terça-feira, 26 de julho de 2011

MAS NA VERDADE O QUE SIGNFICA O REINO DE DEUS EM MINHA VIDA (2ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Neste momento retornaremos a reflexão anterior. Até o presente instante aludimos sobre estas duas primeiras temáticas VALOR; FORÇA. Agora iremos explanar sobre a CORAGEM; PERSEVERANÇA e DOAÇÃO. Como já explicitamos, pbservamos que os Evangelhos dominicais estavm sendo baseados nas parábolas de JESUS, que tinham como objetivo conceituar o REINO DE DEUS. Novamente, se efetiva uma questão particular a cada um de nós. SERÁ QUE AGORA SABEMOS O SIGNIFICADO DO REINO DE DEUS EM NOSSA VIDA? SERÁ QUE TEMOS CONSTRUIDO ESTE REINO EM NOSSOS CORAÇÕES? COMO SE ENCONTRA ESTA CONSTRUÇÃO? SEI QUAL O SIGNIFICADO DO TESOURO EM MINHA VIDA? QUAL O SEU VALOR HOJE? SEI ONDE ENCONTRAR? OU AINDA ESTOU EM BUSCA DE UM VERDADEIRO TESOURO? Novamente tantas questões!!! Mas sua fundamentação podemos averiguar no teor do Evangelho do TESOURO ENCONTRADO. (CONTINUA)


Declinaremos sobre a CORAGEM. Ora, o texto do Evangelho declara a grandeza de quem encontra um TESOURO. Veja a atitude de quem o encontra, larga o tudo que possui para possuir o local do TESOURO. Igualmente, a ação do mergulhador que procura a grande pérola. Utilizando as ciências da Hexegese e Hermenêutica. observaremos que estas parábola possuem um vasto conhecimento escondido em si próprias. Na vida em comum podemos visualizar que é necessário uma CORAGEM extrema para tomar decisões, pois sempre temos receios de perdas. Quem toma as decisões acima sobre o TESOURO já não possuem dúvidas do valor de cada um. Muitos mesmos não teriam tanta iniciativa, vejamos: o ato de largar a sua própria segurança (bens, posses, poder, etc.) e buscar algo que ainda não está diante da vista. Também, culmina com a exaustão de escavar a terra, a procura deste TESOURO. Tudo incerto, materialmente falando, pois na alma existe uma certeza de que se localiza neste local o TESOURO pleiteado, ou seja, é necessário aprofundar, escavar profundamente a terra em que se encontra o TESOURO DESEJADO.
Da mesma forma, aquele que mergulha no mar, procurando a pérola, necessita de muita CORAGEM. Não sabe como se encontra a correnteza, se esta muito escuro nas profundezas do mar, se está muito frio, se existe perigos no seu interior. Não tem certeza se possui capacidade biológica para aguentar as pressões deste mar. Tudo isto parece contrário, mas existe uma força maior de buscar esta pérola, pois é um GRANDE TESOURO. VALE A PENA. Traduzindo, é necessário MERGULHAR no mais profundo do mar de nossa alma para encontrarmos a grande pérola.
Mas, pensemos!!! Será que as moedas, pedras e metais preciosos possuem valor para DEUS? QUEM COLOCA VALORES NAS PEDRAS E METAIS SÃO OS HOMENS!!! Para DEUS nada valem. Ousemos ainda, será que uma pérola possui tamanho valor para JESUS? Se analisarmos bem, a pérola nada mais é do que uma doença, um tipo de câncer para a ostra. Um mecanismo de defesa de algum corpo estranho ao organismo da própria ostra. Se é ruim para este ser, por que possui tanto valor para nós? Porque a valorizamos!!!
Mas qual o intuito de CRISTO de colocar em suas parábolas estes contextos, se estes bens não possuem valores para ELE? Ora a essência das parábolas não estão nos bens, mas nas atitudes praticadas. O de se lançar em um radicalismo na procura de um TESOURO, daquilo que expressamos como valor maior. Na coragem de adentrar, aprofundar, de mergulhar no INTERIOR, ou seja, a INTROSPECÇÃO. O de olhar profundamente para o interior e buscar neste local o REINO DE DEUS, que se esconde em nosso ser. Para isto Irmãos requer um grau extenso de coragem de enfrentar os nossos demônios interiores e enxergarmos o que realmente somos. A partir desta prática podemos ir em direção do caminho de salvação que é o TESOURO almejado.
Mas desta atitude se agrega a outra temática ou valor, a PERSEVERANÇA. Não basta ter apenas a CORAGEM de ir, pois muitas vezes o TESOURO se apresenta tão profundo, ou em outras situações somos desviados da direção do tesouro por fatores externos ou mesmos internos, que somos afligidos pelo medo, pela incerteza, receios, dúvidas, cansaços, desmotivações e desesperanças. Tudo isto pode acontecer, sabia!!! A solução é PERSISTIR. É possuir na mente, no coração e, principalmente, na alma, esta certeza de que o TESOURO a ser encontrado possui um valor inigualável, insubstituível, único. Tal sentimento e razão nos agrega a FORÇA, concede-nos a CORAGEM de continuar a lutar e alcançar a vitória que está a nossa frente.
Nestas parábolas DEUS nos ensina que devemos continuar sempre em uma só direção. Que temos que largar muitos de nossos PRECIOSOS que na verdade não agregam nenhum valor para nossas vidas, pois o valor apenas o mundo, que nos rejeita um valor, é que os concede. Quem possui mais valor: EU ou as coisas? Faça esta reflexão!!! Pense e medite, quantas vezes você permitiu que desvalorizassem tua vida em detrimento de coisas que não revelam o verdadeiro TESOURO. Para e pense, quem seria capaz de REVELAR A FACE DE DEUS? VOCÊ? Uma pérola? Uma moeda? Uma pedra preciosa?
No próximo artigo encerraremos esta reflexão. A TODOS OS AMIGOS E IRMÃOS DE CAMINHADA OBRIGADO PELA CONSTRUÇÃO DESTE BLOG. PELA PACIÊNCIA, PELAS VISITAS E LEITURAS DOS ARTIGOS. PEÇO QUE VISITEM E DIVULGUEM ESTE BLOG AOS SEUS CONHECIDOS. MUITO OBRIGADO MESMO. VALE A PENA DIFUNDIR A PALAVRA DE DEUS. E ESTE BLOG É UM INSTRUMENTO FECUNDO PARA ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com