quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A FORMAÇÃO DO DISCÍPULO (DOCUMENTO DE APARECIDA)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos irmãos, diante de tantas incertezas e tribulações que transcorrem em nossas vidas, gostaria de explicitar uma pequena opinião acerca de todo o contexto do Documento de Aparecida, baseado no artigo do Pe. J. B. Libanio, SJ. que declinou acerca da importância, hoje, da formação dos discípulos de JESUS, especificamente, nós Católicos. Para a Igreja, é necessário que os Cristão busquem cada vez mais, um encontro pessoal e verdadeiro com CRISTO para se tornarem discípulos, mas também missionários. E só poderemos concretizar tal fato através de uma formação processual e séria.

LIDERAR: UM ATO DE CONQUISTA DE SI MESMO (Do livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Neste tópico buscaremos a forma principal do Líder, como é moldado sua essência, partindo de um pressuposto de que “Quem quer liderar a outros, deve inicialmente liderar os seus pensamentos e sentimentos (a si)”. De forma simples, deve-se efetivar uma observância interior, quais são suas raízes e objetivos destes pensamentos e sentimentos, e logicamente, analisar e questionar:O que eles querem dizer? Quais os problemas fundamentais que revelam? O que feriu? O que impede de pensar claramente?’

AS ARMADILHAS DO 'EU'

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Bem vamos empreitar mais um passo na formação pessoal. Desde já colocaremos algumas das armadilhas que são projetadas em nossa vida e que nos impedem de alcançarmos os projetos e dinâmicas divinas presenteadas a cada um de nós. Que este espaço possa te ajudar JOVEM, a buscar o teu interior e descobrir a verdadeira face de DEUS em tua vida. Que esta formação seja a primeira de muitas nesta escalada ao monte Sinai, onde DEUS nos espera com uma imensa alegria, dizendo: "... EIS O(A) MEU(MINHA) FILHO(A) AMADO(A) ...".

Mc. 3,7-12

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Dando continuidade a nossa caminhada na estradada Lectio Divina vamos refletir as ações de JESUS, segundo a visualização de Marcos. O Rhema, poderia-se dizer, "... OS ESPÍRITOS MAUS DIZIAM: 'TU ÉS O FILHO DE DEUS ...". Nesta passagem JESUS é o centro de atração irresistível, o que contrasta em relação a Jerusalém, ponto de encontro anterior. Marcos descreve JESUS como uma fonte oculta do qual brota a esperança de salvação. Um médico da humanidade. Fato preponderante é que afora a multidão local Galiléia e das redondezas, a figura de CRISTO é colocada diante do mar. Sabe-se, pelos estudiosos, que a figura do mar (a beira do mar) tem contexto do mundo (vide apocalipse). O ficar a beira é significativo, no sentido de esperar e observar. Associa-se o chamado dos Discípulos, fato ocorrido, também, a beira do mar. Depois do chamado um envio para ir mais profundo. Denota que tudo é efetivado pelo Mestre deve ser anunciado, com o testemunho pessoal, de mudança de vida, não apenas paliativa. Por isto é que o próprio JESUS rejeita, de imediato, qualquer tipo de testemunho que possa turvar a sua missão (Tg. 2,19).Outra observação, a atitude extasiada do povo, sempre crescente, devido a sua atividade milagrosa. Soma-se um forte anseio popular de poder alcançar uma graça apenas ao tocá-lo. Deste fato sobressai um intento maléfico dos demônios que desejam diminuir a eficácia de sua missão. O declaram, diante de todos "FILHO DE DEUS", não admitindo sua divindade, mas com intento de gerar o ciúme das autoridades religiosas, que já buscam uma sentença de morte para este médico, ou sua exclusão. O ponto de apoio inicial é a Galiléia, onde sua fama cada vez mais aumentava (ves. 7). Espalha-se para as outras regiões circunvizinhas, conhecidamente como pagãs (ves. 8). Toma como projeção futura da construção da Igreja (Sl. 87).

POSTs RELACIONADOS

2leep.com