sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O DESAFIA DE CRER (Jo. 6,60-69)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Aos pregaodres vai uma pequena orientação sobre a temática Fé. Que ajude a vossos discernimentos.

Joa. 6, 60-69.
6,60. : Depois de terem ouvido, muitos dos seus discípulos começaram a dizer: “Essa palavra é dura! Quem pode escuta-lo?”.
6,61. : Mas, sabendo em si mesmo que seus discípulos murmuravam a esse respeito, Jesus lhes disse : “Então, isto é para vós uma causa de escândalo?.
6,62. : E se vísseis o Filho do Homem subir para onde estava antes ...?
6,63. : É o Espírito que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida.
6,64. : Mas há entre vós alguns que não crêem”. De fato, Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não acreditavam e quem o ia entregar.
6,65. : Ele acrescentou: “É por isso que eu vos disse: ‘Ninguém pode vir a mim se não lhe for concedido pelo Pai”’.
6,66. : A partir desse momento, muito dos seus discípulos se retiraram e deixaram de andar com ele.
6,67. : Então Jesus disse aos Doze: “E vós, não quereis partir?”
6,68. : Mas Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, a quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna.
6,69. : quanto à nós, cremos e conhecemos que tu és o Santo de DEUS”.

IDENTIDADE RCC (4ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos, continuaremos com a formação sobre a IDENTIDADE da RCC. Neste ponto analisaremos a Finalidade do Batismo no Espírito Santo.
Trata-se da plenitude do Espírito Santo. Jesus nos batiza no seu Espírito para, em primeiro lugar, ficarmos cheios d’Ele. A partir desta plenitude é que outros efeitos são gerados. O que nos diferencia dos outros seres vivos não é a simples a posse de uma alma racional, se bem que isso é muito importante. Somos testemunhas de quantidade infinita de pessoas inteligentes que têm degradado seus relacionamentos interpessoais a níveis infra-humanos. Aqui, mais uma vez, ressalta-se a necessidade da plenitude do ESPÍRITO SANTO para que o homem possa atingir a sua maturidade, “... até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo..." (Ef 4, 13-15).”

Mc. 2, 1-12

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos que belo dia DEUS moldou para nos. Os céus o mar e a terra brandam de beleza radiante. GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS. Bem vamos dar início a nossa Lectio Divina de hoje. A leitura de Marcos acima revela-nos que o 'FILHO do HOMEM' tem na terra poder de perdoar os pecados. Primeiramente é importante esta designação de CRISTO a se denominar 'FILHO DO HOMEM'. Mas também devemos pontuar alguns detalhes que serão devidamente analisados. Na leitura do Evangelho vemos, novamente, o ponto de apoio da missão de CRISTO, Cafarnaum, específicamente a casa de Pedro. Também observamos que uma multidão já acorria a JESUS, 'sabendo que estava em casa'. CRISTO efetiva sua missão prioritária: "... anunciava-lhes a Palavra...". Depois vem um processo de cura, como já difundida em passagem anterior, e a consequente estado de misericordia pelo sofrimento do povo que não tem pastor. Observa-se, ainda, a presença no meio da multidão alguns daqueles que já perseguiam JESUS (Mestres da Lei). Importante é analisar o aspecto contraditório Lei e Vontade de DEUS (Percepção dos pensamentos Mestres da lei). Por fim, a admiração e o Louvor a DEUS.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com