segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A VERDADEIRA LIBERDADE!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! MUITAS VEZES, APENAS NOS CABE LOUVAR A DEUS POR TUDO E POR TODOS. A FIDELIDADE DE DEUS, muitas vezes, nos contrange. Jamais poderia imaginar, e muitas vezes conheço e sei disto, que o dizemos, pensamos ou ensinamos, SE FOR EM DEUS, sempre será CONFIRMADO. Hoje, isto aconteceu comigo. ao prduzir um texto de FORMAÇÃO para um GRUPO de JOVENS (e fica um recado expresso para ELES aqui, pela OBEDIÊNCIA), cujo objetivo era inspirar a LIBERDADE DE FILHOS(AS) DE DEUS. Pela manhã, na Homilia de Pe. José Augusto (fica minha reverência a sua pessoa, por ser instrumento divino), fora ressaltado este aspecto. Contou-se a história da ÁGUIA e fincou-se uma questão (para mim principalmente): "SE SOMOS ÁGUIAS, POR QUE NOS COMPORTAMOS COMO GALINHAS???" FICA A REFLEXÃO. Fica o sentido em que o Evangelho de hoje, "O QUE NOS PRENDE EM NÓS MESMOS???". Aceitar ser dobrado pelo inimigo, sabendo que devemos nos levantar, e principalmente, LEVANTAR O PRÓXIMO CONVALIDO, e não se utilizar de regras absurdas para não se efetivar o que SOMOS REALMENTE. QUE POBREZA!!! Abaixo, vai um pequeno resumo do que tinha escrito para meus formandos. Que seu conteúdo possa ajudar-te a ERGUER SUAS ASAS PARA VOAR BEM ALTO, QUERIDA ÁGUIA. MESMO SE DISSEREM QUE VOCÊ É UMA GALINHA, NÃO ESCUTE E VOE PARA A ETERNIDADE. REFLITAMOS ABAIXO!

"... Deveríamos entender que o objetivo de toda relação é conceder a liberdade interior. Esta liberdade originada na filiação divina deve nos desprender das imagens, experiências e expectativas paternais que projetamos sobre as nossas relações. De certa forma queremos sempre corresponder as expectativas. Não se pode mais protestar ou seguir os próprios impulsos. As vezes, NÃO VIVEMOS NOSSAS VIDAS, mas são vividas pelos outros. Deve-se entender que toda REPRESSÃO produz um sentimento de impotência, de falta de capacidade de vencer na vida (MEDOS - EXIGÊNCIAS). Por não sermos livres, estamos sempre aptos a procurar a PREENCHER NOSSOS VAZIOS.
A FÉ de que somos FILHOS(AS) de DEUS deverá nos libertar da procura por pais mais perfeitos. Mas seremos sempre gratos pelas experiências vividas. Devemos aos pais nossas raízes, porém, nossa singularidade, nossa VIDA, isto devemos a DEUS, e a ELE devemos retornar.
A liberdade de JESUS nos trouxe a LIBERDADE da LEI (Mc. 2,27). Neste exemplo, o Sábado corresponde à ordem da criação de DEUS. Dia do seu descanso, e concede a humanidade também o mandamento de deixar o trabalho e descansar e alegrar-se com a criação, ou seja, o MANDAMENTO do SÁBADO FORA CRIADO PARA O HOMEM, mas fora transformada em lei rígida, cuja transgressão é castigada de forma cruel (morte). Separa-se do verdadeiro sentido divino, em que, DEUS deseja parceiros LIVRES, no coração, capazes de discernir qual a real vontade de DEUS. Da mesma forma acontece conosco, quando se impõem normas rígidas sem o sentido único da alegria e liberdade, tornam-se regras cruas em si, e são transgredidas e algo acontece de ruim, entendem-se como CASTIGO (DE DEUS???). Certos mandamentos interiores levam muito mais a escravidão, pois nos cerceiam e nos produzem medos. JESUS se expressou que todas as leis existem para os homens, não o contrário. Seremos verdadeiramente LIVRES quando seguirmos nossa VERDADEIRA NATUREZA: “... AMAS E FAZES O QUE QUISERES ...” (STO AGOSTINHO). É o AMOR que corresponde a nossa natureza (IMAGEM), e se efetivamos em nossa vida, fazemos o que é certo a partir de dentro, não mais necessitando da lei.
Esta verdadeira liberdade, antes de pregada, deve ser VIVIDA (Mc. 3,1-6). Será constatada quando não se permite deixar determinar pelos olhares alheios e hostis, mas seguir o próprio impulso do AMOR INTERNO. Devemos distanciar de quaisquer expectativas, mas não romper o contato com o mundo. Será um traçar um limite entre si e o próprio mundo. O que se observa em JESUS é que não se deixa determinar pelas pessoas hostis, não se deixa impedir, mas age soberanamente, sem destruir a ponte de contato com o mundo ...". DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com