-se erros comuns em nosso meio.
Devemos ter ciência que o DOM de SABEDORIA NÃO DEPENDE de MÉRITOS PESSOAIS. Tão pouco é originária de deduções racionais ou razões científicas. Mas, SIM! É DOM GRATUITO DE DEUS, que nos orienta em todas as situações concretas de nossa vida (1ª Cor. 12,8). Subsiste três tipos de SABEDORIA:
a. Sabedoria humana: adquirida pelo esforço (capacidades e tendências) do conhecimento humano e pelas ciências;
b. Sabedoria diabólica: “Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica” (Tg 3,14-15);
c. Sabedoria divina: DOM CRISMAL para a santificação da vida pessoal. Este dom faz aprender as realidades espirituais e suas conseqüências na vida prática; desperta o sabor das coisas de DEUS (Tg 1,5).
A utilização deste DOM de SABEDORIA manifesta a vontade de DEUS em situações concretas (socorro de DEUS). É uma palavra que evidencia, através do testemunho, a presença de DEUS em momentos difíceis (Mt 22,15-22). Desta forma, fica-nos agíl demonstrar uma íntima ligação com o Dom da CIÊNCIA. Enquanto este revela uma situação, um problema (dá o diagnóstico); aquele revela como agir (indica o remédio). Igualmente auxília o Dom da Profecia, para que seja entendida e vivida. CONTINUA A FORMAÇÃO ...
O DOM da SABEDORIA é amplamente encontra na Sagrada Escritura, subsistem uma variedade de passagens que atestam o seu vasto uso para demonstrar a VONTADE DE DEUS e intervenção nas situações históricas do povo eleito.
a.       Em situações embaraçosas: 1ª Rs. 3,16-28; Lc 12,11-12;
b.      Como fonte de entendimento espiritual: Lc 12,13-21; Lc 12,22-34;
c.       Como atitude: At 9,23-25;
Este DOM sempre estará ativo nas ações do próprio JESUS, bem como de seus Apóstolos (noções práticas de como viver segundo o ideal cristão) = Mt 10,5-7; 11,25-30; Mc 10,1-31; Lc 6,20-49; 12,22 ss; Jo. 10,13.34; 15,12-27; Cl 3,1-3; Ef. 4,l ss; Gl 5, l6 ss; lª Pd 1,13-16; Fl 2,1-16. Igualmente, esta Palavra fora utilizada pelos apóstolos nos momentos de pregação, e nas tomadas de decisões práticas para a Igreja (At 2,l4 ss; 3, l2 ss e 4,5 ss). Para a eleição dos sete diáconos (At 6,l ss). No Martírio de Estevão (At 6,10). E com São Paulo (At 13, 4-12). O exercício deste perfeito DOM será semelhante aos demais Dons ilustrados em nossa formação. Necessita-se, o Cristão possuir uma vida entregue a Santidade (Vida de oração, estudo, reflexão, humildade e simplicidade) para que o mesmo se manifeste em cada ato, palavra ou pensamento. Logicamente que o Dom da SABEDORIA poder-se-ia estar vinculado a determinados momentos decisivos na vida pessoal e comunitária. É este Dom que conduz a pessoa agir corretamente diante de uma situação difícil.
Por este Carisma, DEUS se serve de alguém para transmitir um conhecimento mais profundo da sua palavra ou da direção Divina sobre suas vidas. Acontece, com imensa frequência, nos aconselhamentos, em resposta a problemas, dando-lhes clareza e direção pela ação do ESPÍRITO SANTO.
A forma de auferir ou desejar este Dom devem, outrossim, rezar, pedindo-o, desejando-o ardentemente (São Tiago): “... Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação, e ser-lhe-á dada. Mas,peça-a com fé, sem nenhuma vacilação ...” (Tg 1,5-6; Eclo 6,37; 43,37).
Eis uma oração perfeita que deseja, de forma ardente este belo Dom:  “... Deus de nossos pais, e Senhor de misericórdia, que todas as coisas criastes pela vossa palavra, para ser o senhor de todas as vossas criaturas, governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, daí-me a sabedoria que partilha do. vosso trono, e não me rejeiteis com indigno de ser um de vossos filhos. Sou, com efeito, vosso servo e filho de vossa serva, um homem fraco, cuja existência e breve, incapaz de compreender vosso jul gamento a vossas leis; porque qualquer homem, mesmo perfeito, entre os homens, não será nada, se lhe faltar a sabedoria que vem de vós. Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras; ela estava sempre quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas’ ordens. Fazei-a, pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para que,junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada ...” (Sab 9,1 -6.9-10).
Concluindo, o que observamos é que é um precioso Dom do ESPÍRITO de DEUS que está ao alcance de todos (PEDIR com FÉ, VIVER e OFERTAR AOS IRMÃOS). Pois que se saiba que neste mundo nos é necessário que existam homens iluminados pela SABEDORIA, agindo e falando inteligentemente, obedecendo as Leis de DEUS, que elevem, de forma única, a dignidade humana, enriquecendo, cada vez mais, este mundo pobre e carente do AMOR do PAI. Espero que mais esta formação possa ajudar na Reflexão dos CARISMAS EFUSOS em nossos Grupos de Oração. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com