segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SER PASTOR (STO. AGOSTINHO)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! OREMOS: "Ó PAI, QUE RESUMISTES TODA A LEI NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, FAZEI QUE, OBSERVANDO O VOSSO MANDAMENTO, CONSIGAMOS CHEGAR UM DIA À VIDA ETERNA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
Nesta reflexão sobre a Doutrina Católica, debruçaremos em mais um escrito deste GRANDE SANTO, COLUNA DA IGREJA: SANTO AGOSTINHO (Sermão sobre os Pastores - Srm. 46,14-15: CCL 41,541-542 - Liturgia das Horas pg. 250-251).
"... A desgarrada não conduziste e a que se perdia não fostes procurar ..." (Ez. 34,4). Aqui às vezes caímos em mãos dos ladrões e nos dentes dos lobos vorazes. Rogamos, pois, que oreis por estes nossos perigos. Também as ovelhas são rebeldes. Quando procuramos as erradias, declaram não ser nossas. para seu erro e perdição: "Que quereis de nós? Por que nos procurais?" Como se não fosse o mesmo motivo que nos faz querê-las e procurá-las; porque se desviam e se perdem. "Se estou no erro, diz, se na morte que queres de mim? Por que me procuras? Justamente, porque estás no erro, quero conduzir-te; porque te perdestes quero encontrar-te. "Quero assim errar, quero assim em perder".
Queres vaguear assim, queres perder-se assim? Muito bem, mas eu não quero. Ouso dizer isto mesmo: sou importuno. Escuto o Apóstolo que diz: "... prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo ..." (2ª Tm. 4,2). Com quem, a tempo? Com quem, fora de tempo? A tempo com os desejosos, fora de tempo com os que não querem ouvir. Sou inteiramente inoportuno, ouso dizer: "Tu queres errar, tu queres perecer; eu não quero"... Se eu quiser o erro, vê o que me dirá (...): "... Teremos todos de nos apresentar ao Tribunal de Cristo (2ª Cor 5,10).
Reconduzirei a desgarrada. Procurarei a perdida. Quer queiras ou não, assim farei. E se, em minha busca, os espinhos dos bosques me rasgarem, eu me obrigarei a ir por todos os atalhos difíceis. Baterei todos os cercados; enquanto me der forças o Senhor (...), percorrerei tudo sem descanso. Reconduzirei a desgarrada, procurarei a perdida (...).
Maravilhosa reflexão. Tudo isto É TESOURO DA IGREJA, poucos se preocupam em vasculhar o seu conteúdo. Ótimo PASTOR AGOSTINHO, DOUTOR DA GRAÇA, DOUTOR DO AMOR E DA AMIZADE. Que nós, PASTORES, atuais ou futuros, possamos aprender com AGOSTINHO o real valor da LIDERANÇA. Do contrário, virá sobre cada um o que versa a palavra do Profta Ezequiel (Ez. 34, 1-6): "... Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! (...) Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente, nem enfaixastes a ovelha ferida. Não trouxestes de volta a ovelha extraviada, não procurastes a ovelha perdida (...) Vede! EU mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas ...". Possamos refletir sobre o que nos falta para sermos este BOM PASTOR. DEUS VOS ABENÇOE.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com