terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A ESSÊNCIA DE UM LÍDER (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, neste tópico buscaremos a forma principal do Líder, como é moldado sua essência, partindo de um pressuposto de que “Quem quer liderar a outros, deve inicialmente liderar os seus pensamentos e sentimentos (a si)”. De forma simples, deve-se efetivar uma observância interior, quais são suas raízes e objetivos dos pensamentos e sentimentos, e logicamente, analisar e questionar: ‘O que eles querem dizer? Quais os problemas fundamentais que revelam? O que feriu? O que impede de pensar claramente?’
Basicamente existem três condições importantes para efetivar uma boa Liderança:

a) Estabelecer uma relação entre pessoas (boa comunicação);

b) Elaborar metas que passam a funcionar como expectativas ou exigências (bússola);

c) Observar e avaliar comportamentos, que devem ser transmitidas aos liderados (feedback).

Como sabemos, a Liderança possui uma gama de conceitos, dentro dos quais podemos mencionar:

1) No âmbito empresarial, conceitua-se como obter rendimento e colaboração dos cooperadores;

2) No campo informal, subtende-se como a necessidade de tomar providências para que o trabalho seja realizado.
É por causa destes pressupostos que as pessoas, geralmente, associem a Liderança com idéias de mando ou de subordinação, o que não coaduna com o real sentido Cristão, que busca não somente o todo, mas também o individuo, de forma simples, Liderar significa despertar vida nos liderados e estar ao seu serviço. É neste sentido que é baseado a Regra de S. Bento de Núrsia, que apesar dos mais de 1.600 anos de elaboração, ainda possui respaldo filosófico atual e amparo concreto nas diretrizes dos grandes conglomerados empresariais, bem como na vida particular de cada ser vivo.

Mc. 5, 21-43

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, nesta data adentremos nesta caminhada em busca da verdade. Devemos observar a habilidade de Marcos que nos situa nos detalhes que coloca em sua dissertação. Cada vez mais nos aprofunda no conhecimento de "QUEM É JESUS', exatamente nos detalhes de sua narrativa. Observemos com atenção.
Inicialmente, colocaremos os pontos de detalhes importantes, para depois explana-los com mais profundidade.
Os detalhes insinuados por Marcos são vários. Primeiro lugar, observamos JESUS se locomover via mar, em uma barca. aparece nova multidão. Posteriormente, da vazão a figura de um Fariseu, chefe de Sinagoga, Jairo, que busca algo para outrem. Em segundo plano, a figura feminina, que busca algo, uma cura. Depois, volta-se para Jairo, numa situação de antagonismo. Coloca-se a incredulidade diante de algo impossivel. Será facil permanecer na fidelidade da Fé?

POSTs RELACIONADOS

2leep.com