sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ (2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! 'A CRUZ É SINAL PARA NÓS DE SALVAÇÃO'. Dando continuidade a Reflexão anterior, em que declinavamos sobre a importância do SÍMBOLO DA CRUZ  para a ECLESIA e para cada um de nós. Como a palvra em si diz: 'SÍMBOLO', que significa a junção de duas partes para formar um todo, desta forma utiliza-se, nesta simbologia, a "IMAGEM DA REPRESENTAÇÃO". Segundo a Psicologia Sistemática, é comum do Ser Humano, substituir, por representação, o lugar do outro, carregando algo que era da responsabilidade deste, ou seja, retira a ONERAÇÃO atribuída a outrem. Visualiza-se tal fato, de forma continua, na Bíblia este aspecto de REPRESENTAÇÃO. No AT, podemos visualizar as figuras de ABRAÃO e MOISÉS. O primeiro, possui representação das cidades que estão ameaçadas perante DEUS (ANSELMO GRUM). O segundo, efetiva esta representação, quando por decisão própria, morre no lugar do povo, ficando de fora da terra prometida, para que o Povo de DEUS possa adentrar nesta promessa. "... O justo se sente solidário com os pecadores e tenta, por assim dizer, substituir seu peso faltoso pelo seu próprio, e, portanto, tenta representá-los perante DEUS ..." {RATZINGER (BENTO XVI), 1962, pg. 566ss}. Será nesta IMAGEM, que se interpreta concisamente, que NINGUÉM DEPENDE APENAS DE SI MESMO (ANSELMO GRUM). CONTINUA REFLEXÃO!!!



Será este aspecto da psicologia que nos mostra que sempre estaremos integrados ao próximo, sob ação da 'VIDA COMUNITÁRIA'. Este pensamento possui reflexo em que tudo o que pensamos ou fazemos possui irradiação no meio em que convivo, ou seja, "... todos nós comunicamos uns com os outros ..." (ANSELMO GRUM - REDENÇÃO). Desta forma, começa a entender o significado do 'SÍMBOLO DA CRUZ', pois JESUS se coloca em nosso lugar, sendo um homem justo e puro, pode ELE efetivar este ATO de REPRESENTAÇÃO. Será nesta ação que se desencadeia toda a nossa RESTAURAÇÃO, pois de seu ato puro IRRADIA UMA LUZ DE SANTIFICAÇÃO que ilumina toda e qualquer treva ou escuridão nossa, e, portanto, rompe todas as cadeias de prisão do pecado, que no fim, torna-se algo que não pode ser mais DESFEITO, ou seja, PERPETUO. Então, a CRUZ nos reflete que podemos e devemos sempre 'CARREGAR OS "FARDOS DOS OUTROS"' (LEI DE CRISTO - Gl. 6,2), e deste fato, aquela LUZ PURA provinda de JESUS na CRUZ se perpetua em nossas vidas e na vida de nosso próximo. Neste estágio, prospera-se um sentimento único de que 'TODOS SOMOS IGUAIS', não subiste nenhum sentimento de SUPERIORIDADE (Idéia do mundo). Será a expressão plena da 'SOLIDARIEDADE', em que a CRUZ toma e assume uma IMAGEM DE PERDÃO E AMOR advindo de DEUS. Não apenas uma exortação de CONVERSÃO, mas sim uma efetiva ação de CURA das enfermidades.
Igualitariamente, a CRUZ é REVELAÇÃO, pois sendo uma LUZ PURA, nos demonstra a nossa verdade, o PECADO, melhor, em JESUS, o PECADO do mundo se evidencia (ANSELMO GRUM - Gl. 3,13). Então, nesta visão da CRUZ, podemos verificar que JESUS CRISTO É SOLIDÁRIO COMIGO, e que está comigo para que possa assumir a minha CRUZ e caminhar. ELE VEIO PARA PERDOAR (Jo. 8,11). Assim, irradia uma LUZ de PERDÃO, em que 'EU' devo, olhando a CRUZ, entender que não estou só liberto do pecado, mas me desafia a me desviar deles e continuar no caminho da SANTIDADE, ou seja, a CRUZ É UM CONVITE PARA MORRER PARA OS PECADOS (Conversão interna). Neste sinal, CRISTO nos mostra que o pecado NÃO POSSUI MAIS PODER SOBRE MIM (Rm. 5,1ss). JESUS toma nosso partido, nos representa, será o nosso PARÁCLITO (Defensor - Rm. 8,33). A CRUZ representa que devemos, NÓS, lutar continuamente, para deixarmos de ser um Adão, e nos tornar um 'CRISTO'. De que podemos e devemos nos tornar 'FERMENTO de RECONCILIAÇÃO e PAZ' no mundo. De sermos SOLIDÁRIOS também com nossos irmãos, para que se reflita a TODOS a SALVAÇÃO de DEUS (1ª Pd. 2,21; Cl. 1,24). Na CRUZ existe a RESPOSTA ao SOFRIMENTO HUMANO. É o se TORNAR SOLIDÁRIO com a DOR. SER SOLIDÁRIO não significa ISENÇÃO DE SOFRIMENTO, mas, do contrário, vou vivenciar de forma diferente, nunca sozinho, nunca sem força (TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE), e assim, realize-se os frutos de CONVERSÃO. Na próxima semana retornaremos a este tema importante. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com