quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A CRUZ É SINAL DE SALVAÇÃO (EXALTAÇÃO À SANTA CRUZ)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS, QUE PARA SALVAR A TODOS DISPUSESTES QUE O VOSSO FILHO MORRESSE NA CRUZ, A NÓS QUE CONHECEMOS NA TERRA ESTE MISTÉRIO, DAI-NOS COLHER NO CÉU OS FRUTOS DA REDENÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
Hoje a Eclesia efetiva o Ofício de Festa: Exaltação a SANTA CRUZ. Festa importante para nós, bem como para os nossos irmãos orientais, que equiparam, esta festa, no mesmo patamar da Páscoa. Como se sabe por ordem do Imperador Constantino construiu-se Basílicas em Jerusalém, no Gólgota e no Sepulcro de CRISTO. Originou-se, desta forma, peregrinações (13.09.335). Lá estavam depositadas restos do lenho da Santa CRUZ. Partindo desta premissa, é que se desenvolveu a essência desta Festividade (14.09), celebrado por Roma, a partir do Séc. VII. O uso litúrgico requer a presença de uma Cruz, próxima ao altar na missa. Lembrando uma evocação da figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto; olhando-a os hebreus mordidos pelas serpentes, eram curados. Na narração do Evangelho, João Apóstolo, devia ter em mente esta imagem, e a transformou como símbolo profundo de CONTEMPLAÇÃO: "... CONTEMPLARÃO AQUELE QUE TRANSPASSARAM ... (Zc. 12,10; Jo. 19,37).
A Lectio Divina desta festa nos ilustra, no Livro de Números (21, 4b-9), a simbologia da serpente de cobre, elaborada a partir da contestação de Moisés,e logicamente de DEUS, por parte do povo hebreu no deserto, que gerou a ira divina e morte de alguns pelas picadas de serpentes. Como fator de CURA e LIBERTAÇÃO, houve a produção deste símbolo. Esta figura sobrepõe o aspecto no ato de FÉ na ONIPOTÊNCIA DE DEUS, transformando-o em testemunho de SALVAÇÃO que dado ao homem pela FÉ em DEUS e que os Cristãos o conduziram em relação a CRISTO elevado na CRUZ (Jo. 3,13-16; 12,32). É o que explicita o Salmista: "... Quando os feria, eles então o procuravam, convertiam-se correndo para ele; ... Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo, não os matava e perdoava seu pecado; ..." (Sl. 77,34.38). No Evangelho, denota o CRISTO a sua PAIXÃO (simbolizado na serpente de cobre) e o PLENO AMOR de DEUS, que, em seu FILHO, quer a NOSSA SALVAÇÃO (Rm. 5,8; 1ª Jo. 4,9). Fica claro que o teor desta REVELAÇÃO de AMOR de DEUS (APOCALIPSE) os homens se dividem. É na simbologia da CRUZ que manifestou o juízo sobre o mundo. Desta forma, tornou-se a CRUZ SINAL que manifesta o AMOR de DEUS pelos homens, para sempre e para todos.
Que neste dia, possamos meditar e experimentar o valor deste belo SÍMBOLO de SALVAÇÃO em nossa vidas. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE

POSTs RELACIONADOS

2leep.com