terça-feira, 4 de outubro de 2011

S. FRANCISCO - UM CÂNTICO DAS CRIATURAS


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje a Eclesia celebra o OFÍCIO de MEMÓRIA de S. FRANCISCO DE ASSIS, Convertida a CRISTO após uma juventude despreocupada, toma ao pé da letra as palavras do Evangelho e faz de sua vida uma IMITAÇÃO DO JESUS POBRE, todo empenhado em cumprir a vontade do PAI. Ele se afasta doa ntigo e tradicional conceito de vida monástica. Cria uma 'fraternidade' (Ordens Franciscanas = Menores, Conventuais e Capuchinhos). A forma de santidade vivida por Francisco difundiu-se pelo mundo através da Ordem Terceira e une todos os que colocam o espírito acima da letra e o amor antes da justiça. Sua ação missionária, a pregação evangélica de 'Paz e Bem' foram direto ao coração do povo. Sua visão otimista da criação (Cântico das criaturas), seu amor à pobreza, seu espírito evangélico inovador e reformador em plena adesão à Igreja, são mensagens vivas para este mundo. OREMOS: Ó DEUS, QUE FIZESTES SÃO FRANCISCO DE ASSIS ASSEMELHAR-SE AO CRISTO POR UMA VIDA DE HUMILDADE E POBREZA, CONCEDEI QUE, TRILHANDO O MESMO CAMINHO, SIGAMOS FIELMENTE O VOSSO FILHO, UNINDO-NOS CONVOSCO NA PERFEITA ALEGRIA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRTO SANTO. AMÉM. ROGAI POR NÓS S. FRANCISCO. DEUS VOS ABENÇOE.

O RIO EM DIREÇÃO AO MAR - VOCÊ TOPA? (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, QUE NOS CONCEDEIS NO VOSSO IMENSO AMOR DE PAI MAIS DO QUE MERECEMOS E PEDIMOS, DERRAMAI SOBRE NÓS A VOSSA MISERICÓRDIA, PERDOANDO O QUE NOS PESA NA CONSCIÊNCIA E DANDO-NOS MAIS DO QUE OUSAMOS PEDIR. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Neste dia, trataremos no desenvolvimento de nossa formação pessoal. A temática, atual, será sobre a Essência de nossa CAMINHADA DE VIDA. MAS, EM QUE PODERÍAMOS COMPARAR A ESTA NOSSA CAMINHADA? Houve uma época em que a nossa história de vida era comparada com um rio corrente. Se efetivarmos uma análise profunda da estrutura de um rio natural poder-se-ia observar suas inconstâncias abruptas no percurso de seu trajeto. Ora, igualmente seria o CAMINHO DE NOSSAS VIDAS. Talvez, em alguns momentos, tenha sido calmo e tranqüilo, mas em outros acontecimentos, que tenham consistência mais rígidas, como uma tempestade colossal, que deságua com força, em um volume estrondoso e começa a superar nossas estruturas humanas, preenche as cabeceiras, e por fim, torna o nosso rio caudaloso, forte, impetuoso. QUANTAS TEMPESTADES, NÃO TRANSFORMARAM O PRUMO DO RIO DE NOSSAS VIDAS?
Análise bem, quando a água fica retida em um ambiente sem a mínima agitação, de início, ela será bem cristalina, até que pura. Porém, com o tempo que se passa, lhe é acrescentado, dependentemente do ambiente, crostas de coisas, objetos, que podem, realmente, retirar-lhe sua pureza anterior (depósito de detritos!!!). Igualmene acontecerá com nossa vida. Se verificarmos o rio, e sendo o mesmo aquele que subsiste em movimentação, termos uma consciência que a mesma, perfaz com que as suas beiradas, ou melhor margens, encontre-se vida (vegetal e animal). O fator primordial é que com a movimentação, mesmo em um ambiente não propício a pureza, será lançada para longe qualquer acréscimo não desejado para longe da fonte inicial. Disto, se firmara que a essência do rio terá consistência de pureza, e desta forma todos que dependerem deste rio, estarão próximo de suas margens, para usufruir daquilo que lhe faz parte. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL

POSTs RELACIONADOS

2leep.com