terça-feira, 18 de outubro de 2011

O QUE É ORAÇÃO?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS, QUE ESCOLHESTES SÃO LUCAS PARA REVELAR EM SUAS PALAVRAS E ESCRITOS O MISTÉRIO DO VOSSO AMOR PARA COM OS POBRES, CONCEDEI AOS QUE JÁ SE GLORIAM DO VOSSO NOME PERSEVERAR NUM SÓ CORAÇÃO E NUMA SÓ ALMA, E A TODOS OS POVOS DO MUNDO VER A VOSSA SALVAÇÃO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". A oração cristã é uma relação de Aliança entre DEUS e o homem em CRISTO (CIC 2564). Orar primordialmente é falar com Deus é manter comunhão com Ele, (buscar conhecê-lo mais), ou melhor dizendo, buscar por reatar os laços rompidos pelo pecado original que separou o homem de DEUS. Ora, saber de que o primeiro Homem (Adão) mantinha um sólido relacionamento com DEUS, e que o Senhor passeava juntamente com ele pelo paraíso, com intuito de observar a criação juntos: "... Tendo pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas a aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar ...” (Gênesis 2,19). mais ainda, saber que o Senhor se alegrava em mostrar ao homem toda a criação e partilhar com ele, havia uma estreita ligação entre Criador e criatura, uma afinidade recíproca.
Mas depois, para nossa maior infelicidade, fomos apartados do Criador, privados pelo pecado, de manter a mesma comunhão e afinidade de outrora, agora o homem tinha medo de seu Senhor e se escondia de sua Presença (Gênesis 3,10).
Subsiste um aspecto SIMBÓLICO que representa esta separação: "véu que dentro do Tabernáculo construído por Moisés e pelo Templo construído por Salomão separava o povo do Lugar Santo onde estava 'Arca da Aliança, a Presença de DEUS' o 'Santos dos Santos', local onde somente o sacerdote entrava uma vez por ano para estar com DEUS. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!

Mas através do sacrifício de Jesus pelo seu sangue esta separação foi rompida "... JESUS de novo lançou um grande brado , e entregou a alma. E eis que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, a terra tremeu ...” (Mt. 27,49-50). O Senhor JESUS rasgou o véu e permitiu que através do Seu Sangue tivesse-mos livre acesso ao Pai. Por este motivo, irmãos temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno em virtude do Sangue de Jesus, pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu (Hb. 10, 19-20).
Por isso, JESUS vai dizer: "... Até agora nada pediste em meu Nome. Pedi e recebereis, e vossa alegria será perfeita ..." (Jo. 16,24). Através de JESUS temos livre acesso ao coração do Pai e Nele podemos desfrutar das riquezas que ele reserva para nossas almas.
Já nos dizia Sto AGOSTINHO: "É o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede Dele". É a expressão de amor de um Filho que ama seu PAI. E por amar, quer estar com Ele. Davi amava a DEUS por isso foi chamado o Homem segundo o coração de DEUS, Davi tinha tanto desejo de estar com o Senhor e o amava tanto que disse: “... uma coisa só te peço é habitar todos os dias em sua casa ...” (Sl. 26 ,4). Orar é ir além de saber que Deus esta nos ouvindo, é querer estar junto dele (Sl. 90). Disse Davi: “... a minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo ...”. Nesta passagem, Davi diz que sua alma tem sede de um DEUS que está presente e pode ser experimentado ele não quer um DEUS de ouvir falar, ele quer e tem sede de uma experiência de vida com este DEUS. (Jó 42,25). A sede e a fome de Davi era querer estar cada vez mais junto do seu Senhor a buscá-lo incessantemente, creio que o segredo para a Oração é o desejo desesperado de um coração que arde apaixonado faminto pelo seu Senhor (Sl. 83,3).
Visualizando JESUS, compreendemos que ELE nos olha como um noivo apaixonado ele espera ardentemente pela nossa companhia, seus olhos são olhos de amor e este amor não pode acabar (Ct. 8,6). A oração deve acontecer em nós com o anseio dos apaixonados que se buscam que se atraem que se querem. A oração apaixonada nos leva estar com Aquele que nós amamos.
Desta forma, Orar é passar tempo com O Senhor é estar ao seu lado, absorvendo suas características seu modo de falar, de ver, de viver e principalmente sua forma de amar.
A verdadeira oração consiste em estar com JESUS e estar junto com ELE implica em mudança. A oração restaura o homem a semelhança de DEUS e o faz participar do poder do amor de DEUS que salva a multidão. (CIC 2572). Espero que esta formação Pessoal sobre o "COMO ORAR BEM", possa ajudar a nos encontrarmos, com frequência, com ESTE DEUS QUE SEMPRE NOS AMA E NOS AMARÁ INFINITAMENTE. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com