sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A VOZ DO CHAMADO, QUE PENETRA COMO UMA ESPADA E LIBERTA UMA ALMA!


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste instante, iremos enfatizar a elaboração deste texto em relação ao tema sobre 'CHAMADO'. O QUE SIGNIFICA? QUAL A SUA ESSÊNCIA? QUAL A FORMA E MOMENTO DE SUA OCORRÊNCIA? Seriam imensos todos os questionamentos, e talvez, sequer as encontraríamos totalmente. O CHAMADO ou, simplesmente, CHAMAR se coaduna com a Palavra VOCAÇÃO, ou VOCARE (LATIM), e subtende uma ideia de um SER, uma VOZ que ressoa em nossa vida, adentrando pelo órgão sensitivo da audição, mas que se aloja, verdadeiramente na ALMA. O SER direciona a DEUS e a VOZ seria a sua, semelhante ao que observamos no Livro do APOCALIPSE: "... E OUVI DETRÁS DE MIM, UMA GRANDE VOZ COMO TROMBETA, QUE DIZIA: SOU O ALFA E O ÔMEGA ..." (Ap. 1,10-11a). A qualificação da VOZ comentada, é de tal poder acaba por DESESTRUTURAR toda e qualquer CONSTRUÇÃO HUMANA. Eis a constituição do CHAMADO, visa MODELAR uma existência na FORMA e VONTADE DIVINA. Fica evidente observar que no significado desta palavra (VOCAÇÃO) encontramos: 'Inclinação, Tendência ou Habilidade', que direciona a uma reação '... leva o individuo a EXERCER ...'. A base doutrinária e bíblica da VOCAÇÃO encontra no Livro de Samuel: "... JAVÉ CHAMOU: "SAMUEL, SAMUEL". Ele foi correndo para junto de Eli e disse: 'Estou aqui. O senhor me chamou?' Eli respondeu: 'Não, eu não chamei você. Vá se deitar'. Samuel foi se deitar, e JAVÉ o chamou outra vez. Samuel se levantou, foi até onde Eli estava, e lhe disse: 'Estou aqui. O senhor me chamou?' Eli respondeu: 'Não chamei você, meu filho. Vá se deitar'. Samuel ainda não conhecia JAVÉ, e a palavra de JAVÉ ainda não lhe tinha sido revelada. JAVÉ tornou a chamar Samuel pela terceira vez. Samuel se levantou, foi onde Eli estava, e lhe disse: 'Estou aqui. O senhor me chamou?' Então Eli percebeu que era JAVÉ quem estava chamando o menino. E disse a Samuel: 'Vá e fique deitado. Se alguém chamar você de novo, diga: "Fala, JAVÉ, que o teu servo escuta". E Samuel foi se deitar no seu lugar. JAVÉ se apresentou e o chamou como antes: "SAMUEL, SAMUEL". Então Samuel respondeu: "Fala, que o teu servo escuta". (1ª Sm. 3,4-10). CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


Observa-se que a VOCAÇÃO ou CHAMADO corresponde a um ENCONTRO, e este ato é constituído por dois seres ou pessoas, no qual existe uma intensa afinidade entre ambos. Entendendo que 'DEUS É AMOR' (1ª Jo. 4), compreende-se que o episódio de 'SAMUEL' representa esta declaração profunda de AMOR, pois DEUS JÁ NOS VÊ, e o que enxerga lhe agrada. Em suma, o que DEUS observa em NÓS é o que deveríamos SER de verdade, nunca nos enxerga superficialmente, mas vê o 'EU REAL'. Neste encontro (semelhante ao da SAMARITANA - Jo. 4,6-29), o que DEUS DESEJA é uma RESPOSTA, pois 'QUEM CHAMA' intenta em receber. Porém, antes de chamar, já concede algo, eis uma pedagogia diferenciada, no qual ao se ouvir: "A VOZ QUE CHAMA", por causa do DOM já recebido, transcorre uma intensa, forte e eficaz reação de quem 'OUVE': "SEDUZISTE-ME SENHOR, E EU ME DEIXEI SEDUZIR" (Jr. 20,7). A 'RESPOSTA' subtende uma ação sensitiva de 'ESCUTAR' {LATIM: OB (A) AUDIRE (ESCUTAR)}, e tal ato representa um estado de ENTREGA ou OFERTA, de CONFIANÇA COMPLETA nesta ação de entrega, na qual compreendemos como um estado de OBEDIÊNCIA, é o que nos transparece SAMUEL em sua resposta: "... FALA, QUE TEU SERVO ESCUTA ...". Assim, concluímos que VOCAÇÃO é uma resposta humana a um CHAMADO DIVINO, para SERVIR, para ser sinal da VIDA e da LIBERDADE que DEUS cede a humanidade, e quer que seja irradiada universalmente, utilizando-se, exatamente, do instrumento escolhido, ou seja, aquele que responde ao CHAMADO ou VOCAÇÃO. Será um CAMINHO, um PROCESSO, no qual efetiva sua GRAÇA sob o 'ESCOLHIDO(A)' e efetiva a FELICIDADE e a VIDA no Outro, eis o sentido de 'MISSÃO', melhor traduzindo, SER INSTRUMENTO nas mãos DAQUELE QUE É SENHOR. E assim, Aquele(a) que ESCUTA (CHAMADO) efetiva um COMPROMISSO (ALIANÇA) com o DEUS que o chamou (ESCOLHEU). Exercendo fielmente a VOCAÇÃO de forma plena na VONTADE DE DEUS, realizar-se-á a felicidade e promover-se-á a vida ao Outro, e em cada compromisso cumprido, experimenta a plena realização e confirma a sua FELICIDADE, realizando o sumo conceito de AMOR ÁGAPE.
Desta feita, VOCAÇÃO se configura como a imagem do DESERTO, no qual para seguir um caminho, em primeiro plano deve-se aprender a perder todos os excessos que carregamos (vontades, desejos, projetos, sonhos, etc.). Em seguida vem a admoestação do aprender a se CONHECER PROFUNDAMENTE, no sentido de RECONHECER A SI MESMO, e observando sua estrutura, condição, limites e aptidões, para no fim, RENASCER. Como se pode averiguar se trata de um 'PROCESSO', que requer tempo, vontade e ação. Não é algo inusitado, sem planejamento ou sentimental. É um trabalho, uma predisposição de ir ALÉM do que se observa, do que se vê, e por isto, entende-se o 'POR QUE' da perda inicial, para gerar o 'HUMUS' ou HUMILDADE, de reconhecer de DEUS o 'CHAMADO' e a sua PROVIDÊNCIA, que se torna hábil neste processo, o se deixar direcionar e de se permitir ser cuidado na forma e vontade DIVINA. Como no deserto, este caminho possui 'RISCOS', em todas as esferas e sentidos, porém, a cada passo dado, cada grau alcançado, o que sentimos e observamos que nos TORNAMOS CRIATURAS NOVAS, capazes, fortes e conscientes. Será neste ponto que gera-se no íntimo a ESPERANÇA e a CONFIANÇA, que são como apoios que nos conduzem até mesmo nos caminhos tão bem perceptíveis ou claros, no qual em algum momento apenas caminhos sem enxerga completamente o que DEUS deseja, e eis que se firma as situações de lutas interiores, pois os nossos inimigos já não existem fora de nós, mas em nosso interior. RECONHECER O CHAMADO SIGNIFICA ENCONTRAR-SE E RECONHECER A SI MESMO. UMA DECISÃO, permeada na LIBERDADE e no próprio LIVRE ÁRBITRIO. Por isto, é fundamental e essencial APRENDER A ESCUTAR A REAL VONTADE: "... DEUS FALA CONTINUAMENTE, MUITAS VEZES E DE MUITOS MODOS ..." (Hb. 1,1). É importantíssimo aprender a OBSERVAR, usar uma VISÃO DE ÁGUIA, para ver, analisar, definir e decidir tudo o que nos é apresentado ao nosso redor, em nossa vida, no dia-a-dia, para se descobrir a real e concreta VONTADE DE DEUS, e uma vez encontrada, descobrisse um vasto TESOURO, ou seja, SER e se TORNAR FELIZ EM DEUS. VOCAÇÃO significa VIVER A VIDA EM INTENSIDADE, é renovar, converter e superar. VOCAÇÃO é o ponto de partida, e sua descoberta é a melhor forma de achar o 'ponto de CHEGADA'. A melhor atitude, então, é agir e partir: "... SAI DE TUA TERRA E VAI, ONDE TE MOSTRAREI ..." (Gn. 12,1). Hoje, espero que o conteúdo te auxilie em tua ESCUTA. Portanto, pare um instante e comece a ver e a escutar o VERDADEIRO AMOR. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com