sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CAMINHOS PARA A SANTIDADE (5ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade ao 4º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar sobre outros dois CAMINHOS para se conquistar a SANTIDADE: PALAVRA de DEUS e a ORAÇÃO. Como se baem sabe, existe uma profunda necessidade do Homem em procurar por DEUS (Sl. 62,2), pois este não cessa de atrair aquele para si, pois tem-se a ciência de fomos feitos POR DEUS E PARA DEUS. Fica óbvio que somente em DEUS o Homem encontrará toda a essência da VERDADE e da FELICIDADE (CIC, n.º 27). Por desejar estar próximo de sua Obra-Prima, DEUS se manifesta de diversas formas (beleza criação, gestos amigos, milagres, etc.). do desejo de se comunicar de forma mais profunda, revelou seu grande Mistério de sua Vontade, em que no ESPÍRITO SANTO, temos acesso irrestrito ao PAI, e nos tornamos participantes da Natureza Divina por CRISTO (CONCILIO CUMENICO VATICANO II, Dei Verbum, n.º. 2). CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


De forma única, DEUS providenciou que toda esta REVELAÇÃO se mantivesse inalterado e fosse transmitida por várias gerações. Desta feita, nasce a SAGRADA ESCRITURA, ou melhor a fala de DEUS, redigida sob moção do ESPÍRITO de DEUS e a SAGRADA TRADIÇÃO, que é a transmissão integral da PALAVRA aos sucessores dos APÓSTOLOS. Agora, estas duas FONTES UNIDAS integralemente, constituem o ÚNICO DEPÓSITO da Palavra Divina incorruptível, viva e eterna (1ª Pd. 1,23). Portanto, todo este amplo conteúdo e interpretação fora confianda EXCLUSIVAMENTE ao Magistério da Igreja, cuja finalidade fidedigna é guarda e expor aos fieis (CIC, n.º 9-10).
Será por meio deste precioso DEPÓSITO que adquirimos sustento em nossa caminhada, firmeza na FÉ e alimento para a alma, gerando, por fim, em nós uma ESPERANÇA de alcançarmos a GLÓRIA do SENHOR (Rm. 15,4). De forma semelhante, se torna fonte de Sustento e Amadurecimento na vida cristã, pois no ajuda no ensino, na repreensão, correção e na formação da justiça (2ª Tm. 3,16; Mt. 4, 1-11; 9, 10-13; Mc. 12,18-27; Lc. 6,20-49). Nos ensina a Louvar (alegrias), Suplicar (dificuldades), Livrar (tentações), Fortificar (aridez) e Edificar (comunidade). Desta feita, a PALAVRA de DEUS é INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO pois nos direciona a ÚNICA VERDADE: JESUS CRISTO (Idem, n.º 102), ou seja, só podemos realmente CONHECER a VERDADE pela PALAVRA DE DEUS, e desta forma, IMITÁ-LO plenamente em seus pensamentos, atitudes e comprotamentos. Por meio da PALAVRA o homem se torna perfeito e capacitado a toda obra. Por isto, exorta a Igreja (Conc. Vat. II) a que nos versemos a sua leitura profunda e capacitante que nos revela a IDENTIDADE de CRISTO (fL. 3,8). Admoesta-nos, ainda, a Santa Igreja, que esta leitura deva ser acompanhada por outro meio de se buscar a SANTIDADE: A ORAÇÃO (CONCILIO ECUMENICO VATICANO II, Dei Verbum, nº 25). Este outro meio de SANTIDADE (1ª Ts. 5,17-18) para a Igreja, significa a ELEVAÇÃO DA ALMA PARA DEUS. Não constitui apenas um IMPULSO INTERIOR espontâneo, mas, UM ATO EXPLICITAMENTE VOLUTÁRIO do Homem, que busca a DEUS, por necessidade pelna, por uma sede inquestionável de sua origem. Esta ORAÇÃO (pessoal ou comunitária) purifica o Homem dos pecados e do mal, fazendo-o descansar, renovar (coração), curar (interior) e transformar em sinal vivo neste mundo. O que significa a alma para o corpo, assim´o é a ORAÇÃO para a alma, e, por causa disto, esta destituída de sentimentos e movimentos.
O nosso MODELO maior de ORAÇÃO é o próprio CRISTO, que antes de TODAS as suas ações realizadas, isolava em local silencioso para PEDIR AO PAI, de forma humilde e confiante (CIC, n.º 2600). Exemplos: BATISMO (Lc. 3,21); TRANSFIGURAÇÃO (Lc. 9,28); PAIXÃO (Lc. 22,41-44); ESCOLHA DOS DOZE, etc. O comportamento de JESUS sempre será o mesmo, dirige-se ao PAI com seu coração manso e humilde (Lc. 6,12), e confiante submete-se exclusivamente a vontade de DEUS (Lc. 22,42), OUVE e CUMPRE seus desígnios até as últimas consequências. Por fim, existem muitas formas de Orar, bem como diversas direções (Louvor, ação de Graças, Súplicas, Perdão, Oferta, etc.). Mas o fundamental sempre será PERMANECER EM DEUS. Na próxima semana continuaremos a falar sobre os demais CAMINHOS PARA A SANTIDADE. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE. 
Será através de preciosos

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com