quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NAVEGAR É PRECISO! NO RIO DA VIDA (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Oremos, neste instante, a oração de Sto AGOSTINHO: "EU TE INVOCO, MEU DEUS, MISERICÓRDIA MINHA, QUE ME CRIASTE E NÃO TE ESQUECESTE DAQUELE QUE SE ESQUECEU DE TI. EU TE CHAMO À MINHA ALMA, QUE PREPARAS PAR TE RECEBER (...) NÃO DESAMPARES AQUELE QUE TE INVOCA, TU QUE TE ANTECIPASTE, ANTES QUE TE INVOCASSE. (...) VIVE SEMPRE JUNTO A TI NOSSO BEM (...) RETORNEMOS A TI, SENHOR, (...) POIS TU MESMO ÉS O BEM; E NÃO RECEAMOS NÃO MAIS ENCONTRAR O LUGAR ONDE CAÍMOS, POIS EM NOSSA AUSÊNCIA NÃO SE DESTROI A NOSSA CASA, QUE É A TUA ETERNIDADE. AMÉM.". Agora iremos concluir a nossa formação pessoal, cuja a temática era sobre o RIO da VIDA. Nos dois textos anteriores, efetivamos uma comparação de nossas vids assim como um Rio. E este deve sempre avançar, jamais retroceder ou ficar retido em quaisquer condições que sejam. Que devíamos trabalhar em nossa alma e coração um único objetivo, o de alcançar o mar (do Rio), que para cada um de nós, é o próprio DEUS.
Baseado na passagem do Profeta Ezequiel (47,1-12), depois de ousarmos adentrar no mais profundo deste rio, chegando a sua essência. Ao sairmos do mesmo, observaremos que as suas margens sofrerão diversas transformações, ou seja, o que era cálido e infértil, ao tomarmos coragem de aprofundar no seu interior, se tornam férteis. Nas margens, agora existem árvores frutuosas, que não murcham e dão sempre frutos e remédios. Geram, neste momento, alimentos abundantes, e o melhor, onde o rio toca se torna sadio. CONTINUA!


Olhando para o rio de nossa vida, tendo o desejo de ir ao nosso MAR de AMOR, descongelamos o nosso rio, nos libertando da nossa prisão e paralisia, buscamos reorganizá-lo, caminhamos para reconciliação conosco, com o próximo e com as coisas, damos movimento continuo. Agora o rio se torna fecundo, que cura e liberta para o AMOR.
Ahhh! Então tudo ficará concluído? Claro que não, existem charcos e mangues no percurso do rio, assim, nem todas as áreas de nossa vida, AINDA, não receberam as águas sadias de nossa decisão, mas com o devido tempo e persistência, as áreas que se encontram salgadas, e talvez, aparentemente, mortas, se recuperarão e encontraram novamente VIDA (... crescerão árvores frutíferas de toda espécie e sua folhagem não murchará...). Mas teremos fraquezas, limites e imperfeições? Sim, pois somos humanos, mas ao fazer com que o rio flua, muito destas áreas serão restauradas e nova vida acontecerá (... porque essas águas vêm do santuário...).
Devemos OUSAR, assim como o Profeta Ezequiel, adentrando neste rio que deságua do coração de jEsUS. Deveriámos nos deixar levar por ELE, permitindo que as águas sadias possam atingir as nossas áreas que realmente necessitam ser curadas e renovadas. Teríamos a coragem de enumerá-las, neste instante, todas as áreas que necessitam ser transformadas durante todo o percurso longo de nossa vida? O que posso dizer!!! TENHA CORAGEM E MERGULHE, se entregue a JESUS. EIS UM ATO VERDADEIRO DE FÉ e CONFIANÇA.
Neste instante, possamos fazer uma comparação com o Evangelho de JOÃO! Nesta passagem alguém toma uma atitude de perfurar o coração de AMOR de JESUS. Ao efetivar esta ação, o seu algoz executor é de forma literal LAVADO e PURIFICADO no sangue de VIDA que jorra sobre ele. Qual o significado desta cena? Pois para o Judeus sangue representava a vida. Portanto, neste coração perfurado de CRISTO, por cada um de nós, advêm a nossa VIDA.
Agora possamos ir para outra passagem, Ap. 22,1-3. Leia-a atentamente e responda. Existem diferenças entre as leituras (João, Ezequiel e Apocalipse)? Quais seriam? Em relação a sua vida, quais as semelhanças e quais as diferenças?
Se você puder observar um pouco, notará que na passagem do apocalipse as plantas já estão nas margens, e desta forma o Profeta não necessita adentrar no rio. O contrário ocorre em Ezequiel, embora as águas sejam fecundas, ainda é necessário o Profeta entrar no rio, e que caminha com certa dificuldade, tendo até que nadar no final, deixando-se conduzir pelo rio. Agregando o Evangelho joanino, observamos a figura de um Sacramento, que tem base no Coração de JESUS, criado em benefício de todos, mas para que ocorra sua eficácia, necessita de um ato de FÉ, que desta forma poderemos beber toda a sua graça. Já sabemos qual é?
 Também sabemos que a água é muito importante para nós, porque somos feitos, quase que na nossa totalidade dela. Portanto, sempre estaremos a procura de bebermos água de fontes cristalinas. Mas para se manter nesta circunstância a água deve estar sempre em movimento. Do contrário, poderá acontecer dela se tornar impura, fétida, vinda da lama ou imunda. Isto pode acontecer em nossa vida. Exatamente no momento em que nos deixamos envolver por nossas faltas, tornando-nos estáticos em nós mesmos, e desta forma, acabamos usufluindo desta água impura em nossa vida.
Desta forma, acabamos entendendo o porque DEUS pede ao Profeta para adentrar no rio, para aprofundar nele, pois quando somos imersos neste rio, acabamos transformando o nosso RIO de VIDA igual ao rio do Apocalipse.
Eis uma proposta: Saia de suas águas rasas e fáceis, possa dar um passo a mais. Seja autor, realmente, de sua vida, e direcione-se para as profundezas de DEUS. Deixe-se inundar pelas águas da vida que brotam do coração de JESUS. Fique integralmente imerso no AMOR de DEUS. Observe e ouça a voz de DEUS que fala o teu nome e te chama a algo novo e profundo. ESCUTE COM ATENÇÃO. Mesmo sabendo de todas as dificuldades, OBEDEÇA esta voz, passo a passo, sem a mínima pressa, com paciência. Se não possui, peça a DEUS a PERSISTÊNCIA, HARMONIA, TRANQUILIDADE, FORÇA, PERSEVERANÇA e PAZ.
Espero que o teor desta formação possa ter ajudado na busca de mudar os rumos do rio de tua vida. Pois, tenhamos a consciência de que DEUS nos deu tudo para que cada um possa descongelar sem medo algum o rio de nosso passado, fincado no coração de AMOR de JESUS, por esta lança de FÉ, ESPERANÇA E AMOR. Portanto, acredite e seja paciente. NÃO OLHE PARA VOCÊ. OLHE PARA CRISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com