quarta-feira, 30 de março de 2011

O SABER TRATAR AS PESSOAS (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Vamos dar continuidade a esta formação. TErminaremos o tema de como TRATAR AS PESSOAS. Lembrando (novamente) que o conteúdo destas mesmas estão sendo extraídos do meu Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR. Daremos sequência nas caracteristicas:
10) Desfragmentar: Liderar tem haver com curar, onde quem conduz perfaz para o bem de quem é conduzido, para que encontre sua integridade, alcance a unidade interior. Por isto o Lìder deve confortar, encorajar as pessoas (saúde). Esta cura poderá acontecer na designação de um trabalho gratificante, ou demonstra respeito ou sentimento de alegria pela vida dos liderados.
11) Prudência: O Líder deve ser capaz de observar suas fraquezas, não fixar nos erros, mas ver toda a sua realidade, não sobrecarregando com cobranças rigorosas, mas ao contrário, analisar se é capaz de realizar a cobrança exigida. Aqui se exige uma transparência da liderança, ou seja, sou o que realmente eu sou, não permitindo qualquer contradição entre a exigência e a realidade, do contrário, pode acarretar desmotivação e decepção.
Então, o melhor é que possua ações ponderadas, nunca apressadas (tranqüilas), que conceda tempo, ouça argumentos, não julgue imediatamente, observe as situações, e em nenhuma hipótese fazer quaisquer juízos de valores. É o pensar com o coração, em que associa-se ao amor, é o acreditar, verbalizar, o elogiar. Situação esta, que somente ocorre quando se conhece em profundidade seus limites, e como conseqüência lida-se com suavidade aqueles que cometeram um erro, nunca colocando acima deste.

AQUELE QUE PRATICAR E ENSINAR OS MANDAMENTOS, ESTE SERÁ CONSIDERADO GRANDE (Mt. 5, 17-19)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Mais um momento da nossa lectio. Uma opinião! As vezes fico a pensar que quando será que as aparências irão predominar? Em quanto tempo existirá pessoas que lhe darão valor apenas por aquilo que Você pode, e muitas vezes, é obrigado a fazer? E se não corresponder? O que acontecerá realmente? Temos valor apenas quando estamos sendo úteis? A pessoa só será reconhecida quando presta um serviço? E o SER HUMANO em si mesmo, qual o valor? Com a resposta JESUS!!! O que ELE diria sobre este contexto? Lembrando, apenas, a palavra de DEUS ao Profeta Samuel: "... EU não SOU como os homens, que olham as aparências, ...". Que este pequeno prefácio te ajude na Lectio de hoje. Então, REZEMOS assim: "Ó DEUS DE BONDADE, CONCEDEI QUE, FORMADOS PELA OBSERVÂNCIA DA QUARESMA E NUTRIDOS POR VOSSA PALAVRA, SAIBAMOS MORTIFICAR-NOS PARA VOS SERVIR COM FERVOR, SEMPRE UNÂNIMES NA ORAÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUEMOS A LECTIO.
Hoje o conteúdo é simples e direto. JESUS quer levar à perfeição o AT (Lei e Profetas). O que demonstra que o NT é a sua continuação, mas o supera, como fruto de um projeto de salvação, da mesma forma se inicia um rebento e continua na forma de uma flor (Rm. 3,31). Tudo, mas tudo deve ter sua realização ou consumação. Como o prório CRISTO pronunciou na Cruz: "... tudo está consumado ...". Todos os preceitos, regras, mandamentos, todos sem distinção, grandes ou pequenos, jamais poderão ser rompidos ou abolidos.
REFLEXÃO: O AT e o NT, preparação e cumprimento, formam uma unidade, porque apresentam uma totalidade do plano divino da salvação. A Lei toma corpo e desenvolvimento vital. A toda expressão concreta do Amor de DEUS por nós, cabe como resposta a observância do que já fora disciplinado. Traduzindo a cada Ação, deve corresponder uma Reação. Toda a Lei que se molda em diversos preceitos, mas que obtem seu cumprimento quando são postos em prática. Assim como as profecias, possuem cumprimento quando seu enunciado acontece. JESUS fala dos 'i's (yod), que é a menor das letras do alfabeto hebraico, que nos quer analisar sobre cada comportamento humano. Se não nos é possível cumprir o mínimo, como seremos capazes de efetivar um máximo. Por isto faz um paralelo, mesmo que discreto, em relação aos Fariseus e letrados. Já tinha dito que CRISTO não tinha desprezo pelo o que ensinavam. Mas, era a contraprestação falha que efetivava no seu coração a apreensão. Os fariseus e letrados falhavam porque não cumpriam o que ensinavam; porque invalidavam a lei com sua casuistica; porque se fixavam apeans na letra sem penetrar no Espírito da mesma. O REINO de DEUS é bem mais do que um simples território que deva ser ocupado ou adentrado. O REINO de DEUS é bem mais do que uma instituição a qual alguém possa ser incorporado.
JESUS nos chama a cumprir aquilo que as nossas capacidades podem e devem efetivar. Sorrir; Dar um Bom Dia; Escutar; Ajudar nas necessidades; Nunca julgar, mas COMPREENDER; Estar presente, mesmo quando preterido, etc. O que você pode fazer? O que lhe é tão comum? Estas são as nossas moedas? Se não a utilizarmos, porque estão em nossa posse, como poderemos construir algo que ainda NÃO POSSUIMOS??? Muitos querem construir grandes obras, para que outros admirem, porém, SÃO INCAPAZES DE DAR CONTINUIDADE NA SUA PRÓPRIA OBRA QUE ESTA EM CONSTRUÇÃO. Devemos refletir sobre estes "I"s da nossa vida. Fica a reflexão: "QUAL O 'I' QUE ESTÁ FALTANDO EM MINHA VIDA PARA SER CONSTRUÍDO OU REPARADO?". DEUS VOS ABENÇOE.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com