sexta-feira, 25 de março de 2011

LC. 1, 26-38

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! 'BENDIGAMOS AO SENHOR'. 'DEMOS GRAÇAS À DEUS'. Hoje vivenciamos a "ANUNCIAÇÃO DO SENHOR". Momento de avaliarmos nossa caminhada. Sim! Gostaria que você pudesse refletir na figura de ARAUTOS DE CRISTO, estamos anunciando o Senhor de forma adequada, ou segundo nossos próprios moldes? Mas vamos adentrar em nossa Lectio. Na Igreja antiga celebrava-se, antes do Natal, o mistério da encarnação, que hoje se referem os texto litúrgicos do 3º Domingo do Advento. DEUS não adentrou no mundo pela força, mas, do contrário, quis PROPOR-SE. O "SIM" de MARIA realiza definitivamente a Aliança, em que contêm tod o povo da promessa (Hebreus e a Igreja). É o que prenuncia na expressão: "... O Senhor esta contigo ...", ou seja, DEUS é nosso DEUS e nós somos para sempre o seu povo. Todo o conteúdo litúrgico de hoje, expressam o momento da PÁSCOA, que se transformará no ÚNICO SIM de JESUS: "... Eis que venho para fazer a tua vontade ..." (hB. 10, 4-10; sL. 39), que entoa, em consonância paralela com o SIM de MARIA (... faça-se em mim segundo a tua palavra ...).
A Encarnação é também o mistério de colaboração responsável de MARIA na Salvação recebida como Dom. Nos revela que DEUS para nos salvar escolheu a pedagogia de passar através do Homem (Jo. 1,14). Possamos orar da seguinte forma: "Ó DEUS, QUISESTES QUE VOSSO VERBO SE FIZESSE HOMEM NO SEIO DA VIRGEM MARIA; DAI-NOS PARTICIPAR DA DIVINDADE DO NOSSO REDENTOR, QUE PROCLAMAMOS VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.". CONTINUEMOS A NOSSA LECTIO.
Permitam-me, meus Caros Irmãos, a ser detalhista nesta passagem. Como Católicos devemos, e o farei hoje, a DECLAMAR UM GRANDE AMOR pela MINHA MÃE, NOSSA MÃE, tantas vezes incompreendida, pelos demais irmãos de outras denominações. MARIA É SIM, COOPERADORA da OBRA de SALVAÇÃO. Por isto, a ELA, o nosso muito OBRIGADO PELO TEU SIM. O FLOR MAIS BELA DESTE JARDIM DE DEUS, QUE SE CHAMA JESUS. BENDITA ÉS TU, ENTRE TODAS AS MULHERES, ENTRE TODOS OS HOMENS, ENTRE TODOS OS ANJOS. GLÓRIAS À DEUS NAS ALTURAS.
Bem, iniciemos a nossa Lectio. Lucas, de forma concreta, quer expressar a plena vontade de DEUS, daquela promessa feita a Davi (2ª Sm. 7,14; 1ª Cr. 17, 12-14). Como também, aludindo a figura de Jacó, proclamar em JESUS a realização de todas as promessas, enraizada na referência da linhagem davídica de CRISTO. No diálogo de MARIA e o Anjo, o Evangelista faz alusão a outra profecia de Isaias (7,14), cujo intuito é a de demonstrar que a OBRA da SALVAÇÃO é exclusiva de DEUS, nunca do homem. Porém, faz-se necessário o concurso humano (aceitação de MARIA).
O texto ressalta muito mais a maternidade, no caso específico a virgindade (MARIA), mesmo se observando o meio vivenciado ser uma comunidade estritamente paternalista. É o colocar a FÉ em meio a uma desconfiança. Não se apresenta como uma resposta. Do contrário, é uma iniciativa Divina, a demonstração de uma OBRA PRODIGIOSA feita pelo DEUS ÚNICO. A grandeza deste menino é o ser sucessor do Rei DAvi (REI MESSIAS), maior do que profeta. E ELA (MARIA), sendo o primeiro sacrário vivo, será reconhecida como RAINHA, por ser MÃE do REI herdeiro (aceitem ou não).
O anúncio tem paralelo com os escritos de Daniel (8,16), e o local desejado é uma zona distante de Jerusalém, sem importância (Jo. 1,46; 7,52). Os personagens, primeiro a 'mulher', estava prometida, segundo os ritos hebreus da época (vínculo esponsal), começa da co-habitação (Dt. 22,23-28; Ex. 32,15), a um homem da descendência davídica (Lc. 3,23-38; 1ª Cr. 3,1-24). Agora o Anjo, utiliza-se uma saudação corrente grega (Chaire), que contextualiza uma RENOVAÇÃO o RESTAURAÇÃO (Jz. 2,21; Sf. 3,16; Is. 49,13). Proclama a mulher como 'Favorecida' (Os. 2,3), ou em algumas traduções 'Preferida' (Is. 62,4). Depois, profere, na saudação, a presença de DEUS (... O Senhor esta contigo ...; DEUS CONOSCO). ANUNCIA um NOME emblemático (IMMANU'EL - Is. 7,14-15; Ex. 3,12; Jz. 6,12; Jr. 1,19). Agora, o anunciado ser´chamado de JESUS (DEUS SALVA), que possui equivalência a Josué e Isaias (Is. 12, 2-3). Na voz do Anjo percebemos toda a Cristologia. ESPÍRITO e PODER formam um paralelismo, em que o primeiro representa o dinamismo de DEUS, que cria e recria. O contexto de 'vir sobre ' e 'cobrir' qualificam, antes da figura nupcial, as teofonias od AT (Ex. 40,34 = sombra das Nuvens). Igualmente a alusão a figura de Isabel, comprovação testemunhal do poder divino (Gn 18,14).
REFLEXÃO: O mais maginífico é a resposta de MARIA. Não usa o verbo ativo na primeira pessoa (Cumprirei - Ex. 19,8). Do contrário, utiliza-se um intransitivo (aconteça). Deixar DEUS AGIR é a suprema HUMILDADE e GRANDEZA de MARIA. "Serva do Senhor", pois DEUS é o único Senhor. É um reconhecimento humilde da distância existente entre o Criador e a criatura. "... Faça-se me mim ..." é uma DISPOSIÇÃO passiva e uma ADESÃO ativa. Este fator humano decisivo  torna-se um acontecimento e história. O caracteriza como determinante é a PALAVRA de DEUS, que sobressai sobre o desejo e a vontade. Não é a toa, que sua imagem é utilizada em paralelo com a imagem da Igreja. Por isto, devemos, também, nos assemelharmos neste modelo de SER de DEUS. A imagem perfeita sempre será JESUS. Mas, MARIA nos é uma imagem de que observando a condição humana, como criatura, limitada, sente e se disponibiliza para efetivar a mais pura vontade do CRIADOR. Nossa MÃE, sempre estara conosco, nos lembrando que devemos aqui no mundo escutar ao seu Filho (... Fazei tudo o que ELE vos mandar ..). MARIA é também o apoio necessário para a nossa humanidade, quando desvalido de nossas fragilidades, como quase que mortos pelo pecado, ELA coloca-nos em seus braços, assim como perfez com o corpo de seu Filho amado, após a crucificação, e certamente, nos apresenta a DEUS, como Intercessora maior, rogando-nos um auxílio necessário para RESSUSCITAR-NOS.
Por tudo isto, e muito mais, MUITO OBRIGADO MINHA MÃEZINHA PELO TEU CONSTANTE CONSOLO MATERNAL. ÓH MARIA CONCEBIDA SEM PECADO. ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS À VÓS. AMÉM. FELIZ DIA DA ANUNCIAÇÃO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com