segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CATECHESI TRADENDAE (Sobre a Catequese nos dias de hoje - 2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Bem, neste momento retornaremos a Doutrina Católica sobre o Documento CATECHESI TRADENDAE (CATEQUESE nos tempos atuais). Debruçaremos sobre a essência de que TODOS precisam SER CATEQUIZADOS. O Papa Paulo VI (Assembleia Geral Sínodo dos Bispos) efetivara a disposição de um tema que deveria ser desenvolvido pela Eclesia: A Catequese no mundo contemporâneo, com particular referência às Crianças e aos Jovens". Na infância seria a Família a promovedora dos primeiros elementos da catequese, como exemplo a revelação do Pai celeste, bom e providente, para o qual tais criancinhas hão de aprender a voltar o coração. Subsiste de orações curtas que iniciaram o diálogo com Deus. É o fundamental para a apresentação simples e verdadeira da fé cristã. Posteriormente, na escola (assistência religiosa) ou na Igreja (paróquia), advêm o conteúdo de introdução na vida da Igreja, composta nos ensinos preparatórios aos Sacramentos. Toda a didática inicial deverá constituir de forma continuada, em que se apresentará os principais mistérios da fé e sua incidência na vida moral e religiosa das crianças, somados os aspectos de sentido aos Sacramentos, que comunica às crianças a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem. Aos JOVENS, cujo sentido é o da descoberta do próprio mundo interior, permeada de interrogações mais profundas, indagações angustiantes e frustrantes. O sentido da catequese deve levar em conta estes nuances variáveis. A catequese deve ser capaz de levar o adolescente a uma revisão de sua própria vida e ao diálogo com o dom de si, a crença, o amor e sua mediação que é a sexualidade. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

Será no momento da juventude as primeiras grandes decisões, que desembocam no assumir a responsabilidade. O conteúdo desta Catequese deve denunciar o egoísmo, pregando a generosidade, com pés fixos ao chão, demonstrar o sentido cristão do trabalho, do bem comum, da justiça e da caridade, da promoção da dignidade humana, do desenvolvimento e da libertação. Com este objetivo prepara-se os grandes compromissos cristãos da vida adulta (Vocações). A catequese há de ser adaptada à juventude, que se serve de uma linguagem diferenciada, para a qual importa traduzir, com paciência e sabedoria, a mensagem de JESUS. Deve-se imprimir nos corações jovens o desejo de conhecer: “... JESUS que se chama CRISTO ...”( Mt 1,16.).
Faz-nos lembrar as dificuldades de se alcançar a Catequese em vários meios. Porém, deve ser lançada em um amplo espectro. Desta forma os deficientes fisicos ou mentais também têm o direito de conhecer o mistério da fé, em que deve se efetivar um esforço ainda maior para alcançar este objetivo. Igualmente, os jovens religiosamente sem apoio, nascidos e educados num lar não-cristão (não praticante), deve-se fazer o possível para lhes proporcionar uma catequese adaptada, para que possam crescer na fé e vivê-la progressivamente, mesmo sem o mínimo apoio ou oposição encontrada em seu meio ambiente.
Por fim, a Catequese direcionada aos Adultos (principal forma), direcionada a pessoas de maiores responsabilidades e a capacidade para viverem a mensagem cristã em sua forma plenamente desenvolvida. Aqui o que se visa é o desenvolvimento da fé de forma continuada, esclarecida, estimulada e renovada, a fim de impregnar as realidade temporais pelas quais eles são responsáveis.
Outro ponto no desenvolvimento da Catequese são aquelas regiões ainda NÃO cristanizadas, somados a aqueles que receberam a catequese na infância, mas, em seguida, afastaram-se de toda prática religiosa e se encontram na idade madura com conhecimentos religiosos prevalentemente infantis; há ainda os que ressentem de uma catequese precoce, mal orientada e mal assimilada; há também aqueles que, nascidos em países cristãos, nunca foram educados na fé e chegam à idade adulta verdadeiros catecúmenos.
Igualmente, merecem atenção os adultos, os idosos, os imigrantes, as pessoas “marginalizadas”, as que vivem em bairros desprovidos de igreja ou locais de estruturas apropriadas; para essas pessoas deve-se multiplicar as iniciativas destinadas à sua formação cristã, com meios apropriados (sistemas audiovisuais, publicações, encontros, conferências etc.) de modo que possam ser supridas de uma catequese insuficiente ou deficiente.
É importante frisar que estes tipos de catequeses possam fornecer uma perfeita complementariedade. Não dispensando a ninguém o recebimento da catequese, que desempenharão tanto melhor, quanto mais souberem aprender com humildade na escola da Igreja.
Os caminhos e meios para a catequese podem ser demonstrados logo no seu início, por exemplo o ensino oral dos apóstolos e das cartas que circulavam entre as Igrejas até os meios mais modernos, a catequese nunca deixou de procurar as vias e os meios adaptados para desempenhar bem sua missão (meios de comunicação social e os meios de comunicação de grupos: televisão, rádio, imprensa, discos, fitas magnéticas, enfim, todos os meios audiovisuais). Podem, e devem ser utilizados como facilitadores da catequese os momentos ou reuniões; as peregrinações (diocesanas, regionais ou nacionais); as missões tradicionais; os círculos bíblicos; as reuniões das comunidades eclesiais de base (critérios Exortação Apostólica Evangelií Nuntiadi’); os grupos de jovens; os grupos de ação católica, grupos caritativos, grupos de oração, grupos de reflexão cristã.
A estes grupo se aconselhem de forma concreta que não permitam que se falte um estudo sério de doutrina cristã, para que não aconteça o risco de decepcionar os que a eles aderem e decepcionar a própria Igreja.
Deve-se frisar que o conteúdo da Homilia deve ser constituída pelo itinerário da fé proposto pela catequese e leva-o a seu complemento natural. Não deve ser longa ou breve demais; preparada, substanciosa, adaptada e reservada aos ministros ordenados. Deve ser feita em todas as celebrações dominicais e festivas, nas celebrações do Batismo, das liturgias penitenciais, do matrimônio e dos funerais. A pedagogia da fé deve possuir como fonte a Eucaristia. Já a pregação (textos bíblicos) deverá permitir que os fiéis se familiarizem com o conjunto dos mistérios da fé e das normas da vida cristã.
Para facilitar o desenvolvimento da Catequese que se evidencie a remodelação dos livros catequéticos, com fito de corresponder ao momento vivenciado, com linguagem compreensível, que tencionem verdadeiramente provocar um conhecimento maior dos mistérios de Cristo. Os textos do Catecismo são indispensáveis nos instrumentos para a catequese.
Desta forma terminamos outra parte de nosso estudo.Rogando a DEUS que o conteúdo explicitado possa ajudar no desenvolvimento do conhecimento acerca da RIQUEZA DE NOSSA IGREJA. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com