sexta-feira, 29 de abril de 2011

DICOTONIA DA FÉ: ANÚNCIO & EXPERIÊNCIA (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! SIM, VERDADEIRAMENTE ELE RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA! Retornemos a nossa REFLEXÃO!
Uma VERDADEIRA FÉ deve ser fundamentada em um ANÚNCIO forte, cristalino, concreto e em uma CONCRETA EXPERIIÊNCIA de DEUS. Pois estes dois atributos é que dão consistência a FÉ, é a que verdadeiramente ENRAIZAM-NA sobre a ROCHA, que a firmam concretamente. Já vimos e ouvimos tantos (pregadores, profetas, servos, etc.), mas será que tudo que ouvimos ficou sedimentado em um TERRA FÉRTIL (Veja a parábola do Semeador). Observe o Evangelho deste dia (Lc. 24, 35-48). Não basta apenas falar, ANUNCIAR, necessitamos de uma constatação verídica, concreta: "... Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? ..." (Lc. 24,38). É necessário para aqueles que conviveram por 3 anos de caminho, de passagem (PÁSCOA) com JESUS, experimentarem a RESSURREIÇÃO (... TOCAI EM MIM E VEDE! ... - Lc. 24,39b). Experimentar é expor tudo e o todo com NOSSOS SENTIDOS, seria que degustar por inteiro uma fruta, de sentir seu sabor, seu aroma, sua forma, ouví-la e vê-la. Experimentar verdadeiramente a DEUS excede a dimensão material (corpo), mas também com nossa alma e espírito. É unir as partes que compoem o Símbolo Divino. Sim somos Símbolo de DEUS, somos sua IMAGEM e SEMELHANÇA. E DEUS o sabe disto. Tanto o é que nos envia para demonstrar tudo isto: "... VÓS SEREIS TESTEMUNHAS DE TUDO ISTO ..." (Lc. 24,48).
Para efetivar o ANÚNCIO, primeiramente, necessitamos de um instrumento. NÓS O TEMOS? O Orador ou pregador, deve-se posicionar como um ARAUTO, aquela figura que carrega a BANDEIRA do REI, que leva aos outros Reinos a mensagem deste REI VITORIOSO. Sim, esta figura deve levar uma mensagem de VITORIA, de VIDA. Porque ela EXPERIMENTOU esta VIDA (VITÓRIA), na convivência deste REI, deste REINO. Por isto vai com uma altivez pelan e concreta, ANÚNCIA uma VERDADE (CRISTO), como ELA é de fato. Sem medo ou receio, se DOA espontaneamente. Mas para alcançar este patamar deve ter o conhecimento pleno desta FÉ. Deve estudar, meditar, avaliar, observar sua FÉ, entender a religião que abraça, pois pregar aquilo que não ocnhece é uma TEMERIDADE. Não é inteligente quem não sabe o mínimo sobre sua FÉ. Ao esudar sobre Ela, se torna honesto consigo, com DEUS e com a Igreja.
Ora, podemos observar no mundo tantas coisas que nos demonstram o que afirmamos. O mundo em si é cheio de informações, mas estas serão sempre superficiais, fáceis e que entoam interesse de que NÃO SAIBAMOS A VERDADE, ou seja, NUNCA FORMAM SANTOS (Mt. 24, 4-24). Devemos saber que a Bíblia não é apenas um livro de respostas prontas. Mas é UM ENSINAMENTO que nos demonstra UMA DIREÇÃO. QUEM DEVE ABRIR A ESTRADA SOMOS NÓS. E para chegar este ponto requer SACRIFÍCIOS (MUITOS). Deve experimentar a VIDA NOVA que brota da INTIMIDADE com o PAI, em JESUS, pelo ESPÍRITO SANTO. MARAVILHOSO!!!
Disto se forma o pregador, o formador, enfim, o ARAUTO. Embora este necessite de adeptos, não deve buscar multidões, mas deve-se mirar em JESUS (Jo 6,67). Ora, porque isto? logicamente sabemos que vivemos em uma era de INFIDELIDADES. Muito se PROMETE, se JURA, sempre buscando situações cada vez mais vantajosas. Intenta-se MUDAR SEM QUESTIONAR. Tudo é bastante RELATIVO. Só possui valor o que a pessoa é capaz de sentir, nunca o que ouve dizer. Denominamos isto como CONVICÇÃO, é o achar certo. Mas será que nossas convicções nos dão direito de agredir quem pensa diferente de nós? De quem também se acha certo? O verdadeiro Católico deve discordar sem cair na discórdia!!! "Os Santos discordam porque AMAM, mas o diabo é mestre em semear a discórdia entre os que discordam" (Pe. Zezinho).
O que nos transparece como verdade, é que SEM DEUS, nunca seremos capazes, como pregadores, anunciadores da palavra, de falar de DEUS da forma que ELE merece ser anunciado, porque, ainda, NÃO SOMOS PERFEITOS. Sabemos que, ainda que, DEUS possa nos inspirar, SERÁ QUE CONSEGUIMOS, em toda sua extensão, SERMOS CAPAZES DE TUDO CAPTAR? Muita coisa para refletir, não é!!!
Mas para terminar esta reflexão. Devemos nos deter em uma passagem. Leia em tua alma esta passagem, e faça tua oração pessoal com ela, você vai necessitar dela algum dia.
AT 5, 12-33.
De foram especial, detenh-se nos ves.s 20: "... VÃO AO TEMPLO E LÁ CONTINUEM A ANUNCIAR AO POVO TODA A MENSAGEM DA VIDA ...". e, também, no ves. 29b: "... É PRECISO OBEDECER ANTES A DEUS DO QUE AOS HOMENS ...". DEUS VOS ABENÇOE. BOA MEDITAÇÃO.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com