sexta-feira, 18 de março de 2011

ESPIRITUALIDADE DA RCC (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Continuemos na Formação sobre a RCC. Adentraremos na sua ESPIRITUALIDADE, buscando esclarecer alguns pontos básicos, e, também, o contexto teologico e canônico de nossa expressão de SER IGREJA CATÓLICA.
Comecemos com um embasamento JURÍDICO-CANÔNICO da RCC. O que devemos ter ciência é que o Dir. Canônico, norma que regula a essência da nossa Instituição: Igreja, trata do termo de 'ASSOSSIAÇÕES'. A forma de se reunir são visualizados nos cânones 215 e 216 ( “Os fiéis têm o direito de fundar e dirigir associações para fins de caridade e piedade, ou para favorecer a vocação cristã no mundo”, e de ‘.. promover e sustentar a atividade apostólica...”). Nestes artigos nos coloca um dever e obrigação de ANÚNCIO do EVANGELHO, de forma individual ou coletiva (§ 1º cânon 225). Agora o direito de associação consta dos cânones 298 a 329. Por este embasamento que a RCC é reconhecida como uma associação, organizada a partir da reunião de pessoas, cuja regência particular se dá por meio de seus estatutos. Tem contexto de associação privada, por ser constituída de grupo de pessoas particulares (leigas) que livremente se reuniram e se organizaram. Igualmente a RCC é não reservada, por militar em campo no qual os particulares podem livremente se unir para criar associações.

MT. 5, 20-26

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje a Igreja celebra a vida de S. CIRILO DE JERUSALÉM, Bispo e Doutor. Na época do arianismo, este grande Santo era bispo de Jerusalém. Conhecido por suas catequeses ou instruções de catecúmenos. Todo o conteúdo de suas instruções mostram que era um grande pastor preocupado com a FORMAÇÃO dos novos cristãos (Ahh! Como seria importante um desses pastores conosco hoje em dia). Tinha interesse que a FÉ envolvesse a vida, sempre indicando aos seus discípulos o verdadeiro caminho cristão, ou seja, o BATISMO e a EUCARÍSTIA. Por isto ROGAI POR NÓS S. CIRILO de JERUSALÉM. Oremos assim: "Ò DEUS, QUE LEVASTES VOSSA IGREJA A PENETRAR MAIS PROFUNDAMENTE NOS MISTÉRIOS DA SALVAÇÃO, PELA CATEQUESE DE S. CIRILO DE JERUSALÉM, CONCEDEI-NOS, POR SUAS PRECES, CONHECER DE TAL MODO VOSSO FILHO, QUE TENHAMOS A VIDA EM PLENITUDE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO. AMÉM".

POSTs RELACIONADOS

2leep.com