sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O DESAFIA DE CRER (Jo. 6,60-69)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Aos pregaodres vai uma pequena orientação sobre a temática Fé. Que ajude a vossos discernimentos.

Joa. 6, 60-69.
6,60. : Depois de terem ouvido, muitos dos seus discípulos começaram a dizer: “Essa palavra é dura! Quem pode escuta-lo?”.
6,61. : Mas, sabendo em si mesmo que seus discípulos murmuravam a esse respeito, Jesus lhes disse : “Então, isto é para vós uma causa de escândalo?.
6,62. : E se vísseis o Filho do Homem subir para onde estava antes ...?
6,63. : É o Espírito que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida.
6,64. : Mas há entre vós alguns que não crêem”. De fato, Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não acreditavam e quem o ia entregar.
6,65. : Ele acrescentou: “É por isso que eu vos disse: ‘Ninguém pode vir a mim se não lhe for concedido pelo Pai”’.
6,66. : A partir desse momento, muito dos seus discípulos se retiraram e deixaram de andar com ele.
6,67. : Então Jesus disse aos Doze: “E vós, não quereis partir?”
6,68. : Mas Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, a quem iríamos? Tu tens palavras de vida eterna.
6,69. : quanto à nós, cremos e conhecemos que tu és o Santo de DEUS”.

CREMOS e CONHECEMOS (Joa. 6,69b) : o primeiro é um ato de acreditar sem ver, ouvir, cheirar, tocar, etc., quanto ao segundo ato é o conhecimento EXPERIMENTAL, ou seja, é a VIVÊNCIA, é sentir JESUS.
Necessário ACREDITAR e ESPERAR, confiar na palavra do Senhor JESUS. Quão pesado fora suas palavras :

Jo. 6, 51-53.

6,51. : “Eu sou o pão vivo que desce do céu. Quem comer deste pão viverá para a eternidade. E o pão que eu darei é a minha carne, dada para que o mundo tenha a vida”.
6,52. : Ouvindo isso, os judeus se puseram a discutir violentamente entre si: “Como é que este Homem pode dar-nos a sua carne para comer?”
6,53. : Jesus lhes disse então: “... Em verdade, em verdade, eu vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. ...

Ao se retirar e deixar de andar : ABANDONAR À JESUS CRISTO, precisamente ser DESOBEDIENTE.
Igualmente em relação à Igreja, surgida após a RESSUREIÇÃO de JESUS, subsistiu nos séculos vindouros, não obedecer a esta ou deixa-la, corresponde à abandonar a Jesus.
A IGREJA é maior do que o HOMEM, é muita pretensão de alguns alegar que trouxeram a Verdade, se jamais foram criadas no início, ocorre, sim, a VAIDADE e o ORGULHO humano, onde a “Igreja” não é questão de Homens. Portanto esta é constituída por uma parte DIVINA e outra HUMANA, disto o que é certo, é que a parte divina permanece, ou seja, a IGREJA, enquanto aqueles que a constituem passam.
Certo é referir que a Igreja é permeada de ACERTOS e ERROS do Homem, que também se passam, mas a IGREJA permanece sólida pelos tempos, do mesmo modo existem pessoas santas e pessoas pecadoras, estas passam, mas a IGREJA CONTINUA.
Porque as decepções humanas contra os constituintes da Igreja efetivaram a aqueles de abandonar a Igreja Católica, certo é que estes, verdadeiramente, ABANDONARAM À JESUS, pois a Igreja Católica já subsistia desde o princípio da Igreja Cristã (CREDO advêm dos Apóstolos {Séc. I}).
A divindade desta está que jamais os erros humanos puderam acabar com a Igreja Católica, portanto ela ainda vive atualmente e sempre viverá, pois a sua divindade vem de Cristo.
A divindade da Igreja Católica basea-se no CERNE da IGREJA, e qual o seria?
Conforme apregoou o próprio JESUS (Joa. 6,51):

“... Eu sou o pão vivo que desce do céu. Quem comer deste pão viverá para a eternidade. E o pão que eu darei é a minha carne, dada para que o mundo tenha a vida ...”.

O Cerne da Igreja se encontra na EUCARISTIA, portanto para adquirir a VIDA faz-se necessário participar da EUCARISTIA, que existe na Igreja Católica.
DEUS VOS ABENÇOE


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com