segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ROGAI POR NÓS GRANDE TEÓFORO!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! A Eclesia celebra a memória de Sto. INÁCIO DE ANTIOQUIA ou TEÓFORO (Portador de DEUS), BISPO e MÁRTIR. Fora o segundo SUCESSOR de PEDRO. Pelo imperador Trajano, fora conduzido a Roma sob a acusação de SER CRISTÃO, LANÇADO aos LEÕESNa viagem em direção a Roma, apenas se preocupou em consolidar a FÉ nas igrejas em que passava, PREGANDO e EXORTANDO a todos que  NÃO SE AFASTASSEM DA TRADIÇÃO APOSTÓLICA. Sua obra são sete cartas escritas de próprio cunho, em que se demonstra um coração ardente, amável e cehio de caridade. Enamorado por CRISTO, insiste na realidade de sua humanidade e sua paixão, contra os erros de seu tempo. Apaixonado pela Igreja, insiste na UNIDADE, centrda na EUCARISTIA e em torno da hierarquia. Inácio possui um conceito Eucarístico do MÁRTIRIOvisto como prolongamento do SACRIFÍCIO dE AMOR e OBEDIÊNCIA de JESUS, devidamene celebrado na EUCARISTIA. STO INÁCIO DE ANTIOQUIA ROGAI POR NÓS. OREMOS: DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, QUE ORNAIS VOSSA IGREJA COM O TESTEMUNHO DOS MÁRTIRES, FAZEI QUE A GLORIOSA PAIXÃO QUE HOJE CELEBRAMOS, DANDO A SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA A GLÓRIA ETERNA, NOS CONCEDA CONTÍNUA PROTEÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

CATECHESI TRADENDAE (Sobre a Catequese nos dias de hoje - CONCLUSÃO)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Bem, neste momento retornaremos a Doutrina Católica sobre o Documento CATECHESI TRADENDAE (CATEQUESE nos tempos atuais). Debruçaremos sobre a maneira de se efetivar a catequese. Ficou evidente que se deve adotar uma variada gama de métodos, de acordo com a idade, o desenvolvimento intelectual dos cristãos, maturidade eclesial e espiritual, meio sociocultural, etc., com fito de alcançar sua finalidade específica. Desta forma se apresenta-se vários riscos, que iremos discorrer no momento. Um dos primeiros será a tentação de misturar indevidamente o ensino catequético com perspectivas ideológicas, claras ou disfarçadas, sobretudo de natureza político-social, ou então opções políticas. Outro problema é a “inculturação”, ou “aculturação”. A catequese tem de procurar conhecer as culturas e seus componentes essenciais, deve aprender suas expressões mais significativas e também respeitar seus valores e riquezas próprias. Vem-nos a ciência de que a verdadeira catequese deve “encarnar-se” nas diferentes culturas e nos diferentes meios.

Outro fator advêm da valorização dos elementos válidos de piedade popular. Aquelas devoções regionais praticadas por um povo fiel com fervor e pureza de intenção, mas que devem ser purificadas. Igualmente, os atos de piedade praticados com um desejo sincero de fazer penitência e de agradar ao Senhor. Por fim, constata-se a memorização. A catequese cristã inicial coincidiu com uma civilização prevalentemente oral, e que recorreu em larga escala à memorização. Na IV Assembleia Geral do Sínodo, aconteceu a manifestação de que dever-se-ia efetivar um reequilíbrio na catequese com relação à reflexão, à espontaneidade, ao diálogo e ao silêncio, aos trabalhos escritos e à memória. Uma certa memorização das palavras de JESUS, de passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos, das fórmulas de profissão de fé, dos textos litúrgicos, das orações essenciais e de noções-chave da doutrina é uma verdadeira necessidade. O essencial é que os textos memorizados sejam interiorizados, a fim de se tornarem fonte de vida cristã pessoal e comunitária.
CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com