segunda-feira, 14 de março de 2011

A INTUIÇÃO CRIATIVA (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BEM, vamos dar continuidade a nossa formação pessoal. Falaremos sobre a INTUIÇÃO CRIATIVA. Seu conceito é que é uma situação em que se expande o imaginário, é o que produz novos conhecimentos, refinando o olhar crítico das coisas e pessoas, observando por novos e múltiplos ângulos. È uma característica que nos permite ousar, arriscar, atrever, aventurar. A intuição é uma peça importante em nossa psique, porque nos concede novos subsídios parra produzir soluções não analisadas e saídas não vistas.

ESPIRITUALIDADE DA RCC (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! 
Estaremos dando continuidade a Formação sobre a RCC. Adentraremos na sua ESPIRITUALIDADE, buscando esclarecer alguns pontos básicos, e, também, o contexto teologico e canônico de nossa expressão de SER IGREJA CATÓLICA.
Entendemos a perplexidade de muitos. É que, normalmente, as coisas novas assustam. No mínimo nos colocam em sobressalto. Este é o caso da espiritualidade da Renovação Carismática Católica. Ela é tão antiga, a ponto de remontar ao antigo profetismo de Israel, e ao mesmo tempo tão jovem para nós, tanto que é chamada de Renovação. Dela falta muito a conhecer, porém mais falta a vivenciar. E para vivenciá-la, uma boa ajuda é conhecê-la.
No início de nossa caminhada com a Renovação, em muitas oportunidades somos surpreendidos com indagações como esta: Quem está certo a respeito da Renovação Carismática? Os seus formadores e coordenadores, ou os que a criticam? A Renovação é de Deus ou não? Se é. Por que alguém não a aceita? Será por que não a conhecem? Será que ela está errada? Posso ser carismático? É certo ser carismático?

Mt. 25, 31-46

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! O Rhema de hoje é "TODAS AS VEZES QUE FIZESTES ISSO A UM DOS MENORES DE MEUS IRMÃOS FOI A MIM QUE O FIZESTES". Assim como o 1º Domingo da QUARESMA, com um enunciado muito forte. Hoje, Mateus também nos agita para uma reflexão muito profunda. Devemos adentrar em nosso interior e avaliar em que situação estamos ou estaremos:  OVELHAS ou CABRITOS!!! Não é fácil podermos verdadeiramente dar a conotação de nossa vida. Poderiamos estar nos enganando ao declararmos que o que fizemos ou estamos fazendo podem nos estar dando uma GARANTIA de salvação. Seria cômico descobrir o contrário, não é! Assim a palavra nos concede uma pista: "... NEM TODO AQUELE QUE DIZ MEU DEUS, MEU DEUS, ENTRARÁ NO REINO DE DEUS ..." ou, ainda, "... SERVO INÚTIL, FAZ-SE A TUA OBRIGAÇÃO ...". Por causa desta pequena reflexão inicial, gostaria de ORAR nos seguintes termos: "Convertei-nos, Ò DEUS, NOSSO SALVADOR e, para que a celebração da QUARESMA nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
Agora, Mateus, faz o término de seu discurso ESCATOLÓGICO. Mas o que significaria este têrmo? Segundo o estudo Teológico e Filosófico, é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Aqui existe uma descrição de imagens sobre a vinda de JESUS, cujo intuito é a preparação do Novo Reino de DEUS. A imagem principal advêm do Livro de Ezequiel (34,17), em que observamos o Rei-Pastor que irá julgar ovelhas e bodes. O juízo não adentrará na consideração de obras excepcionais, majestosas, grandiosas (Mt. 7, 22-23), mas das verdadeiras obras de misericóridas (Is. 58,7; Jó 22,6-7; Eclo. 7,35-36). O objetivo é a de impedir projeções utópicas acerca da realidade do julgamento, para nos obrigar a avaliar diariamente, nossa vida como Cristão, exatamente nesta expectativa do encontro com JESUS. E pergunto: SERÁ QUE "EU" ESTAREI APTO PARA ESTE ENCONTRO???

POSTs RELACIONADOS

2leep.com