segunda-feira, 27 de junho de 2011

CONC. VAT. II (INTRODUÇÃO - Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje continuaremos a analisar um Introito sobre o Concílio Vaticano 2º. Sabemos, ou deveriamos saber que tudo o que diz respeito à Igreja deve interessar à formação na RCC. É evidente que este Concílio fora promovido por obra plena do ESPÍRITO SANTO, em cujo objetivo era a transformação da própria vida da Igreja. Desta forma impulsionou a constituição da própria RCC. Nele, intensificou-se a busca do conhecer a Terceira Pessoa da TRINDADE e a sua ação.
Neste encontro Conciliar observamos uma manifesta intenção de ensinar, de propor doutrinas, mesmo as que possuem cárater de novo. É o que verificamos nas Constituições dogmáticas Lumem Gentium e Dei Verbum.
Tal concilio desenvolveu uma enorme revolução na Igreja Católica, em que se priorizou a busca do conhecimento acerca da Sagrada Escritura, que outrora era um impedimento para a maioria dos católicos. Observe-se que tais documentos conciliares recomendaram uma leitura dos Sagrados textos, cabendo tal missão aos: “(...) clérigos, sobretudo os sacerdotes de Cristo e os outros que, como diáconos ou catequistas, legitimamente se consagram ao ministério da palavra, se apeguem às Escrituras por meio de assídua leitura sacra e diligente estudo, (...).". Entende-se que subsiste uma exortação única a todos os fiéis cristãos, a uma freqüente leitura das divinas Escrituras (Fl. 3,8).
A intenção desta leitura e estudo é a da difunsão e glorificação da palavra de Deus (2ª Ts 3,1). Além de que o tesouro da Revelação, que fora confiado à Igreja, preencha os corações dos homens, para que se estimule um novo impulso de vida espiritual de uma acrescida veneração pela palavra de Deus (Is 40,8; lª Pd 1,23-25).
QUE DEUS VOS ABENÇOE.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com