terça-feira, 29 de novembro de 2011

CONHEÇA O SEU PORQUE, PARA CONQUISTAR QUALQUER COMO (VIKTOR FRANK)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, a nossa FORMAÇÃO PESSOAL será baseada no texto do Evangelho de Lucas (10,21-24). A assertiva orienta por JESUS prediz-nos uma NECESSIDADE impar de SABER e COMO OLHAR. "... Felizes os olhos que vêem o que vós vedes ...". Neste dia, temos, por obrigação, de adentrarmos em nosso ÍNTIMO, e buscar, buscar a BELEZA ESSENCIAL da qual somos formados, elaborados, moldados. Em um tempo em que tudo o que somos esta sendo desestruturado, em que não mais nos conhecemos, renegamos a nossa profunda humanidade, cometendo atos impróprios a nossa natureza humana, chegando ao absurdo de sermos comparados com ANIMAIS, ser-nos-ia benéfico pararmos um pouco, e reavaliar O QUE SOMOS!!! Somos IMAGEM daquele AMOR QUE NOS CRIOU. Sim, somos! Represento a materialização de DEUS neste mundo. Sou o mais PURO e VERDADEIRO MILAGRE DIVINO. Sou o que mais representa de DIGNIDADE, SANTIDADE e BELEZA existente nesta terra. Resplandeço toda a magnitude de DEUS neste momento e em todos e por todos os momentos. Desta forma, começamos a entender o PORQUE DEUS anuncia o seu nome desta forma: "... EU SOU O QUE SOU ..." ou "... EU SOU...". Simples não! VIKTIOR FRANK, elaborador do ramo da Psicologia denominada de LOGOTERAPIA, que possui como base o estudo do Homem como um todo (corpo, alma e espírito), definia assim: "... SE POSSUO UM PORQUE, ENFRENTO QUALQUER COMO ...".


 Ora, o 'PORQUE' sempre será a essência de toda a ciência e pensamento humano. A questão inevitável de nossas vidas está contido em um 'PORQUE'. Está questão torna-se a base da ciência filosófica. Pois, quando questionamos nos abrimos a novos elementos de nossa vida. Desta forma, nos direcionamos a um 'PORQUE que constitui a matriz do pensamento humano, desde o início até os tempos atuais: 'QUEM EU SOU?' É uma das questões mais primordiais do gênero humano. Muitos passam anos a fio sem conquistar uma simples resposta. Sabemos que outrora, os filósofos gregos descobriram que a cerne estrutural desta questão esta embuida no interior do próprio Homem. Desta forma desenvolverão o paradigma: 'CONHECE A TI MESMO' (Inscrição existente no alto do Parthernon - Grécia). e posteriormente, com o desenvolvimento do Cristianismo, e como forma de compreender os desígnos de DEUS, muitos Homens enveredaram ao deserto na busca de se encontrar com DEUS, desenvolveram um novo paradigma cristão: "CONHECE-TE A TI MESMO, E CONHECERÁS VERDADEIRAMENTE A DEUS" (Sto. Agostinho). Este enunciado fora bastante desenvolvido pelos Padre do Deserto (Antão, Macário, Evágrio Pôntioc, etc.). mas o ápice de sua compreensão fora em Santo AGOSTINHO e SÃO BENTO, especificamente em sua Regra. Passados os anos, e esquecido tal princípio pela própria Igreja, e mediante os obstáculos encintrados pela ciência em descrever as ações dos homens, a Psicológia buscou desenvolver alguns mecanismos que a favorecessem alcançar este objetivo, ou seja, RESPONDER: "QUEM EU SOU?" Dentro os quais desenvolveu-se a técnica denominada de JANELA JOHARI (Joseph Luft e Harrington Ingham - 1955). Seu objetivo será auxiliar no entendimento da Comunicação Interpessoal e nos relacionamentos em grupos. Este conceito esta representado em um modelo, constituído por uma JANELA, dividida em QUATRO VIDROS, que permite revelar o GRAU de lucidez existentes em relações humanas. Cada um dos vidros representa uma área: 1) LIVRE ou EU ABERTO (III quadrante); 2) CEGA ou EU CEGO (II quadrante); 3) SECRETA ou EU SECRETO (I quadrante) e 4) INCONSCIENTE ou EU DESCONHECIDO (IV quadrante).
O Primeiro quadrante significa uma zona de conhecimento pertencente apenas a mim mesmo, e que não é partilhado pelos outros (SECRETO). O Segundo Quadrante, significa a área de conhecimento entendido pelos outros mais desconhecido pela própria pessoa (CEGO). O Terceiro Quadrante signfica uma área de conhecimento tanto da pessoa como do próximo, é um vidro TRANSPARENTE (ABERTO). O Quarto Quadrante que possui significado de uma relação de total desconhecimento, da pessoa e de seu próximo (DESCONHECIDO).
Como observamos, a importância do AUTO-CONHECIMENTO, ajuda a aprender a nos relacionarmos com o outro. E a utilização deste mecanismo psicológico (JANELA JOHARI), nos auxiliará a descobrir em que GRAU se encontra o meu próprio conhecimento, até onde me permiti aprofundar nos meus abismos interiores, para descobrir a VERDADEIRA RAZÃO DE MINHA VIDA. Se agregarmos ao conteúdo existente no Livro do Êxodo ('EU SOU') o nosso pensamento, entenderemos que o cerne de nossa existência está intimamente ligada a aquilo que DEUS é. Desta forma, fica-nos compreensível o significado das palavras IMAGEM e SEMELHANÇA (Gn. 1). Sou a demonstração mais plausível e concreta do AMOR. Sou REFLEXO puro e cristalino, não só da existência de DEUS, mas, também, que sou AMOR, profundamente enraizada em minhas entranhas de minha existência. Minha razão de viver apenas se completa quando consigo liberar esta semente plantada desde a minha concepção (participantes da criação na geração da vida). Compreendendo minha principal constituição, me torno cristalino em mim mesmo, e desta forma posso enxerga o meu próximo, observando nele(a) a mesma essência divina e, assim, capaz de partilhar o que EU SOU, com este meu EU revelado diante de mim, ou seja, o meu IRMÃO, minha IRMÃ. Já não enxergo os defeitos, problemas e imperfeições. Apenas consigo enxergar o DEUS existente no íntimo desta criatura, que é igual a mim e SEMELHANTE a DEUS. E disto nasce o AMOR ÁGAPE, a COMUNHÃO PERFEITA que o maior desejo de DEUS. E isto existindo em nosso meio, favorecemos a CRIAÇÃO DO NOVO REINO DE DEUS em nosso meio. Concretizando o anúncio do Evangelho de S. João (Cp. 1): "... se fez Homem, e armou sua TENDA (de encontro) no meio de nós ...". Portanto, IRMÃOS procuremos nos encontrar, nos entender, para revelarmos o DEUS escondido no próximo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com