quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. IV - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nesta data daremos prosseguimento a nossa Formação sobre GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). Hoje declinaremos sobre a PREPARAÇÃO E CONDUÇÃO DA REUNIÃO DO GRUPO DE ORAÇÃO. Este principal momento do Grupo de ORAÇÃO será conduzido pelos responsáveis pelo Núcleo de Serviço (designados também). Sendo de fundamental importância, a Reunião, possui caracterização principal e decisiva a sua ambientação e o seu desenrolar. Bom relembrar que o conteúdo a ser disciplinado neste artigo são referências genéricas, que não podem ser consideradas como norma ou direcionamento fechado em si, valendo respeitar as realidades distintas e a liberdade do Espírito em suas moções.
Em relação à Preparação, deve-se frisar que deve SIM EXISTIR UM PLANEJAMENTO CONCRETO do que DEVE ACONTECER neste momento. É de suma importância. Não se deve destituir de nossa responsabilidade na preparação de um grande momento da ação de DEUS. Desta forma, prenuncia-se a PALAVRA DIVINA: "... Não negligencies o carisma que está em ti (...) Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento ..." (1ª Tm 4, 14-15). Tudo tem de ser efetivado baseado no esforço e carinho. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!

A prepação do ambiente é de fundamental importância para cativar os presentes. Será o transformar o ambiente em uma casa familiar (arrumação das cadeiras, colocação de mensagens evangelizadoras, a disposição da mesa e dos equipamentos de som, a limpeza e a higiene do local), a atitude é ANTECIPATÓRIA, ou seja, nada pode ser preparado no momento que chegam as pessoas no GO. Até mesmo a preparação do som, instrumentos musicais e dos cantos. Estas situações DEVEM SER EVITADAS para não quebrar o clima de espiritualidade. Antes de se iniciar a Reunião devem acontecer certos aspectos, que podemos denominar de preliminares:
1) INTERCESSÃO: Antes de acontecer a Reunião, deve o Grupo de Intercessão devem favorecer com orações este momento, em dia específico na semana antecedente da Reunião. Ora-se pedindo um bom êxito, rogando as devidas proteção aos instrumentos que comandam a reunião, esteja, abençoadas e conduzidos pelo ESPÍRITO SANTO. Roga-se por todos participantes (Mt 6, 32b). Esta Intercessão auxilia no discernimento do núcleo (moções e profecias). Entretanto, NÃO POSSUI PODERES DE INTERFERÊNCIA na preparação da Reunião. Todo e qualquer DISCERNIMENTO DIVINO deve ser apresentado ao Coordenador do Grupo, e será ele que discernirá sua aplicação;
2) RHEMA: Sendo o teor da Reunião livre e inédita, será sempre conduzida pelo ESPÍRITO SANTO. Frisa-se que sempre no Núcleo a ação de DEUS será reconhecida na forma de uma moção, a qual chamamos de RHEMA, sendo um PRINCÍPIO NORTEADOR. Neste encaminhamento, tomarão ciência da condução a seguir. O RHEMA poderá auxiliar na preparação e ambientação da reunião, que sempre estará em consonância com uma palavra bíblica (escolha cantos; acolhimento de acordo com o Rhema; cartazes e mensagens relacionados ao tema; preparação dinâmicas; pregação orientada sobre o rhema, etc.);
3) ORAÇÃO DA EQUIPE: É um momento em que todos que estarão aptos a exercerem suas funções na Reunião de serem abastecidos e iluminados pelo ESPÍRITO SANTO. Sempre será necessário que se reunam  antecipadamente e façam seu REVESTIMENTO ESPIRITUAL. Deve ser feito, preferencialmente, 30 minutos antes do início do Grupo, e que TODOS, sem exceção, devem efetivar esta oração de revestimento importantíssima. Nos fala DeGrandis: "... Essa é a ocasião para pedir ao Senhor que faça deles um só Corpo - para pedir a liberação do Espírito Santo sobre eles e o encontro. Eles (...) rezam uns pelos outros para que todos sejam canais visíveis de Seu amor curador ..." (Robert DE GRANDIS, Vem e segue-me, p. 63). Ninguém deve ficar adstrito a este momento pessoal da Equipe. Existem certos casos de exceções, como alguém chegar um pouco atrasado, por motivos exteriores, mas será fundamental o Coordenador(a), efetivar ou enviar alguém (Intercessorra) esta oração inicial na pessoa atrasada. Os demais casos devem ser contornados e posteriormente decididos pelo Núcleo sobre o melhor comportamento. Porém, deve-se frisar que toda e qualquer ação sempre será direcionada pela melhor condução do momento de Reunião de Oração. Em ourto texto, colocaremos a CONDUÇÃO DA REUNIÃO. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com