quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CARISMA DE CURA (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje concluiremos nossa Formação sobre o DOM DA CURA, na Categoria dos CARISMAS. Analisaremos a ORAÇÃO DE CURA FÍSICA NO GO. Como nos é do conhecimento as pessoas que se aproximam do GO, muitas delas, são portadoras de problemas de saúde física nos diversos graus. E em nossos encontros, temos presenciado que JESUS continua próximo daqueles que necessitam, antes da cura, serem AMADOS PROFUNDAMENTE. E é neste pleno AMOR que acontecem tais curas. Portanto, é fundamental que os componentes do GO possam propiciar tais encontros profundos com CRISTO, onde esta será a nossa missão. Somos constituidos como mediador, intermediário e intercessor dos irmãos doentes para com JESUS. Sendo um povo pobre e sofrido, logicamente, adoece, e nisto fica-nos a certeza, quem é doente sofre. E quem sofre procura alguma solução para os seus problemas. para tanto, nos é necessário, antes de julgar, compreender a real necessidade de quem sofre, sentindo o que sentem e aliando-se a eles para a solução de suas doenças e sofrimentos. Por isto, é fundamental ao coordenador que esteja atento e aberto a fazer a graça da saúde acontecer nos participantes do seu Grupo de Oração.
Sabe-se que existem diversas oportunidades de orar pelos doentes. Também subsiste enormes possibilidades de se interceder pelos necessitados de saúde. Existem dois modos de operações que podem ajudar a estes necessitados:
1) Criação de Serviços carismáticos permanente de oração (constituição de pessoas maduras, esclarecidas e acolhedoras dos carismas);
2) Reunião de cura física (mensal), distinta da reunião de oração. Efetive uma digna programação com os cantos, a Palavra de DEUS, testemunhos, tudo seja direcionado para despertar a FÉ.
Nas Reuniões comuns de Oração, esta oração de cura física possa acontecer através da oração de um participante que reza pedindo saúde, ou através de uma profecia na qual o Senhor fala que está a curar (palavra de ciência). Caberá ao Coordenador ter a capacidade de interpretar o sentido das palavras e assuma a palavra e ore por todas estas intenções apresentadas. A eficácia desta oração obterá sua utilidade, se constituir destes três passos:
a) Criar clima favorável à oração de cura física;
b) Orar ao Senhor pedindo a cura;
c) Agradecer e testemunhar a cura recebida.

Porém, PODEM ACONTECER SITUAÇÕES QUE IMPEDEM ou DIFICULTAM A CURA? A resposta sempre será 'SIM'. CURAR é algo querido e desejado por DEUS, por sermos seus FILHOS(AS), e mais por sermos IMAGEM e SEMELHANÇA DELE. Desta forma devemos ser HARMONIA, e a doença, em si, é uma desarmonia existente em nosso íntimo. Várias poderiam ser as causas que impedem da Cura acontecer em nossas vidas. O autor Francis Macnutt ('É JESUS QUEM CURA', pg. 245), enumera 11 causas, podendo ser ampliado este número. Vejamos os principais:
1) FALTA DE FÉ: Quando procuramos Cura sem a mínima intenção de CONVERSÃO (melhorar vida espiritual, em participar dos sacramentos, da vida comunitária eclesial). Procuram a cura em si, e não o Senhor que cura, para que se livrem de seus sofrimentos, não se importando os meios e os modos de obter tal cura (diminuta mesma). Evidencia-se nesta pessoa uma FALTA DE FÉ plena, em JESUS, como Filho de Deus, como Salvador do homem, necessária em todos os momentos da vida e não, apenas, na ocasião da enfermidade. Assim se pronuncia a Escritura: "... Estando Jesus em Nazaré, ali não fez milagre algum, por causa da desconfiança dos que com ele estavam ..." (Mc. 6,5-6; Mt. 13,58; Jo. 12,37). Melhor: "... ele se contristava com a dureza de seus corações ..." (Mc 3,5). Outro grande exemplo é o do próprio Pedro: "... Homem de pouca fé, por que duvidaste? ..." (Mt. 14,31). E assim por diante. Mas é verdade que muitas curas foram obtidas pela EXISTÊNCIA DE FÉ nos pedidos: "... Vai, seja feito conforme a tua fé ..." (Mt 8,13); "... vendo a fé daquela gente ..." (Mt 9,2); "... Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal ..." (Mc 5,34); "... Tua fé te salvou; vai em paz ..." (Lc 7,50).
O cristão de hoje precisa se aproximar de Jesus com toda a FÉ do coração, caso ainda não a possua, continuar a pedir na oração: "... Senhor, aumenta-nos a FÉ ..." (Lc 17,5).
2) FALTA DE PERDÃO: O Perdão é condição primordial, pois CRISTO insiste para que se reze por aqueles que causaram mal a outrem e até que se ame os inimigos (Mt 5,43-48). A falta de Cura precede, imensamente, a FALTA de PERDÃO. Será o "... ódio e os maus relacionamentos provocam todas as espécies de enfermidades, e essa enfermidade habitualmente permanece, até que a causa originária seja removida ...". (Carismas no grupo de oração, p. 36) Quanto mais se perdoa de coração, acelera-se o processo curativo, como exemplo podemos pegar o próprio JESUS (Lc 23,43).
Seria um dizer que quanto mais perdoarmos, mas seremos curados (Lc. 6,37 = “perdoai e sereis perdoados”). O perdão é decisão firme da vontade e não apenas um sentimento passageiro. é neste estágio de VONTADE, a decisão, que o Senhor abençoa e faz fluir o amor, capacitando-o para o perdão. O perdão oferecido de coração sincero acelerará a cura. Mas o ato de perdoar necessita fortemente da FÉ, que demonstra vontade e confiança em DEUS: "... Orai pelos que vos maltratam e perseguem ..." (Mt 5,44).
3) PECADO: O pecado bloqueia a comunhão de vida com o Senhor, e sendo o pecado uma transgressão da lei de DEUS (1ª Jo. 3,4), será o amor DELE o cumprir seus mandamentos. Quem cumpre os mandamentos ama a DEUS; e, se assim age, não peca e vive em sua graça (Jo 14,21; 1ª Jo. 5,2-3). Muitas enfermidades provêm da falta de observância da lei divina (Lc 5,17-26). Existe condições que JESUS recomenda o perdão antes da oração para que esta seja ouvida, como também a reconciliação antes da oferta sacrifical (Mc. 11,25; Mt 5,23-24).
Neste ponto sobrepõe-nos a eixstência de um sinal de DEUS, que é o SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO, instituído pelo próprio CRISTO: "... a expiação de nossos pecados ..." (1ª Jo. 3,5); "...Ele é justo e fiel para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade ..." (1ª Jo. 1,9). Devemos ter esta ciência que o perdão de DEUS traz calma, serenidade, equilíbrio, saúde e cura! O pecado é algo que destrói o equilíbrio da personalidade humana. Portanto, será necessário nas orações de Cura pedir a JESUS que perdoe seus pecados. E, sendo possível, levá-lo à confissão sacramental.
Concluindo, deve-se perfazer muitas orações, até que a cura total seja constatada. Pode acontecer que o empecilho para a cura esteja no ministro e não no “paciente”. Então, o melhor procedimento será o de antes de orar por alguém, cada um deve verifique suas condições espirituais. Comumente, nem toda Cura será imediata. O tempo exato em que a pessoa deve ser curada depende apenas de DEUS. Cabe ao cristão fazer a sua parte, mantendo-se “na brecha” para que DEUS possa agir. Espero que tais meditações sobre este Ministério possa auxiliar-te na cond~ução de tua caminhada espiritual. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com