quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CARISMA DE CURA (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje no desenvolvimento da Formação sobre os CARISMAS, daremos enfase ao DOM DA CURA. Este e mais a FÉ e MILAGRES por manifestarem o Poder de DEUS ao mundo, sinalizando-os como algo explendoroso realizado por este Poder serão denominados de "Dons-Sinais". São OBRAS do ESPÍRITO SANTO, que ajem nos Cristãos e através deles. Esses Dons continuam sendo manifestos na Igreja e são necessários aos nossos dias, porque confirmam a palavra do Senhor. É próprio da Igreja testemunhar pela manifestação dos dons carismáticos, pois através dos mesmos a evangelização é confirmada: "... Os discípulos partiram e pregaram por toda a parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam ..." (Mc. 16,20). Questionemos sobre a importância deste DOM DE CURA??? A Igreja nos orienta que a enfermidade e o sofrimento sempre estiveram entre os problemas mais graves da vida humana. Observemos o Catecismo da Eclesia (CIC nº. 1500) : "... Na doença o homem experimenta a sua impotência, seus limites e sua finitude ...". Igualmente assim se expressa o  Papa João Paulo II (Carta Apostólica Salvflci Doloris) sobre o sentido Cristão do SOFRIMENTO HUMANO: “... poder-se-ia dizer que o homem sofre por causa de um bem do qual não participa, do qual é, num certo sentido excluído, ou do qual ele próprio se privou ...” (JOÃO PAULO II apud RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, Oração pela pura, p. 14). No Plano original Divino estava projetado todo o BEM, em cuja necessidades humanas seriam satisfeitas (físicas, emocionais e psíquicas). Mas, adveio o pecado, que desencadeou toda a espécie de dor e insatisfação dessas necessidades. Desta forma entendemos o ordenamento de CRISTO: “... Enviou-os a pregar o Reino de DEUS e curar os enfermos ...” (Lc 9,2).
Como deviamos ter conhecimento, DEUS criou o homem em harmonia perfeita com tudo o que existe. O ESPÍRITO SANTO governava o espírito do homem; este governava a alma e a alma governava o corpo. E o homem gozava de um dom chamado imortalidade corporal, além da imortalidade do espírito. Portanto, subsistia a harmonia (equilíbrio) entre o Espírito, a Alma e o Corpo. Separando-se do Projeto original Divino, por intermédio do pecado, entraram no mundo o sofrimento, a doença (desequilíbrio, desarmonia) e a morte. Então, fica-nos evidente que a SAÚDE significa HARMONIA.

O contrário, a doença significa DESARMONIA. Disto, é claro que o homem em desequilíbrio (doente) precisa ser curado, restaurado em todo o seu ser para voltar à harmonia inicial. A CURA é isto: a restauração do equilíbrio, da harmonia do plano de Deus. CONTINUA A FORMAÇÃO SOBRE DISCERNIMENTO!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com