quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO (INTRODUÇÃO - 1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje estaremos analisando, de forma suscinta, o Concílio Vaticano 2º, de forma específica, os Documentos: 'Constituição Dogmática “Dei Verbum” (A Revelação Divina)'; 'Constituição Dogmática “Lumen Gentium” (Sobre a Igreja), e Decreto “Apostolicam Actuositatem” (O Apostolado dos Leigos).

Na elaboração dos Documentos deste Concilio, o Frei Boaventura Kloppenburg O. F. M. (Introdução Geral aos documentos do Concílio, pg. 7), pronunciou-se da seguinte forma:
É preciso que as sementes de vida lançadas pelo Concílio no campo que é a Igreja cheguem a plena maturidade (...) a ponto de exigir de nós um novo fervor, um novo amor, como um novo espírito”.
O que podemos verificar acerca da objetividade da formação deste encontro Conciliar, é baseado no discurso de abertura (29/11/1962) proferido pelo Papa Paulo VI, que os ordenou da seguinte forma:
1) Exposição da doutrina da natureza da Igreja:
Havia tempo que a Igreja envolvia-se em manto não acessível a muitos, por isto a necessidade de expor todo o conteúdo (doutrina), que esclarecia para o mundo a sua definição, bem como a compreensão do papel do episcopado e sua relação com o Papa. Em suma era a intenção de executar a sua santificação interna, para, assim, explanar, de forma concisa que "quem me vê, vê o Cristo". (CONTINUA).

POSTs RELACIONADOS

2leep.com