domingo, 24 de abril de 2016

CHAMADO (VOCAÇÃO) UMA POSSIBILIDADE PARA O HOJE, E NÃO PARA O AMANHÃ


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje, avaliaremos um contexto acerca do CHAMADO ou VOCAÇÃO. É necessário anunciar de forma concisa que JESUS nos AMOU profundamente, a tal ponto de ABRIR SEU CORAÇÃO como nossa MORADA ETERNA. Exatamente para aqueles(as) que mais necessitam de AMOR, chegando ao cume de nos exortar: “PERSEVERAI NO AMOR” (Jo. 15,9). Nesta alusão simbólica, fica evidente que o AMOR não é um sentimentalismo abstrato, mas um lugar concreto de poder morar, e de forma eterna (Jo. 15,10). Nesta ação e condição, vislumbramos que AMAR não é ter, ou reter, de forma individual ou egoísta, mas, concretamente, ‘DAR’, e por praticar tal ato, se torna LIVRE, e por ser assim, a nada se apega e flui intensamente. Quando nos defrontamos diante do CRISTO, percebemos que não alcançamos a potencialidade do AMOR genuíno, e sofremos por isto, pois o nosso ‘AMOR’ é limítrofe, condicionado, escravocrático e anulador. O amor que pretendemos furta do outro o seu anseio de ser ela mesma, pois intenta na modelação do outro na forma que ‘EU DESEJO’ que corresponda ao quanto EU amo, ou seja, EU quero que o outro seja a IMAGEM e SEMELHANÇA do meu desejo. Este amor é dicotômico, ou seja, se torna contraditório. Ele pode fascinar, encantar e admirar, e ao mesmo tempo, proporcionar despedaçar, dominar e odiar. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!

O problema é alcançar a plena extensão do sentido pleno do AMOR. Várias vezes se houve palavras, e tais podem tomar direção abstrata, pura, simples e vazio, porém, pode apenas acontecer quando tenho a capacidade de perceber este AMOR, exatamente no que faço, penso e desejo no outro (ANSELMO GRUM). Este AMOR verdadeiro é a irradiação do que ocorre no meu íntimo, visto que AMADO por DEUS, estou intensamente ligado a ELE, como na parábola da VIDEIRA (Jo. 15, 1-8), e ao estar diretamente ligado a fonte em minha vida reflete o que já perpassa por mim, e desemboca como FRUTO para o outro. Aí vem o sentido de MORADA, pois este AMOR DIVINO perpassa por e em mim. O Homem somente é LIVRE e SÃO quando reconhece que necessita do AMOR DIVINO (ERNESTO CARDENAL). E neste AMOR nos tornamos a substância inalterável de nosso SER, ou melhor, a IMAGEM e SEMELHANÇA de UM DEUS. “... você me ama com todas as minhas fraquezas, com todos os erros, herdados e adquiridos, com meu jeito de ser exatamente como é, com minha hipersensibilidade e com temperamento, com minhas manias e meus complexos. VOCÊ ME AMA COMO EU SOU ...” (ERNESTO CARDENAL). Mas, O QUE EXISTE DE LIGAÇÃO ENTRE CHAMADO (VOCAÇÃO) E O AMOR? Bem, per si, fica claro que se necessito de SER AMADO, e somente consigo estar pleno ligado ao AMOR, que é DEUS, logicamente que me complementarei neste AMOR, e para isto devo estar LIGADO A FONTE (TRONCO DA VIDEIRA). Mesmo sendo e pressentindo minha limitação humana, meus erros e pecados, apenas poderei ser FELIZ próximo de DEUS, eis o sentido da PLENITUDE DA VIDA (Mc. 1,15). Compreendo que minha ALEGRIA advêm do perpassar do AMOR DIVINO que me preenche e mais, transborda de minha existência, e por isto é infindável esta felicidade, que se renova constantemente e nunca me deixa vazio, como ocorre quando busco as alegrias externas e temporárias da vida humana. Se torna um aceitar consciente do que SOU DE FATO, não de aparências externas para alegrar o outro. Vejo o AMOR em todos os aspectos da minha história de vida, altos e baixos, e nos momentos DIFÍCEIS não me entristeço, do contrário, fico mais FELIZ, por ter a consciência de minha VITÓRIA, pois se me encontro em pé é por que VENCI as dificuldades, as superei, por SER EU MESMO. É saber olhar de fato toda a verdade de minha história. Tais situações se tornam uma DECISÃO, sim, EU DECIDO ou me PERMITO SER O QUE SOU. Então, fica-nos claro que a ALEGRIA é a arte de se entregar perfeitamente a este momento, o HOJE e não ao AMANHÃ. E é nesta perspectiva que devo nortear minha vida, de que tudo que aflora de mim, depende de minha decisão, e não apenas dos fatores externos, que muitas vezes podem afetar, porém, a DECISÃO FINAL depende exclusivamente de MIM. O que falta é a auto-consciência de QUEM SOU, e disto inicia-se toda uma transformação e ligação a VIDEIRA, que me preenche plenamente do AMOR e me realizo e supero o que não faz parte de mim. Entretanto, alardo: NÃO É FÁCIL alcançar este estágio, mas não é IMPOSSÍVEL. Portanto, o sentido de CHAMADO (VOCAÇÃO) esta intimamente ligado com esta compreensão INICIAL QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com