sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O QUE E O QUAL A IMPORTÂNCIA DO SELF PARA NOSSA CAMINHADA (3ª parte)

GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Nesta novo aprofundamento no conceito do SER HUMANO, apesar de nos ser apresentados caminhos mais seguros, fica uma admoestação acerca de conceitos relacionais importantes para a caracterização do SELF, não se admitindo a singular acepção de que tais contextos podem ser absorvidos como simples Mudanças de Paradigmas. Para um melhor desenvolvimento da compreensão do 'SELF' todo e qualquer direcionamento, estudo, procura deve-se basear ou amalgamar com três pressupostos básicos da corrente psicológica: 1)INTERSUBJETIVIDADE; 2) ALTERALIDADE e 3) RELAÇÃO. Tal construção, esmerada nestas três colunas basilares, enfoca-nos a um questionamento: POR QUE? Como resposta, sobrevêm o sentido de nossa criação ou constituição, provindo (se aceitarmos a teoria criacionista) de um SER constituído da mais pura e perfeita RELAÇÃO (onde TRÊS SE TORNA UM), compreende-se, por natureza similar, não pode analisar o ser INDIVIDUAL fora de contexto. A essência humana per si é de favorecer a RELAÇÃO com outras pessoas, nos mais diversos tipos contextuais (INTERSUBJETIVIDADE). Agora, fica a questão: COMO PROPORCIONAR OS ASPECTOS DE AUTORREALIZAÇÃO PESSOAL DA VOCAÇÃO CRISTÃ, COM O ESTAR E SER RELACIONAL DAS CORRENTES PSICOLÓGICAS? No centro da VOCAÇÃO CRISTÃ encontramos como base a 'AUTOTRANSCENDÊNCIA', que se concretiza exatamente na DISPOSIÇÃO INDIVIDUAL ou PESSOAL do SER em se PERDER, SUPERAR e DOAR. Entretanto, deve avaliar-se que construção perfeita do SELF, apenas ocorrerá, se, e somente se, o OBJETO desta AUTOTRANSCENDÊNCIA FOR DEUS (RULLA - 3 tipos: EGOCÊNTRICA, FILANTRÓPICO-SOCIAL e TEOCÊNTRICA). CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!
Para o Cristianismo apenas existe sentido na vida se DEUS PERMANECER PRESENTE E INTERATIVO na mesma. E mais, que a plena realização do Homem apenas ocorre quando acontece a TRANSCENDÊNCIA EM DEUS única e exclusivamente (). É fato corriqueiro, uma imensa controvérsia em torno da passagem: 'A FÉ SEM OBRAS É MORTA' (Tg. 2,17), e que como constatação contraria pode-se afirmar que 'OBRAS SEM FÉ SÃO INEFICAZES' (correntes teológicas). Na verdade, ocorre exatamente na distinção entre os dois últimos tipos de TRANSCENDÊNCIA acima: FILANTRÓPICO-SOCIAL e TEOCÊNTRICA. Ambas podem e devem conviver associados, mas que possuem a distinção particular que diferenciam no OBJETO das mesmas (primeira é a PESSOA, a segunda é DEUS). A distinção consiste nos aspectos interiores da vontade da ação efetivada. Assim a Filantrópico-social se caracteriza em um ato sincero e incondicionado de superação de si mesmo, engendrado na ALTERALIDADE. Na TEOCÊNTRICA toda a ação TRANSCENDENTE de AMOR e DOAÇÃO para com alguém possui objeto e sentido em DEUS. Desta feita, o 'OUTRO' se torna peça fundamental desta genuína AUTOTRANSCENDÊNCIA para DEUS, será o anular completa e irresignadamente a si mesmo, colocando em primazia a vida alheia, exatamente por compreender o contexto do AMOR DE DEUS pelo Homem. Pelo sentido de que o AMOR por alguém, completo e genuíno, é uma EXPROPRIAÇÃO DA SUBJETIVIDADE (GALIMBERTI), que não seria a satisfação própria mediante o manuseio do outro, mas da oferta própria para autocompletar o Outrem. Será nesta oferta total de si para o Outro, abre-nos a cortina de acesso de DEUS que se torna o Outro para Nós (RAHNER). Agora, muitas vezes fracassamos porque esperamos do outro, o que por impossibilidade própria, o mesmo não nos pode ofertar. Mas se pudêssemos redimensionalizar tal oferta, no sentido da busca do AMOR ÁGAPE, do AMOR DE DEUS, mesmo através do outro, nesta procura infinita de VER e EXPERIMENTAR a DEUS que vive no Outro, mesmo que veladamente, favoreceríamos a transformação do AMOR em sua forma mais elevada (DEUS CARITAS EST - BENTO XVI). Fica evidente que o 'ENCONTRO COM DEUS' perpassa, até de forma automática, com o 'ENCONTRO DE SI MESMO', e que se anela com o 'ENCONTRO COM O OUTRO', para lhe dar real substância e essência, caso contrário, pode apenas revelar experiências abstratas e sentimentais. A vida cristã em si, já nos possui um modelo singular, a TRINDADE, do qual a busca de sua compreensão pode nos firmar e iluminar o real sentido do SER, no qual o sentido de PESSOA só aufere um genuíno valor quando esta vinculado ao estado de RELACIONALIDADE de DAR e RECEBER, ou na melhor definição, o AMOR DESINTERESSADO (W. KASPER). Resumindo, uma real e concreta TRANSCENDÊNCIA para DEUS apenas ocorre na abertura individual da Pessoa a DEUS amalgamada na mesma abertura para com o Outro (presença do CRISTO RESSUSCITADO). Válido enfatizar que o conceito de PESSOA se estende ao conceito antropo-teólogo-filosófico (imagem e semelhança de DEUS, dignidade, liberdade, razão, relação e unicidade). Declinaremos, mais tarde, no desenvolvimento desta ideia. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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