quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! A Eclesia celebra a Comemoração dos FIÉIS DEFUNTOS. Esta comemoração teve início no Mosteiro Beneditino de Cluny. O Papa Bento XV, após a primeira Guerra Mundial, concedeu clebrar três missas neste dia. Os ritos fúnebres parra seus filhos, a Igreja celebra O MISTÉRIO PASCAL, em uma firme ESPERANÇA, de que os que se tornaram pelo Batismo, membros do Corpo de CRISTO morto e RESSUSCITADO, possam alcançar a VIDA em JESUS. Porém, é necessário que a alma seja purificada antes de ser recebida ao céu com os Santos e eleitos, enquanto o corpo espera a bem-aventurada esperança da vinda de CRISTO e a Ressurreição dos mortos. Na vida pro nos voltarmos sempre para o amanhã, acabamos vivenciandos pela ESPERANÇA. Mas, de forma oculta o pensamento da morte, do qual não estamos habitualmente ligados e que queremos sempre expulsar de nossos questinamentos. Porém, a MORTE é nossa companheira de nossa existência, que se revela através de seus sinais correlatos (despedidas, doenças, dores e disilusões).
A MORTE é-nos um MISTÉRIO, cercado de respeito para os que não crêem. Agora, SER CRISTÃO MUDA O MODO DE ENFRENTAR E CONSIDERAR A MORTE? A resposta se encontra na profundeza de NOSSA FÉ. Para o SER CRISTÃO, a Morte não é resultado de uma luta trágica. Do contrário, será o seguir os passos da morte de JESUS, um cálice amargo, por causa do pecado, para ser degustado. Mas que representa uma VITÓRIA FINAL, porque nos conduz em direção aos braços do PAI que nos aguarda, mas que se reveste de uma APARÊNCIA EXTERNA de fracasso. pelo Mistério que engloba, torna-se VIDA, GLÓRIA, RESSURREIÇÃO. Esta despedida acompanha-se da celebração Eucarística. O seu PREFÁCIO tem tom suave e divina. No todo a morte do Cristão não é um momento de fim do seu caminho, pois a nossa vida aqui´sempre será uma PREPARAÇÃO para a do céu. Em que nossa vida e experência terrena é um PROCESSO de FORMAÇÃO. Ao morrer o homem se enocntrará do que o constituiu, suas aspirações ou desejos, que será ENCONTRAR-SE COM DEUS, opção definitiva, construída pelas demais opções parciais vivenciadas aqui na terra. Se optou por CRISTO, este estará aguardadno de braços abertos. Se não optou, será queimado, por ter repelido este AmorQuem aderiu a este pleno AMOR encontrará a PLENA E INFINITA ALEGRIA, tão almejada. MAS PELOS MORTOS PODEMOS FAZER ALGO? Se estão nos braços de DEUS, pertencem a comunidade da Igreja e a comunidade dos homens. A Oração pelos Defuntos é tradição da Eclesia, e Ela crê que se morre também para o mal. É no Batismo de morte de CRISTO, que se propicia uma purificação,a definitiva e total volta para luz de DEUS. Porém, não se pode determinar o tempo, nem o lugar. Apenas podemos auxiliar com nossas orações.  OREMOS: "Ó DEUS, ESCUTAI COM BONDADE AS NOSSAS PRECES E AUMENTAI NOSSA FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO, PARA QUE SEJA MAIS VIVA A NOSSA ESPERANÇA NA RESSURREIÇÃO DOS VOSSOS FILHOS E FILHAS. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".

O SER CAPAZ DE ANALISAR UMA REALIDADE

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. A temática de LIDERANÇA será: SOMOS CAPAZES DE ANALISAR A NOSSA REALIDADE? Este é um dos passo mais sensato do Líder, que seja a saber descrever a sua realidade auxiliando-o nos acontecimentos futuros. Tal pressuposto torna-se contraditório aos moldes existentes, atualmente, em nosso mundo, em que as verdadeiras alterações, apenas, acontecem, quando tomam corpo de necessidades estratégicas, ou melhor dizendo, mediante um desgate profundo e contínuo. Traduz-se como, a capacidade de poder analisar antecipadamente uma situação, que será concretamente a melhor resposta de uma Liderança. A capacidade de análise de situações, sempre favorecerá a tomada de decisões difíceis. Na ordem oposta, a pior constatação de uma Liderança verificar-se-á na existência de um quadro de comodismo sentimental, que nos impede de ANALISAR uma realidade negativa premente, e desta forma, impedindo que se promova atitudes concretas, que converterão em mudanças satisfatórias. CONTINUE A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com