quinta-feira, 7 de abril de 2011

HÁ ALGUÉM QUE VOS ACUSA: MOISÉS, NO QUAL COLOCAIS A VOSSA ESPERANÇA (Jo. 5,31-47)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! . Hoje a Igreja celebra a Memória de S. JOÃO BATISTA DE LA SALLE, PRESBÍTERO (1651-1719). "Lembrai-nos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!". Natural da França, deixou o canonicato para se dedicar à educação e instrução de meninos das classes mais pobresFundou os 'Irma~so das Escolas Cristãs'. fora o primeiro educador a ousar substituir no ensino, o latim pela língua comum; renovou radicalmente o método pedagógico, lançando bases para a instrução popular. A sua ordem fundada foi o primeiro instituto leigo. fora declarado por Pio XII patrono dos professores católicos. Possamos iniciar a nossa oração pessoal, da seguinte forma: "Ó DEUS, QUE ESCOLHESTES S. JOÃO BATISTA DE LA SALLE PARA A EDUCAÇÃO CRISTÃ DOS JOVENS, SUSCITAI NA VOSSA IGREJA EDUCADORES QUE SE CONSAGREM INTEIRAMENTE À FORMAÇÃO HUMANA E CRISTÃ DA JUVENTUDE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.
Nesta passagem, subsiste a continuação da resposta de JESUS na polêmica cura de um doente no dia de sábado. Os temas principais são os Testemunhos em favor de CRISTO e os argumentos contra a iINCREDULIDADE dos judeus. Os Testemunhos são: do PAI; de João Batista; as Obras do PAI; a Escritura, repetida no fim e simbolizada na pessoa de Moisés, em quem os judeus depositavam sua esperança. Na base da base da INCREDULIDADE dos judeus, em face de uma multiplicidade de testemunhos, está a VANGLÓRIA, o EGOÍSMO, que procura muito mais a glória junto dos homens do que a de DEUS. Nisto demonstra-se a falta de uma realidade interior do AMOR ÁGA´PE de DEUS.
REFLEXÃO: CRISTO responde aos seus opositores citando a disposição legal relativa aos testemunhos. NINGUÉM PODE DAR TESTEMUNHO DE SI MESMO.(Será que isto acontece hoje???). O texto nos faz recordar que toda AÇÃO genuninamente cristã não DEVE e/ou não PODE ser baseada na esfera de um RECONHECIMENTO (Testemunho). Sabe-se que a essência desta palavra possui uma íntima ligação a ação de OBSERVAR, olhar, ver, etc. Portanto, estritamente derivada e dependente do campo de visão de outrem.
Notadamente, observamos a perda de tempo precisoso na busca de que tais acontecimentos ocorram de forma instantanea ou imediata. Porém, seu verdadeiro valor, como testemunho cristão, apenas acontecerá nas situações que não estejam baseadas no fator humano da retribuição. Traduzindo, esepcificamente, que os TETEMUNHOS: "Não podem adquirir seu peso real se não forem percebidos na sua realidade profunda".
Notadamente, observamos no texto, que opositores procuram vida, mas a recusam, pelo simples fato de quem a estava oferencendo, era o CRISTO. Destoa este fato é a observância de que muitos procurarem apenas benefícios próprios (vanglórias), desfigurando a própria escrituras, retirando do seu centro a figura de JESUS, origniando no final, a perda de sua finalidade e conteúdo.
Mesmo tendo como testemunhos de CRISTO a própria Igreja, é fácil observar quanto nos é possível se tornar incapaz de sentir na Igreja a própria voz de DEUS, de ver nela as próprias obras de JESUS, de desvalorizar o conteúdo das escrituras, perdendo-se em questões secundárias que nunca levarão alguém à VIDA. Isto sem falar do que pode acontecer com os Sacramentos e dos Irmãos.
A palavra de JESUS nos orienta que devemos DESENVOLVER os nossos OLHOS ESPIRITUAIS. Assim como o próprio DEUS é incapaz de observar as aparências, mas olhar o verdadeiro coração. Possamos aprender que devemos enxergar as pessoas e acontecimentos com esta mesma disponibilidade divina de ver neles a vontade e perfeição divinas. Do contrário, pouco importará tantos sinais e milagres visiveis em nossa vida, porque estarão desvinculados da verdadeira essência de DEUS, que é o seu AMOR ÁGAPE por cada um de nós.
Façamos meus irmãos, durante este dia, uma oração contínua, em todos os momentos de nossa vida, rogando a STO AGOSTINHO: AJUDAI-NOS, a viver nossa crença neste DEUS de PURO AMOR. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com