segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IDENTIDADE (Cap. 2º - OFENSIVA NACIONAL)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, estamos adentrando no segundo capítulo do Módulo Básico IDENTIDADE. A temática é a Ofensiva Nacional, movimento oriundo na década de noventa, que intentava em RENOVAR OS CARISMAS no Movimento da RCC, e que ainda, repercute no nosso meio, ou deveria. Como sabemos, nosso DEUS não ata o homem a uma cadeia de fatalismo, entretanto planeja a sua salvação e o seu bem-viver. No plano de salvação existe muito a realizar. Tudo já está preparado para nós. Se aceitarmos, Ele nos revelará. Caso não aceitemos o seu plano, poderemos preparar outro, ou simplesmente seguir sem nenhum projeto. Ele respeitará nossa decisão. Às vezes até aceitamos o seu plano, mas o executamos à nossa maneira. Ele aceita isso também, todavia nos orienta conforme nossa fé, nosso discernimento e nossa capacidade auditiva espiritual consigam distinguir sua mão misteriosa a nos guiar.

MINISTÉRIO = SER SERVIÇO (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, adentremos em nova fase da formação de Liderança. Volto a mencionar que o conteúdo em questão fora extraído do meu Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR. Agora, vamos dar continuidade na meditação deste art. 31,8.
Nesta parte do capítulo em questão, evidencia-se a intenção de S. Bento em frisar que ser Líder não é a busca de galgar posições na hierarquia, mas ao contrário do que é pretendido pelo mundo, é um doar-se ao próximo, é um ser puro serviço.

Cap. 31. “Ele deveria atentar sempre à sua alma (1) e pensar constantemente nas palavras do Apóstolo: ‘Aquele que bem servir adquirirá um lugar honroso (2). Que ele se preocupe (3) de modo incansável (4) com os doentes, as crianças, os hóspedes e os pobres: (5) que ele saiba (6), com certeza, que no Dia do Juízo Final (8) terá de prestar contas por todos eles”.

1) Análise interior: Na condição de serviço, deve o Líder ter intimidade com a própria alma, não avaliando apenas as ordens e aspectos exteriores (vozes internas), mas também o seu interior. É na busca da meditação diária que favorecerá uma melhor relação comigo mesmo, desencadeando uma verdadeira relação com as pessoas e com as coisas do mundo. Prestar atenção significa cuidar de si, observar suas necessidades, desejos, paixões e emoções, sendo perigoso agir inconscientemente, pois ao desconhecer as necessidades próprias, poder-se-ia lançá-las sobre o outrem. Aquele que presta atenção a si mesmo e cuida-se, poderá liderar muito bem os outros, cuidando deles como a si próprio. Do contrário efetivará um esgotamento físico e espiritual, ensejando uma falta de entusiasmo que será rapidamente disseminado aos liderados.
É importante que a tarefa seja divertida para mim, para que faça bem a meu interior, não quer dizer que não aja problemas, mas ao contrário, a busca de enfrentar e solucionar tais problemas me renderá bons frutos. A seguinte reflexão nos é necessária: “Não devemos confiar demasiado em nós mesmos, porque muitas vezes nos falta a graça e o discernimento. Pouca luz há em nós, e esse pouco perdemo-lo depressa, por nosso descuido. (...) Repreendemos nos outros as faltas pequenas e desculpamos as nossas, mesmo as mais graves. (...) O que bem e retamente examinar suas ações, não terá que julgar severamente as alheias.”

2) Ser uma Direção Espiritual: A Liderança como Serviço é devidamente exemplificada na palavra “Diaconia” , quando bem executada esta tarefa, torna-se o bem servir a mesa do Senhor, favorece o seu crescimento interior, aproximando-se de deus, podendo-se denominar de “dedicação”, pois significa ir ao encontro das necessidades do outro e desenvolver a paixão de satisfazê-las, tendo a ver com o Amor, pois o intuito do Líder é amar os seus colaboradores e agilizar o seu bem-estar. Então o ato de liderar é um caminho espiritual, onde sou desafiado espiritualmente na oração e na meditação.

3) Gerar Vida : Sabe-se que quem serve à mesa, também serve a vida , portanto liderar é gerar vida nas pessoas.
Liderar significa ir à frente , conduzir, ou seja, motivar os colaboradores a desenvolver seus preciosos dons, despertando-lhes uma vontade de desenvolver as próprias capacidades a serviço da coletividade . Seria uma categoria especial de servir, o que não significa ser usado, mas estar preparado para assumir a responsabilidade de outrem. Então, fica-nos claro que o Líder não ordena de cima para baixo, mas ao contrário, segue adiante daqueles com quem gostaria de caminhar. O que difere em espécie e grau do pensamento mundano, que exige uma ação soberana sobre os liderados .

O ALTRUISMO

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BOM DIA. Nesta manhã, DIA da beleza de toda criação, vamos continuar nossa formação pessoal. Falaremos sobre o Altruísmo. Seu conceito é a capacidade de se doar, de cuidar e proteger quem nos cerca, ou seja, poderíamos traduzir como um segredo da afetividade social, pois representa um reflexo de nossa humanidade. Quanto mais ególatras ou individualistas nos tornamos, mais expressamos nossa natureza animal ou instintiva. E nesta relação, onde você se encontra?

Mc. 10, 17-27

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Vamos caminhar com Marcos nestas veredas divinas que o Senhor nos preparou. NO texto temos o seguinte Rhema: "VENDE TUDO O QUE TENS E SEGUE-ME". JESUS coloca-nos no epicentro o CHAMADO. Poderíamos efetivar em vasta extensão um diálogo sobre a temática, pois os Evangelhos sinópticos tomam o mesmo tema de forma diferente, mas fica para outra ocasião. Nos deteremos em Marcos. O tema da disponibilidade às exigências de DEUS nos é colocado. Em relevo acrescenta uma figura de um rico, que intenta conhecer a forma de salvação. JESUS impõe-lhe que não basta ter o conhecimento dos Mandamentos em sua materialdiade (segundo o mesmo tem-se ciência e as pratica), mas um conteúdo TOTAL. Mediante esta imposição, fica comprovado, pela reação do rico, que existe um grande obstáculo no caminho do Reino, as riquezas materiais. As exigências apresentadas coloca cada discípulo em estado de analíse, meditação e oração, pois quem deseja seguir JESUS, deve estar continuamente diante de uma ESCOLHA, DEUS ou as coisas do mundo (Mt. 6,24).

POSTs RELACIONADOS

2leep.com