sexta-feira, 21 de novembro de 2014

VOCÊ SABE COMO DEUS MODELA UM LÍDER? (2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade a nossa FORMAÇÃO DE LIDERANÇA, nos voltaremos sobre a figura de MOISÉS (Do Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR). Em uma idade superior a oitenta anos, Moisés não era à sombra do que fora, onde seu dia-dia resumia a cuidar do rebanho de seu sogro, ‘Jetro’. O deserto, lugar de isolamento e luta pela própria sobrevivência tornara seu ambiente próprio e sua companhia. Tinha visto de tudo, até se encantar com uma sarça que ardia sem se deixar consumir. DEUS estava na sarça, onde o próprio Moisés percebeu o fenômeno e temeu aproximar. DEUS falou com ele e mandou-lhe retirar as sandálias, pois o chão que agora pisava era SANTO. Moisés foi chamado para levar o povo de Israel a cultuar: “(...) irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: ‘o Senhor, o DEUS dos Hebreus, nos encontrou; agora, pois, deixa-nos ir a caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao Senhor, nosso DEUS (...)”. Precisou descer as profundezas da humilhação, sem palácios e ídolos, para descobrir que o DEUS do céu não habita em obras de mãos humanas. Sua majestade não está nas riquezas de seus templos, mas na identificação com os oprimidos pelos impérios mundanos, para fazê-los povo exclusivo e propriedade particular.  CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

DEUS apresentou-se como DEUS dos antepassados e comissionou Moisés para tirar os Hebreus da escravidão do Egito. Tocou-lhe a ferida. Fez-lhe lembrar dos dias áureos e do desmoronamento de tudo quanto, uma única vez, tentou proteger um Hebreu contra um Egípcio. A reação de Moisés foi reticente, bem aos moldes da reatividade profética ante a complexidade do chamado divino: “(...) não sei falar direito (...)”. Sabia que não era apto, por si mesmo, para a tarefa árdua, quer pela idade que possuía, por sua fragilidade corporal, e para piorar, ainda era um fugitivo da terra a qual direcionava como libertador. Como voltar e assumir tão profundo desafio? DEUS disse: “(...) Eu sei o que meu povo está sofrendo (...)”. Não pediu a Moisés que esquecesse o seu passado ou que considerasse as vantagens de uma proposta promissora, alegou saber o que se passa com quem sofre.
Sabia como Moisés se sentia. DEUS não o contradiz, mas revela: “(...) estarei contigo (...)”. O DEUS que chama é o mesmo que capacita e acompanha, orienta e abençoa, fortalece e dá a vitória. Acompanhou-o em todos os momentos, e o sustentou-o quando imaginou estar só e ainda tinha um propósito todo especial para o seu coração. Aos oitenta anos? Sim, nunca é tardeA figura demonstrada pela bíblia sobre Moisés é por demais esplendorosas, sendo-lhe imputados vários atributos:
a) Negociador (primeira missão estabelecer bases para a libertação do povo com o Faraó);
b) Operador de prodígios (as transformações iniciais diante do Faraó, do sangue no Nilo por sua vara, etc.);
c) Especialista em logística (condução do povo no deserto);
d) Mediador (aliança com deus);
e) Legislador (Dez Mandamentos);
f) Comandante-chefe militar (batalhas contra Amalec e Madiã);
g) Designador vocacional (escolha dos levitas, utensílios sagrados);
h) Juiz (contendas entre o povo);
i) Profeta (previsão 10 pragas do Egito, etc.).
Mas se elaborarmos uma análise perfeita, podemos designá-lo, simplesmente, de Líder. Entretanto, mesmo com todas estas qualidades não é lícito dizer que Moisés foi adstrito de dificuldades, pelo contrário, quanto maiores às responsabilidades, maiores também, as dificuldades correlacionadas. Neste ponto, em próximo texto declinaremos mais sobre esta instigante figura de LIDERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com