quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CARISMA DE CURA (3ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Desenvolveremos nossa Formação sobre CARISMAS, dando continuidade ao DOM DA CURA. Analisaremos, agora, a ORAÇÃO DE CURA  em si. Estas orientações possuem o objetivo de conceder um âmbito geral, no desenvolvimento do Ministério.
A Oração de Cura está ligada à fé no Poder de DEUS, e tal instrumentalização fora assegurado por JESUS, pedindo se alcança (Mc. 11,24). A própria Bíblia explicita sobre este Dom (graça de curar as doenças no poder do ESPÍRITO): "... a outro, a graça de curar as doenças no mesmo Espírito ..." (1ª Cor 12,9b); "... um mesmo Espírito distribui todos esses dons a cada um como lhe apraz ..." (1ª Cor 12,11).
É DEUS quem cura, mas se SERVE de SEUS INTRUMENTOS HUMANOS. Desta forma cada um de nós, pode pedir o Dom da Cura, que se desenvolverá a partir do momento que é continuamente praticado. Como existem intima ligação dos Dons em si mesmos, a medida que oramos pela Cura, os demais serão avivados (Ciência = diagnóstico; Sabedoria = orientação; Discernimento = o que dizer, etc.).
Poder-se-ia efetivar o seguinte procedimento na Oração pela Cura (Pe. Dario Betancourt, 'Venho para Curar', pg 36):
a) Orar pedindo a cura: "... Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará ..." (Eclo. 38,9);
b) Arrepender-se e confessar os pecados (RECONCILIAÇÃO): "... Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado ..." (eCLO. 38,10);
c). Ir à missa e ofertá-la: "... Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda ..." (Eclo. 38,11);
d) Procurar o médico e tratar-se: "... Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária ..." (Eclo. 38,12). CONTINUA A FORMAÇÃO SOBRE CURA!!!

Como se tem ciência, as pessoas que se aproximam de nossos GO, são, logicamente, portadoras de problemas psicológicos. Pessoas que passaram por momentos dolorosos e ficaram marcadas, feridas, abaladas (traumas). Bem, os traumas podem ser de múltiplas espécies: 1) Rejeição de vida; 2) Amor ou de sexo; 3) Medos compulsivos e inquietadores; 4) Sexualidade; 5) Experiências marcantes em doenças graves, acidentes, cirurgias e mortes de entes queridos; 6) Separações matrimoniais; 7) Escravidão e vícios; 8) Frustrações diversas; 9) Complexos nos relacionamentos humanos; etc.
Cabe ao Líder ter a preocupação de ter o cuidado da cura do psiquismo dos participantes, pois será necessária e imprescindível para que o ESPÍRITO SANTO possa realizar a sua obra. Porque a graça de DEUS para a santificação supõe a natureza apta e preparada.
Entretanto, deve-se frisar que esta Oração não deve ser programada para abranger todo o tempo do GO. Necessita-se de um bom discernimento para o tempo adequado desta Oração, podendo ser elaborado outros encontros mais específicos para cura física e interior. Em suma dependerá da necessidade dos participantes. Se houver oração de cura, deve-se voltar logo ao louvor.
Quando orar para a Cura Interior, acontece a partir da realidade do GO, em que se programa o processo necessário de cura dos seus irmãos. Podem-se utilizar: a) Transcurso da própria reunido de oração; b) Reuniões programadas para a oração de cura interior; c) Retiro de fim de semana todo dedicado à cura dos participantes; d) Seminário de cinco, sete semanas, todo dedicado à cura dos participantes.
A forma de Orar deve-se seguir estes procedimentos:
1. Motivação à oração de cura interior;
2. Criar clima da presença de Jesus, invocando- o e adorando-o;
3. Apresentar e entregar o problema a Jesus;
4. Se for necessário, realizar os passos do perdão;
5. Orar pela cura interior, interceder, pedir a cura em nome de Jesus, pelo poder do seu sangue. Orar em línguas;
6. Pedir os frutos do Espírito Santo de Deus para criar nova realidade psicológica e emocional;
7. Agradecer e louvar pela cura.
 Frisa-se que na oração de Cura Interior não deve ser imediatista (Não pule degraus). Deve-se efetivar com ZELO e muito, muito TEMOR A DEUS (Fé, Sabedoria e Confiança).
Pelo zelo carismático, deve-se programar uma caminhada de cura interior realizando-a por etapas ou área de relacionamento (20-30 minutos reunião). Nesta reuniões, perfaz-se Oração de Cura interior por uma determinada área da vida das pessoas:
 
1. Da fase da vida intra-uterina, pré-natal,
2. Do nascimento até 3 ou 4 anos,
3. Da meninice, dos 5 aos 10 anos,
4. Da adolescência,
5. Da juventude até o casamento,
6. Da vida matrimonial,
7. Da fase escolar,
8. Do tempo de trabalho.
Nessas etapas, orar sobre todos os possíveis acontecimentos dolorosos ocorridos como: a) Problemas de relacionamento; b) Rejeições; c) Desamores; d) Enfermidade; e) Mortes; f) Traumas de acidentes; g) Problemas de sexualidade; etc. ESPERO AJUDAR-TE A CONHECER MAIS ESTE IMPORTANTE MINISTÉRIO. Concluiremos no próximo texto. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com