segunda-feira, 18 de maio de 2015

UM DIÁLOGO ENTRE UM ATEU E UM À TOA (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Bem, este texto representa um momento único de REFLEXÃO profunda de minha VIDA. Em uma situação em que fora colocado por mim mesmo em uma espécie de julgamento entre o 'NOVO' e o 'VELHO', como a estadia de uma de julgamento, com Juiz, Defesa e Acusação, e lógico o JURI. Parece surreal, mas fora um fato concreto, no qual dentro de um simples ser pudesse transcorrer esta complexidade existencial. Estava percorrendo, logo cedo, as estruturas de minha morada, buscando, de forma corriqueira, a minha Oração inicial, pedindo o auxílio DIVINO para me ajudar a crescer e a não me permitir me afastar de sua presença, carinho e, lógico, assistência. Na verdade, muito mais do que um receituário de bolo, era uma CONVERSA fiel de alguém que tem DEUS na condição de 'AMIGO', mesmo que muitas vezes egocêntrico, individualista, um AMIGO NECESSITADO de seu AMOR. Como que de repente, ouvi do interior de minha ALMA uma indagação: "DEUS EXISTE?" E como me assustei, e QUEM não estaria nesta situação? Para muitos, colocariam como uma ação maligna exterior que induziria a tal premissa. Porém, poderia ele LER OS PENSAMENTOS? CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


Se era, seria um demônio interior, e me conhecendo, seria mesmo. Em tempos alhures, e quem conhece meu testemunho, sabe do meu comportamento 'ATEU', que buscava na RAZÃO e no CONHECIMENTO a base de uma VIDA, melhor minha RELIGIÃO, e como se tornava nocivo vislumbrar pessoas que em muitos momentos da vida (principalmente difíceis) relevavam sua condição racional a um aspecto irrelevante de uma possível espiritualidade, depositando sua total confiança em algo (pensava EU) que não tinha nenhuma possibilidade de constatação ou comprovação, e pior, pessoas que tinha elevada estima e apreciação no contexto racional-biológico. Tais situações me condicionaram a uma busca incessante em tentar desmascarar tal situação e comprovar pelo raciocínio lógico, algo que o Iluminismo prático ostentava em impregnar na sociedade vigente: "DEUS ESTA MORTO?". No meu pensamento e na minha lógica, tal fato era possível de ser concretizado, e mediante tal assertiva e intuito, muito mais uma meta, envidei boa parte de minha vida na condução de galgar conhecimentos diversos para adquirir fatos e pensamentos concretos e, de forma possessiva indagar a questão supra, de forma convincente e real: "DEUS EXISTE?" Eivado de ânsia suprema, corroído de dor e injustiça, enveredava nas ciências (história, física, astronomia, etc.) e em certas religiões (mormos, evangélicos, hinduismo, etc.), nesta busca utópica de sedimentar minhas convicções e as transformar em irrefutáveis. Parece cômico esta intenção, visto que a própria Ciência não consegue neste período de sua existência. Mas, era minha meta, e as utilizava de bom grado, quando me encontrava com pessoas de várias religiosidades, e pelo meu status de conhecimento, como me deliciava em colocá-las em constrangimento e sem quaisquer respostas possíveis para refutar minhas colocações. EU ME REALIZAVA PLENAMENTE, quando ouvia: '... EU NÃO SEI TE EXPLICAR ...'. Saia-me como supremo vitorioso, não que ganhasse algo, mas o visualizar a apatia e o grau de dúvida lançada na vida daquela pessoa! Era um TESOURO ENCONTRADO. E mesmo que, posteriormente, viesse a encontrar tal ente e o mesmo, com auxílio de outrem mais experiente, tenha alcançado a resposta da questão anterior, e EU, lógico, já tinha uma nova pergunta agregada que refutava a resposta adquirida, e muito mais lançava no abismo da incompreensão aquele ente que estava no BOM CAMINHO, e EU NÃO ME PERCEBIA DISTO. Mas o que é mais cômico de tudo isto? É que exatamente, este DEUS sabe utilizar TUDO para conseguir o TODO. Foi permitindo toda a minha prepotência humana, que DEUS, o qual ACREDITO PIAMENTE EM SUA EXISTÊNCIA, fez com que minha RAZÃO, meus CONHECIMENTOS, minhas EXPERIÊNCIAS acabassem por COMPROVAR A SUA EXISTÊNCIA. Sabe o que é SURREAL, é ver o quanto estamos fechados em NÓS MESMOS, o quanto tempo desperdiçado construímos ENORMES CASTELOS, achando que nossos INIMIGOS (que não são) viriam e buscariam destruir, trazendo munições e armas poderosas, intentando destruir nossas muralhas e invadir o CASTELO DE MINHA VIDA. Mas, de forma irracional, DEUS, sequer pretende ANIQUILAR nossas construções, para piorar, UTILIZAR-SE-Á das mesmas para não destruir nossa VIDA, mas a REESTRUTURAR, REVALIDAR, DAR NOVA ROUPAGEM, fazendo-nos o MELHOR DOS TESTEMUNHOS, pois aquele que proclamava 'MORTE', hoje declama de coração e alma abertos, voluntariamente, 'VIDA'. Assim aconteceu comigo, e com muitos cientistas, estudiosos. Não existe como ocultar ou negar, DEUS ESTA ALÉM DA LUZ declarada no início de Gênesis, será ELE que a CRIA, e não se pode negar, por mais que se encontre pretextos e enfases. EU, que outrora, buscava desmitificar DEUS, tenho que me render ao seu AMOR, que me esperou um largo espaço de tempo, para apenas me AFIRMAR: 'EU TE AMO, MEU FILHO'. E isto, não fora apenas PALAVRAS LANÇADAS AO VENTO, foi uma EXPERIÊNCIA DE VIDA, sentida, degustada, saboreada, no mais tangível sentido da inteligência e da razoabilidade física, biológica, psicológica e materialística possível. É quando o todo 'AÇO' da razão se viu dobrar como um simples papel diante da CARIDADE e do AMOR. Tudo transcorreu de forma IMPOSSÍVEL e INVERIFICÁVEL, não razoável e de forma ampla e concreta, ao ponto de TUDO O QUE SOU pronunciar: "ISTO É IMPOSSÍVEL!". E partir desta loucura irracional, o que mais me dava prazer em provocar, acabei por me envenenar com todas as minhas argumentações e raciocínios possíveis. Em uma luta única, no primeiro round, levei o golpe fatídico de uma ALMA: "VI, TOQUEI, SABOREEI, INALEI, FUI TOCADO" por uma PESSOA, mesmo que fora de uma realidade plausível, VI A DEUS, e depois de tudo, hoje compreendo o que ELE SEMPRE QUIS. FAZER DE MEU CASTELO DA SABEDORIA, SUA MORADA, PARA PLANTAR A SUA SABEDORIA PARA MUITOS. Bem, tudo isto foi APENAS uma INTRODUÇÃO para o tema citada acima. Esta será a primeira de muitos que virão. Para VOCÊ, que acredita, se alegre pois DEUS chega aos mais resolutos dos Castelos negros de uma VIDA. Para VOCÊ, que ainda não CRÊ, REFLITA, pois nos próximos textos desenvolveremos muitas reflexões científicas e racionais para te dizer: "... SIM! DEUS EXISTE ...". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com