quinta-feira, 29 de setembro de 2011

S. MIGUEL, S. GABRIEL e S. RAFAEL ROGAI POR NÓS!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia a Eclesia celebra o OFÍCIO de FESTA dos Arcanjos S. MIGUEL, S. GABRIEL e S. RAFAEL. O primeiro Arcanjo, cujo nome (Hebraico) significa QUEM COMO DEUS, detêm duas incursões no livro do Profeta Daniel, na figura de PROTETOR PARTICULAR do povo eleito (Dn. 10,13 e 12,1). Em outros livros da Sagrada Escritura demonstra a sua ação direta contra o inimigo de DEUS (Jd. e Ap. 12,7). Imensa é a sua proteção, que na Liturgia dos mortos lhe é requerida sua presença no acompanhamento das almas. Sendo popular aos judeus, logo teve seu lugar no culto Cristão. O dia escolhido (29/09) advêm do aniversário da dedicação de uma Igreja a ele em Roma (Séc. V).
O segundo Arcanjo, o nome representa FORÇA DE DEUS e que sempre se encontra diante da face do Senhor (Lc. 1,19). Sua missão é o de levar o ANÚNCIO de DEUS (Dn. 8,16; 9,21; Lc. 1,5-22.26-38).
O terceiro Arcanjo, significado do seu nome será DEUS CURA. Sua figura é descrita com detalhes no Livro de Tobias, que demonstra sua intimidade junto aos homens para promover a cura dos mesmos.
No Evangelho de Lucas, observamos uma narrativa mais detalhada destes seres espirituais. Subsiste uma plena intervenção dos Anjos nas origens da Igreja. A razão é que vindo CRISTO a humanidade adentrou-se em uma NOVA ERA, definitiva, em que o próprio DEUS está próximo do homem e o CÉU está UNIDO com a TERRA. Portanto, OS ANJOS VÊM DE DEUS (Hb. 1,14). possamos orar assim: "Ó DEUS, QUE ORGANIZAIS DE MODO ADMIRÁVEL O SERVIÇO DOS ANJOS E DOS HOMENS, FAZEI QUE SEJAMOS PROTEGIDOS NA TERRA POR AQUELES QUE VOS SERVEM NO CÉU. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". ROGAI POR NÓS, SANTOS ARCANJOS: S. MIGUEL, S. GABRIEL e S. RAFAEL .DEUS VOS ABENÇOE. 

DOM DA SABEDORIA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuaremos a Formação sobre o CARISMA DA SABEDORIA. Neste tópico adentraremos acerca de sua INTRODUÇÃO, CONCEITO, UTILIDADE, CONSTITUIÇÃO NA PALAVRA e EXERCÍCIO.
Como introdução a Formação sobre este DOM, podemos enfatizar que esta belíssima Graça de DEUS, é que ilumina o caminho, dá a direção certa, leva a decisões conforme a vontade de DEUS e conduz à santidade.
Agora sua Conceituação poder-se-ia dizer que é uma “Ação de DEUS, movendo uma pessoa a ensinar ou explicar verdades DIVINAS, a fim de que a presença e o amor de DEUS sejam experimentados, e para que ela seja movida a procurar DEUS” (Mt. 7,28-29; Lc 2,47; 4,22; 12,22ss; 24,32).



O individuo, através deste Dom, sente que o Senhor está lhe guiando para fazer alguma coisa ou dizer algo em determinado momento. Portanto, o DOM da SABEDORIA (Palavra, frase, atitude ou ação) sempre expõe verdades no coração humano, que este desconhecia. Inspira o homem como agir, falar ou se comportar em situações concretas da vida, levando-o a decidir corretamente, sempre em sintonia com a vontade de DEUS (1ª Cor 12,8). Entretanto, necessário efetivar certas distinções, evitando-se erros comuns em nosso meio.
Devemos ter ciência que o DOM de SABEDORIA NÃO DEPENDE de MÉRITOS PESSOAIS. Tão pouco é originária de deduções racionais ou razões científicas. Mas, SIM! É DOM GRATUITO DE DEUS, que nos orienta em todas as situações concretas de nossa vida (1ª Cor. 12,8). Subsiste três tipos de SABEDORIA:
a. Sabedoria humana: adquirida pelo esforço (capacidades e tendências) do conhecimento humano e pelas ciências;
b. Sabedoria diabólica: “Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica” (Tg 3,14-15);
c. Sabedoria divina: DOM CRISMAL para a santificação da vida pessoal. Este dom faz aprender as realidades espirituais e suas conseqüências na vida prática; desperta o sabor das coisas de DEUS (Tg 1,5).
A utilização deste DOM de SABEDORIA manifesta a vontade de DEUS em situações concretas (socorro de DEUS). É uma palavra que evidencia, através do testemunho, a presença de DEUS em momentos difíceis (Mt 22,15-22). Desta forma, fica-nos agíl demonstrar uma íntima ligação com o Dom da CIÊNCIA. Enquanto este revela uma situação, um problema (dá o diagnóstico); aquele revela como agir (indica o remédio). Igualmente auxília o Dom da Profecia, para que seja entendida e vivida. CONTINUA A FORMAÇÃO ...

POSTs RELACIONADOS

2leep.com