segunda-feira, 12 de setembro de 2011

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII NUNTIANDI (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUN)! OREMOS: "Ó DEUS, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, VOLVEI PARA NÓS O VOSSO OLHAR E, PARA SENTIRMOS EM NÓS A AÇÃO DO VOSSO AMOR, FAZEI QUE VOS SIRVAMOS DE TODO O CORAÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM".
Neste texto encerraremos a nossa Formação acerca do Documento: EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII NUNTIANDI. O tópico, em questão, será exposta toda a Relação desta Exortação apostólica com a FORMAÇÃO. E ponto de início será a identificação acerca de "QUEM É CONFIADA A OBRA DA EVANGELIZAÇÃO?". Eis um questionamento importantíssimo nos tempos atuais. Como já temos a ciência, JESUS é, e sempre será, o EVANGELIZADOR PRIMOGÊNITO por excelência, que veio anunciar a BOA NOVA do Reino a cada um de nós. De sua ação inicia-se a Igreja, que chamada a executar o mesmo ônus, pregando a CONVERSÃO e ANUNCIANDO, constantemente, uma PALAVRA de SALVAÇÃO. Mas a definição real da missão de CRISTO encontra-se no seu próprio Testemunho: "... EU devo anunciar a Boa-Nova de DEUS; para isto fui enviado ..." (Lc. 4,43). Assim preconiza o Documento:
"... A apresentação da mensagem evangélica não é para a Igreja uma contribuição facultativa: é um dever que lhe incumbe, por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens possam acreditar e ser salvos” (n. 5). A palavra continua a ser sempre atual, sobretudo quando ela for portadora da força divina ..." (n.º 42).
Desta forma, observamos que a força de um Testemunho FIEL gerou e, gerará, uma Comunidade, provida por pessoas (Formadores e pregadores) que acolheram no íntimo do coração o conteúdo do Evangelho, e por causa deste fato, decidem compartilhar aquilo que acreditam, edificando e vivenciando, constantemente, a construção deste Reino: "... Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura ..." (Mc. 16,15).
Através deste MANDAMUS, no Sínodo de 1984, fora que o Papa Paulo VI oficializou o exercício ministerial dos Leigos (Evangelii Nuntiandi), cujo conteúdo orientava que os Leigos poderiam, também, colaborar com os Pastores no serviço da Comunidade Eclesial, através do exercício de ministérios diversificados. Fato este exortado pelo Papa João Paulo II no sínodo de 1987:
"... O ESPÍRITO do Senhor dá-lhe, como aos outros, múltiplos carismas, convida-o a diferentes ministérios e funções (...) Deste modo, os carismas, os ministérios, as funções e os serviços do fiel leigo existem na comunhão e para a comunhão. São riquezas complementares em favor de todos, sob a sábia orientação dos Pastores..." (JOÃO PAULO II. Celebração conclusiva do Sínodo. L’Osservatore Romano, edição portuguesa, 8 de novembro de 1987). CONTINUA NOSSA FORMAÇÃO!!!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com