terça-feira, 20 de setembro de 2011

MARIA MÃE DE DEUS E NOSSA TAMBÉM (Lc. 8,19-21)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Que alegria, quando ouvi que me disseram: 'VAMOS À CASA do SENHOR' ... Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor" (Sl. 121). Em nossa Lectio Divina, de forma bem suscinta, observamosuma confirmação MATERNAL sobre MARIA. Ao contrário que alguns possam imaginar, JESUS em seus dizeres não esta diminuindo a figura de sua MÃE. Do contrário, esta CONFIRMANDO tudo o que a Igreja predispõe sobre nossa MÃE e SENHORA. Enfaticamente, CRISTO, aduz, claramente, que sua Mãe e Irmãos: "... são aqueles que ouvem a Palavra de DEUS, e a põem em prática ...". Somente sob estas ações é que nos são concebidas a FILIAÇÃO DIVINA. Se observarmos concretamente a figura de MARIA, além do aspecto fisiológico da concepção do salvador, MARIA perfaz tudo o que fora explicitado por JESUS. Ela mais do que ninguém, ouviu a PALAVRA de DEUS e a colocou tudo em prática, pois ofertou a própria vida em benefício do PROJETO SALVÍFICO de DEUS. Ela sempre conservou no CORAÇÃO, cada ação e palavra de CRISTO, e meditou em profundidade tudo o que se relacionava com JESUS, seu FILHO. Por isto, e muito mais, MARIA DEVE SER CHAMADA COMO MÃE DE JESUS, conforme ELE mesmo pronunciou. E sendo sua MÃE, de forma equivalente, será também chamada de THEÓTOKOS (MÃE DE DEUS), pois não se disassocia-se de JESUS a sua humanidade e sua Divindade. E se também efetivamos o pedido de JESUS de forma concreta (ouvir e praticar), também a recebemos e a reconhecemos como NOSSA MÃE, DOCE, PERFEITA, LINDA MÃE. ROGAI POR MINHA VIDA E A DOS MEUS IRMÃOS.

APRENDER A CONTEMPLAR (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó PAI, QUE RESUMISTES TODA A LEI NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, FAZEI QUE, OBSERVANDO O VOSSO MANDAMENTO, CONSIGUAMOS CHEGAR UM DIA À VIDA ETERNA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Hoje meditaremos sobre a CAPACIDADE DE CONTEMPLAR, dom Divino, atualmente inerte em nossas vidas. Que esta formação possa efetivar em nossas vidas uma perfeita conversão, à semelhança dos Discípulos de Emaús.
Mas o que é mais belo no Ser Humano? Como poderíamos contemplar esta beleza? Como saber se ela existe no Homem? O que significa ‘Belo’?
Estas questões deveriam já estar respondidas em nosso íntimo, porém, acho que não estão. Mas ter tanta certeza? Simples vivemos em um mundo caótico, onde a ansiedade e consumismo reinam. Onde devem existir experiências, SIM, de contexto rápido e fugaz. Pense bem, quantas vezes paramos em nós mesmos, e OBSERVAMOS o céu, suas nuvens, o sol, ou olhamos para o mar, observando suas ondas, cores e tudo que lhe contém. Ou ainda, a terra, árvores, pássaros, frutos, etc. Já observamos suas belezas e cores concretas, ou passamos ao seu lado e sequer olhamos tais belezas, ou somos atraídos(as) por outros tipos de ‘Belezas’?
Hoje, para nós, tudo é produzido e está pronto, nada, e também, ninguém, é contemplado, descoberto ou desafiado. Não existe mais a “Capacidade de Contemplar”. Atualmente a nossa juventude padece de um grande mal, onde somos culpados de gerarmos uma gama de jovens que vivem uma vida fácil e editável, pois tudo se encontra prontoOs jovens se cansam rapidamente, de tudo e de todos. Não querem e, pior, sequer desejam, conquistar, descobrir, pensar se torna difícil e cansativo, melhor é ter tudo PRONTINHO (Mcdonald’s).
Mas e daí! Quero saber como contemplar o Belo? Ora, a CONTEMPLAÇÃO é uma CONQUISTA, que necessita de um treinamento CONTÍNUO da sensibilidade. E como alcançar a SENSIBILIDADE? O inicio é o PARAR em si mesmo. Traduzindo é o esvaziar-se completamente, parar o seu próprio tempo, e observar os mínimos detalhes das coisas e pessoas, pois a verdadeira BELEZA está escondida.
Talvez alguém poderia dizer: “Estás louco! O que poderia existir de belo em um muro trincado?” A beleza não está em sua imagem aparente, mas em seu significado. Olhar em profundidade, observar, é analisar a quem o construiu? Qual a sua intenção na sua construção? Qual o pensamento durante a construção? E qual o plano no atual estado deste muro? A situação da rachadura no muro fala-nos de forma inaudível, apenas perceptível àqueles que verdadeiramente silenciam sua própria alma, desta forma se visualiza o AUTOR(A) da própria história. Contemplar o belo significa respirar, sentir o sabor, jamais seria ADMIRAR. Muitos admiram, mas NÃO CONTEMPLAM, pois não possuem TEMPO para isto ou aquilo, desejam tudo, tudo mesmo, PRONTINHO.
Segundo a Psicologia subexiste um fenômeno INCONSCIENTE chamado de ‘PSICOADAPTAÇÃO’, e que está intrinsecamente ligado as vertentes de nossa emoção (prazer de viver, sensibilidade, criatividade, ansiedade), que podem dar sentido positivo ou negativo a nossa vida. Então, o conceito simples da PSICOADAPTAÇÃO é a INCAPACIDADE da emoção humana em sentir PRAZER ou DOR diante de um mesmo estímulo.
No aspecto positivo, é um fenômeno que se gera novas descobertas, criações e experimentos, é o que se pode falar de ‘Explosão criativa’. É o que estimula cientistas, artistas, escritores a perfazerem seus achados, obras e experimentos através de uma ansiedade vital, inconsciente e positiva que os impulsionaram a curiosidade, criatividade e a procura do novo.
Já no lado negativo, pode este fenômeno gerar uma reação de insensibilidade e de inocorrência de culpa, perfazendo com que em determinados locais violentos se perde a capacidade de se colocar no lugar do próximo, que promove o ciclo da violência. Este aspecto é extremamente visível nas áreas da política, trabalho e da intelectualidade, que geram, tão somente, um ativismo desenfreado. Onde o excesso de estímulos estressantes gerou na emoção um terreno árido.
Desta forma, temos a capacidade de observar o entardecer, as estrelas, o aroma do mar, a pessoa do seu lado, ou estamos sempre OCUPADOS(AS)? DEUS VOS ABENÇOE.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com