LIDERANÇA

GRAÇA E PAZ! Queridos Irmãos em CRISTO JESUS. Mediante as dificuldades prementes acerca da Liderança, fora direcionado este blog que contêm artigos intimamente ligados ao tema LIDERANÇA. Nesta temática será abordada em forma de fomações digitadas ou videos informativos e de conteúdo. Espero atender as necessidades sobre o tema. Quaisquer dúvidas, seria de bom agrado os comentários e pedidos para agregar demais tópicos necessários. Para tanto gostaria de fazer uma pequena explanção sobre o tema Liderança, RETIRADA do MEU LIVRO: "MANUAL DO LÍDER SERVIDOR". Boa leitura e proveito.

Todos nós sabemos que é próprio da natureza humana possuir um forte desejo de encontrar a sua verdadeira essência, onde cada um já ultrapassou, e continua a vivenciar esta ardente e incessante necessidade de procurar pela Felicidade.

Por mais que se busque ou deseje desvendar o seu ‘por quê’, tem-se uma certeza de que o que perfaz todo este desejo é a inscrição no coração do Homem de buscar a união, de forma bem íntima, com aquele que o criou , firmando-se concretamente uma percepção de que nada material pode ou poderá satisfazer o próprio Ser Humano.

Neste aspecto fica claro a observação da real beleza humana, que é a sua vocação singular e natural de viver uma intensa comunhão com o seu Criador, e por este fato, explica-se a eterna atração deste Homem em relação a DEUS.

Nesta busca de um sentido para a vida é que o Homem vive, e busca viver, em sociedade, e neste prisma envida esforços para alcançar as suas respostas essenciais: “Verdade e Felicidade”. Em meio às diversas tentativas, o Homem apóia-se em figuras proeminentes, que se destacam por ações e fatos determinantes, pelos seus Dons e Carismas, que emanam de seu interior, que convergem em força suficiente para assegurar a outros Homens uma oportunidade de conquistar as mesmas respostas. Estas figuras são, então, denominadas de ‘Líderes’, antes de Heróis, quem sabe de ‘Santos’, pelo fato de conseguirem de alguma forma traduzir no íntimo humano a certeza de preenchimento e segurança. Porém, fica-nos um questionamento: Como se originaram estas influências? Em que se baseiam?

Nos tempos atuais, o mundo busca continuamente encontrar respostas concretas para a construção do sucesso e da vitória. Mas qual o verdadeiro significado destas duas palavras? E na vida Cristã, estão sob o mesmo contexto?

É evidente que não! O significado de sucesso e de vitória almejado pelo mundo dos negócios difere em grau e extensão do significado cristão, desde seu sentido, até o modo de ser e viver. Sabe-se que hoje que várias empresas colocam a disposição de seus funcionários os vários cursos e seminários que versam sobre a temática ‘Liderança’, buscando o aprimoramento e a compreensão destes, para que possa propiciar um melhor gerenciamento, e como conseqüência, a obtenção de bons resultados.

Aqui se contrapõe o duplo sentido da palavra ‘Valor’, onde no âmbito material traduz-se como a busca da maximização do lucro maior. Enquanto que no sentido espiritual, a abordagem é direcionada para a personalidade de quem lidera. Neste ponto, quem lidera, tem por obrigação, saber trabalhar a si mesmo, para posteriormente, trabalhar as outras pessoas.

Então, fica claro que a temática dos cursos e seminários, que se baseiam nos parâmetros materiais, aborda mais a metodologia, do treinamento das capacidades do pretenso líder (com ‘ele’ minúsculo), da elaboração de metas, do emprego objetivo dos recursos humanos e materiais, da compreensão das relações complexas e decisões concretas.

Entretanto, neste tratado, buscaremos centralizar muito mais no parâmetro espiritual, que nos propiciará abordar acerca de princípios, ou seja, da postura e do caráter daqueles que exercem responsabilidades (relação natureza e pessoas). O intuito primário é a busca de uma sólida formação e escolha de bons líderes, para composição e condução de comunidades e grupos de oração.

Entre tantos modelos existentes na história da própria Igreja, optamos a base de formação Beneditina (Regra), por buscar e desenvolver uma melhor unidade entre o espiritual e o humano, formando a unidade, tão desejada, a semelhança da Trindade Santa. Bento insistentemente incita aos seus formandos a plena necessidade da construção de um local, do qual denomina de “Santuário”, cujo intuito primeiro é a busca de uma oração fervorosa e permanente, seguindo a premissa apostólica de “Orai sem cessar”, premissa que se torna um modo de pensar, e que ordena a construção de uma comunidade de pessoas que mobilizam suas reservas espirituais, onde ocorre um respeito mútuo, e um dialogo de linguagem comum. Este intento, Bento denomina de “casa de deus”, ou seja, local comum de irmãos que se respeitam mutuamente, que possam florescer, pois cada um possui uma dignidade intocável.

Mas por tudo que já fora explanado, o que significaria, realmente, as palavras ‘Líder’ & ‘Liderença’? Podemos nos deter, inicialmente, a uma conceituação científica, para depois, efetivar um real paralelo sobre a contextualização do seu sentido na época atual, e se existe, na realidade, a aplicabilidade necessária.

Então, seguindo o raciocínio desejado, na área administrativa e econômica, colecionamos três conceitos de pessoas renomadas no meio material, dando ênfase à busca de uma melhor interpretação do significado das duas palavras pode-se dizer que:

* “Líder é o que consegue fazer com que os outros o sigam”. (Cowley);

* “Líder é o portador da autoridade legitimada, ou seja, aquele em quem se reconheçam motivos para ser ouvido, acatado e seguido. (Benedito Milioni)”;

* “Liderança é o exercício de autoridade e tomada de decisões”. (Dubin);

* “Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas”. (Stogdill).

* “Liderança é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.”;

* “Liderança é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas.”;

* “Liderança é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados.”;

* “Liderar é obter e manter pessoas que ajam e trabalhem como se fossem Líderes.”;

* “A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras, outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.” (O grande guru da administração, Peter Drucker);

* “O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim!” (Peter Drucker).

Analisando coerentemente os conteúdos expressos acima, encontramos a existência de dois pressupostos essenciais. O primeiro é que para existir a Liderança deve ocorrer uma relação legítima, de forma não equilibrada, entre a influência e o poder. Já o segundo elemento essencial nos demonstra que não existe uma Liderança isolada, mas contrariamente, deve existir um compartilhamento, que se traduz em uma relação entre quem lidera e quem é liderado, de forma consentida, espontânea e sem a mínima coação.

Ora, sobrepondo estas conceituações, diga-se, ‘pagãs’ sobre o objeto desejado por nós, o que poderíamos deduzir: O que é Liderança Cristã? Deve a Liderança Cristã seguir os moldes da Liderança pagã? Qual a diferença entre o Líder pagão e o Líder Cristão? Existe diferença?

Eis a essência da elaboração deste tratado, onde buscaremos, conjuntamente, responder a tais questionamentos, para, eficazmente, conduzir o Corpo de cristo em direção ao projeto salvífico do pai.

Afora todas as responsabilidades a que sobre caem a figura do Líder, o Cristão possui mais uma tarefa a ser desempenhada, de forma mais audaz e fiel, que é o anúncio da Verdade. Eis o seu real compromisso, não com as metas e objetivos, mas com o Evangelho, e que desempenha de forma alegre, pois reconhece quem o chamou, reconhecendo que o que transforma a vida do Homem é a Palavra de DEUS.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com