quarta-feira, 4 de julho de 2012

O SER LÍDER (2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Desenvolvendo a temática de LIDERANÇA, declinaremos sobre o capítulo 31, da Regra de SÃO BENTO, que logo, logo, comemoraremos nes dia 11 de JULHO:
Cap. 31. “Seja escolhido (...) um sábio (1) (...)".
O TEMA será a “SABEDORIA”. Significa ‘o saber do saber’; conhecimento dos últimos fundamentos e princípios do ser e da vida. O sentido original desta palavra esta intimamente interligada com a ‘experiência’ (VER, OBSERVAR), traduzida no sentido de vivenciar a realidade das coisas em sua essência, pelo contato direto, gerado pelo aprendizado da observação (saber exterior). Para alcançar este estado é necessário um longo processo de aquisição e, portanto, requer certa idade madura, geralmente, mas NÃO É OBRIGATÓRIO.

 Então, o sábio é aquele que viu muita coisa, que contemplou as profundezas da vida (perspicaz), capaz de enxergar a essência das coisas, ou seja, é sensível para o que é realmente válido. É ele que realmente contempla os mistérios de DEUS e do ser humano. E para tanto era necessário um auxílio, uma dádiva divina (Gregos, Atenas e Apolo), e por este fator, possui seu fundamento em Deus, pois está relacionada sempre com Deus.
Mas também é uma ação cooperativa humana É a ação de experimentar, saborear, de provar (Sapere = latim). São os sábios que transformam vitórias em momentos de alegria; derrotas em experiências de aprendizado; tarefas em missões; pessoas esforçadas em campeões. É baseado nesta qualidade que podemos dar um significado construtivo aos diversos eventos de nossa vida. É nela que podemos ter uma ótima oportunidade de análise da vida ao debruçarmos sobre qualquer problema (SHINYASHIKI, Roberto: VOCÊ É A ALMA DO NEGÓCIO. Ed. Gente, 17ª, S. paulo/SP, pg.s 150-1). Então, SABEDORIA É PURA INTELIGÊNCIA? CONTINUA A FORMÇÃO DE LIDERANÇA!!!

ORAÇÃO DO CORAÇÃO (CONHECE-TE A TI MESMO - 2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade a FORMAÇÃO PESSOAL"ORAÇÃO DO CORAÇÃO". O objetivo desta ORAÇÃO é fomentar de forma INTERIOR, ININTERRUPTA a invocção do NOME de JESUS, com os lábios, a mente e, principalmente, o coração. É um desejo ardente de pedir e suplicar a MISERICÓRDIA em todas as situações, circunstâncias e acontecimentos, ou seja,  em todo tempo e em todo lugar. Desta forma, processa-se uma elaboração espontânea de um hábito, que gerara um sentimento profundo de CONSOLAÇÃO, e desenvolverá um desejo maior de produzir os mesmos dons e graças. O conteúdo desta oração e seu disciplinamento encontra-se em um Livro chamado de FILOCALIA. Será este o local exato da Doutrina completa e exata desta Oração Interior ininterrupta. É uma sítese da Doutrina de 25 Santos Padres, e desta forma considerado como o primeiro e melhor orientador para a vida espiritual de contemplação. Não se pode dizer que é superior que a Palavra Sagrada, de forma alguma. Porém, pode -se tornar um excelente meio de acesso a compreensão mais profunda da PALAVRA de DEUS. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


POSTs RELACIONADOS

2leep.com