quarta-feira, 21 de setembro de 2011

S. MATEUS (Ofício de Festa)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "... Ó DEUS, QUE NA VOSSA INESGOTÁVEL MISERICÓRIDA ESCOLHESTES O PUBLICANO MATEUS PARA TORNÁ-LO APÓSTOLO, DAI-NOS, POR SUA ORAÇÃO E EXEMPLO, A GRAÇA DE VOS SEGUIR E PERMANECER SEMPRE CONVOSCO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM. ...". Sim, hoje a Igreja celebra o Ofício de Festa do Apóstolo MATEUS. Sua figura remonta a um conhecedor da Escritura e que compreendeu o real significado sobre o REINO de DEUS (Mt. 13,52). Tinha certa cultura, arrecador de impostos (publicano) em Cafarnaum. Tinha formação helenística, pelo fato da adaptação de seu nome: LEVI (hebraico - Mc. 2,14; Lc. 5,27). É uma figura de importância magnânima para a formação do Evangelho (coletânia dos ditos do Senhor). Mateus torna capaz de agregar o contexto do A.T com estes elementos, visto que escreveu em ARAMAICO, uma ampla síntese de "Palavras e Gestos" de JESUS, pondo em relevo sua MESSIANIDADE e a posição da IGREJA, em face da Lei e do Culto da Antiga Aliança. Este Evangelho sofreu influência do de Marcos e de Lucas, mas conservou sua fisionomia específica, que é contextualizada como HIERÁRQUICO. É um Evangelho direcionado aos Judeus recém-convertidos ao Cristianismo, pois sua composição versa sobre: REINO DE DEUS; DO CUMPRIMENTO DA ANTIGA ALIANÇA em CRISTO; BEM AVENTURANÇAS; PARÁBOLAS DO REINO E DO JUÍZ UNIVERSAL, ou seja, é o Evangelho da IGREJA. ROGAI POR NÓS SÃO MATEUS. A Lectio Divina de hoje, nos impele a refletir o quanto INCOMPREENDEMOS A DEUS, em todos os sentidos (agir, intervenções, silêncio, exigências, Lei). Mais, muito mais incompreendido em sua MISERICÓRDIA. Pois o seu contexto reflete quem não CRÊ nela, que possui muito medo de DEUS, e receia acerca do comparecimento à sua presença e que foge do mal com medo do castigo. É desta forma que agem os fariseus, que achando-se em dia com DEUS, não aceita com que outros possam experimentar de seu AMOR. São aqueles que se encontram fechados na cidadela de sua justiça, e que nada fazem para resgatar aqueles transviados a reencontrar o verdaderio caminho. Do contrário, SÓ JULGAM, pois NÃO COMPREENDERAM A DEUS. E NÓS! SERÁ QUE O COMPREENDEMOS??? "... QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO ...". DEUS VOS ABENÇOE.

O MAIOR DESAFIO DA LIDERANÇA É???


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje efetivaremos um aprofundamento sobre a temática LIDERANÇA. Inicemos a enfatizar uma questão basilar: "QUAL O TEU MAIOR DESAFIO?". Esta premissa PODER-SE-IA, responder da seguinte forma: "VOCÊ MESMO". O teor desta resposta pode ocasionar um enorme espanto, porém, é a mais pura das verdades. Em todas as figuras de Lideranças existentes na nossa história poderão confirmar este entendimento. Já dizia um grande ilustrador de histórias animadas (Walt Kelly - www.igopogo.com/we_have_met.htm): "... Encontramos o inimigo, e o inimigo somos nós ...". No grande monumento grego, o Partenon, encontra-se inscrito: "CONHECE-TE A TI MESMO." A maior batalha para conquistar  a Liderança é o de liderar a SI MESMO. Pois em suma, ao efetivarmos uma auto-análise profunda, descobriremos que SOMOS AS PESSOAS MAIS COMPLICADAS DE LIDERAR. Parece um teor cômico, mas nesta batalha nos tornamos inertes, visto que não nos preocupamos com a COMPETITIVIDADE, pois lutamos contra nós mesmos. A causa primordial é que não nos enxergamos do mesmo modo que visualizamos os outros. Ou seja, NÃO POSSUIMOS UMA VISÃO REALISTA DE NOSSAS VIDAS. A situação torna-se cômica, pois temos infinitos dotes de formular conceitos alheios, com uma única exceção: NÓS MESMOS.  O primeiro e verdadeiro passo para alcançar a Liderança passa por uma profunda análise do nosso interior. Questione-se! Geralmente, ao analisarmos situações de terceiros, as avaliamos pelas suas ações. Entretanto, se fizessemos esta análise sobre nós, o ponto primordial seria as NOSSAS INTENÇÕES. Medite, em certas situações em que erramos, não conseguimos visualizar os erros, pois sempre as alicerçamos nas boas motivações ou intenções, e nunca, nunca mesmo, assumimos qualquer culpa. E pior, até acordarmos, já teremos efetivado este erro em uma constância assustadora. Para se alcançar a Liderança, o primeiro aprendizado será aprender a não nos tornar obstaculo para o nosso próprio projeto de vida.
A primeira lição primordial será aprender a ser SUBMISSO á OUTRA PESSOA. Como poderia alguém se tornar LÍDER de individuos, se esta pessoa é incapaz de aprender a OBEDECER? Somente se conhece a essência da Liderança, quem passou pela experiência de liderado. Do contrário, quem nunca experimentou de forma concissa o aspecto de subordinação, viverá uma liderança permeada de orgulho, rigidez, alienação, arrogância e autocracia. Princípio maior é que a verdadeira Liderança exige a compreensão do mundo dos liderados. CONTINUA A FORMAÇÃO!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com