quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AS VIRTUDES DA LIDERANÇA (4ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuando a FORMAÇÃO de LIDERANÇA (MANUAL DO LÍDER SERVIDOR). Iniciaremos mais uma descrição das VIRTUDES de um VERDADEIRO LÍDER, seguindo a orientação da Regra Benditina (Art. 31), falaremos sobre a RACIONALIDADE, ou seja, o ATO de SER RACIONAL (Ratio = razão).
Cap. 31. "... mas negue, razoavelmente ...".
Ser RACIONAL, significa, essencialmente, saber ponderar a situação. Não se deixar levar pelo sentimentalismo comportamentais e aquiescências estruturais. Como símbolo, poder-nos-ia utilizar a figura de APOSTÓLO MATEUS (LEVI), especificamente, no seu chamado a ser DISCÍPULO de CRISTO. Em sua resposta concreta ao CHAMADO, o Apóstolo abandona a tudo, mas, nesta situação, vislumbra-se uma balança em sua mesa (Coletor de Impostos). Tal fato subtende-se que a RAZÃO genuína, querida por DEUS, e cedida ao Homem, será capaz de enxergar a ralidade da LUZ da VERDADE, favorecendo-nos uma capacidade de compreender a nossa real situação no mundo. Enxergar, de forma cristalina, a nossa plena dignidade (desejada por DEUS), mas, e também, nossas fraquezas e limitações, mesmo que momentâneas, capacitando-nos a discernir o nosso substancial DESTINO. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!

Portanto, a RAZÃO é algo necessário e fundamental para a vida humana, criada pelo próprio DEUS, e, nisto, possui uma enorme autonomia própria (LIBERDADE), que nos aparta de qualquer fideismo ou fundamentalismo perjorativo, pois contêm uma função essencialmente crítica, sendo dai sua característica salutar. O estado RACIONAL pondera a situações e sabe avaliar todos os angulos de vista, capacidades e fluxos. Não se baseia na externalidade das coisas e condições. Desta feita, o ser RACIONAL contrapõe-se firmemente a qualquer tipo de atitude que efetive a SUPRESSÃO INDIVIDUAL, quer das situações, quer das pessoas. Ninugém possui o ínfimo direito de dispor de alguém ou de algo, em proveito próprio, pois o Homem e toda a Criação fora criada por DEUS, e desta forma possui uma íntima e particular relação com o CRIADOR (Propriedade). Em suma, o SER RACIONAL é a própria explanação dos princípios democráticos da LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.
Agora na situação em tela, BENTO aduz que o ser RACIONAL será aquele que se utiliza de artifícios para NEGAR a atender os pedidos incovenientes. Será o comumente 'NÃO', sem sentimentalismo, sem análises superficiais da situação. Do contrário, existe a ponderração de saber e abordar o tema, sob os seus devidos aspectos positivos e negativos, extraindo de cada ponto a essência do que é proveitoso, concreto e salutar, do que a representariedade do descabido e ruim. Porém, primando a dignidade individual da pessoa, sendo JUSTA com a mesma, e NUNCA identificando-a com as reivindicações exageradas (exemplo clássico: João e Tiago = sentar a direita e esquerda de CRISTO).
Disto, entende-se que toda a NEGATIVA deve ser fundamentada nesta qualidade, informando-se criteriosamente, todos os pontos e reflexões das razões da negativa, ou seja, ocorre a VIRTUDE da SENSATEZ e da PONDERAÇÃO. Toda e qualquer colocação deve possuir senso equilibrado, ou melhor, ter senso IMPARCIAL, que não se desvie para os lados, mas permaneça no EQUILIBRIO, evitando-se quaisquer tipos de julgamento ou acusações, para que se evite o distanciamento do que é saudável e equilibrado. Em suma, as ponderações não devem ser estruturadas no SENTIMENTALISMO e EMOCIONALISMO (nunca pemitir o desenvolvimento de reações emocionais adversas). Um dos momentos mais clássicos desta VIRTUDE, se observa na passagem da 'Mulher Adultera', quando da ambientação regida por transgressões emocionais negativas, JESUS é capaz de equilibrar a situação e fazer com que os presentes possam realmente auferir a situação de forma equânime (... atire a primeira pedra, quem nunca pecou ...). Portanto, torna-se, atualmente, fudnamental esta VIRTUDE em nossa LIDERANÇA. Na próxima semana concluiremos este tópico. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com