sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CIC - 2ª PARTE - 2ª SEÇÃO - CAP. 1º (INICIAÇÃO) - ART. 3º (2ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje, daremos continuidade ao art. 3º, que trata sobre a EUCARISTIA, especificamente, sobre a sua CELEBRAÇÃO LITÚRGICA. Sua consistência inicia-se desde o século II (São Justino - mártir - 155 D.c), que testemunha a importância da Celebração Eucarística. A liturgia eucarística processa-se em dois grandes momentos (desde o princípio), que formam basicamente uma unidade: 1) LITURGIA DA PALAVRA (Leituras, Homilia e Oração Universal) e 2) LITURGIA EUCARÍSTICA (Apresentação pão e vinho, Ação de Graças e Comunhão). Esta celebração busca a Reunião de TODOS (Corpo) em torno do CRISTO (Cabeça), por ser o Sumo-Sacerdote da Nova Aliança. Por isto será ELE que a preside invisivelmente, porém é REPRESENTADO (in persona Christi capitis  na pessoa de Cristo-Cabeça) pelo BISPO ou Presbítero. Nesta celebração Todos são ativos (leitores; ofertório; distribuição comunhão; Ámen).  Quanto a LITURGIA DA PALAVRA, advêm todas as leituras (Antigo e Novo Testamento, Salmos). Posterior vem a HOMILIA (1ª Tm. 2, 1-2). Após o OFERTÓRIO (pão e o vinho), oferta-se em nome de CRISTO (Sacerdote) no sacrifício eucarístico (Corpo e Sangue), assemelhando-se ao próprio gesto que JESUS fez na última ceia. Depois, advêm a Anáfora, que é a oração eucarística, oração de ação de graças e de consagração. Após, vem a Epiclese, em que se pede ao PAI que envie o seu Espírito Santo sobre o pão e o vinho, para que se tornem o Corpo e o Sangue de JESUS (um só corpo e um só espírito). Vem a Anamnese, no qual se faz memória da paixão, ressurreição e regresso glorioso de CRISTO. Como parte final, vem a COMUNHÃOprecedida da Oração do Senhor e da fracção do Pão (Jo. 6, 51). CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

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