quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO DO SENHOR (Lc. 2,22-40)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, hoje a Igreja celebra a "APRESENTAÇÃO DO SENHOR". Data escolhida em conformidade com a Lei hebraica que estabelecia um espaço de tempo de 40 dias a data do nascimento da criança (JESUS = 25 de dezembro). Em Roma foi esta celebrão unida a uma cerimônia penitencial, que se celebrava em contraposição aos ritos pagãos das 'lustrações'. Depois este momento penitencial começou a pertencer a festa, tornando-se uma espécie de imitação da apresentação de CRISTO no Templo. O Papa Sérgio I mandou traduzir para o latim os cantos da festa grega, adotadas na procissão romana. No séc. X a Gália organizou uma solene benção das velas que se usavam na procissão. Depois acrescentou-se a antífona 'LUMEN AD REVELATIONEM', com o cântico de Simeão (NUNC DIMITTIS).
A apresentação de JESUS no Templo não é um mistério 'Gozoso', mas 'Doloroso'. Maria 'apresenta' a DEUS o Filho JESUS, 'oferece-o' a DEUS. Ora, toda oferta é uma RENÚNCIA. Começa, então, o mistério de seu sofrimento, que atingirá o cume aos pés da Cruz, sendo esta a espada que lhe atingirá sua alma. Todo o primogênito judeu era o sinal permanente e o memorial cotidiano da 'Libertação' da grande escravidão (Egito os primogênitos foram poupados).
JESUS, primogênito por excelência, não será poupado, mas com seu sangue trará a NOVA e DEFINITIVA LIBERTAÇÃO. O gesto de Maria que oferece, compara-se com o gesto liturgico da Eucaristia. Quando o Pão e o Vinho nos são restituídos como Corpo e o Sangue de CRISTO, encontramos a paz do Senhor, pois contemplamos sua Salvação e vivemos à espera de sua vinda.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com