segunda-feira, 25 de julho de 2011

MAS NA VERDADE O QUE SIGNFICA O REINO DE DEUS EM MINHA VIDA (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje vamos fazer uma pequena reflexão sobre a temática de Domingo! Se analisamos as palavras meditadas nas leituras de ontem, poderemos evidenciar tantas mensagens de DEUS para cada um de nós. As temáticas abordadas são: VALOR; FORÇA; CORAGEM; PERSEVERANÇA; DOAÇÃO. Vemos no Evangelho JESUS utilizar-se de Parábolas para colocar a questão sobre o que significa o REINO DE DEUS. E desta forma perfaço a questão. VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA O REINO DE DEUS EM TUA VIDA? Ultimamente esta questão toma valor insignificante em tantas vidas, mas é fundamental respondê-la, sabia disso. Quantos não encontram o sentido de vida por que sequer sabem o real significado do REINO DE DEUS. Em primeiro plano a busca frenética de cada um de nós é a FELICIDADE, não é correta esta afirmação? VOCÊ MESMO NÃO PROCURA POR ISTO? QUANTOS NÃO PROCURAM SER FELIZES? MAS O QUE É A FELICIDADE? EM QUE CONSISTE ELA? ONDE POSSO ENCONTRÁ-LA? Tantas questões!!! Mas a fundamentação, por incrivel que possa parecer, se encontra no teor do Evangelho de Domingo, ou seja, o TESOURO ENCONTRADO. E aí, JOVEM, ADULTO, SÁBIO, você encontrou o seu? (CONTINUA)


Atualmente observamos a atitude nefasta do inimigo de nos apresentar uma solução utópica que nos afirma que a nossa ALEGRIA se encontra neste mundo, nas coisas e pessoas de forma, exclusivamente, externa. Se isto fosse a pura verdade, bastava-nos possuir as coisas e encontraríamos a nossa, tão sonhada, FELICIDADE. Como resposta, basta ver a vida de tantos jovens, homens e mulheres, que possuem acesso a tantos bens e poderes, mas se encontram em estado lastimáveis de tristeza e solidão, mergulhados em drogas e atitudes nefastas para si e para o outrem. A FELICIDADE se encontra no nosso ÍNTIMO, interior. A partir desta constatação começamos a entender o sentido da parábola explicitada por JESUS. Também começamos a relacionar os Evangelhos dos domingos anteriores: A SEMENTE LANÇADA NA TERRA. Veja-se que o Senhor diz: "... o que podemos comparar com o REINO DE DEUS ...". Tudo o que somos, nossa criação e essência é direcionada para o REINO DE DEUS, somos constituídos para pertencer a este Reino. Não o reino (minusculo mesmo) deste mundo. NOSSA CASA É O CÉU, você sabia disto!!! Porque agimos como desconhecessemos esta verdadeira afirmação.
Veja que a essência deste REINO nos é lançada, de forma ininterrupta pelo PAI. Lançada na terra, nosso coração, para que possamos acolhê-la, de forma total ou parcial. Sem distinção alguma, DEUS sempre a direcionará a semente em nossas vidas. Desejo do PAI de que nós possamos retornar ao nosso lar, de onde jamais deveriamos ter saído. E saímos porque desejamos. Mas poderíamos dizer que nunca desejamos sair do Paraíso (fora Adão e Eva), mas as nossas atitudes, anseios, desejos, são na verdade um amálgma de decisões simétricas a decisão de sair do Paraíso, de sermos deuses!!!
O centro da palavra é a busca de um TESOURO, escondido. Para se encontrar algo de valor deve-se primeiro, logicamente, buscar. Esta relação é intrinsicamente ligada a nossa VONTADE. Preciso desejar, querer encontrar. Ora, se queremos verdadeiramente ser felizes, devemos abrir o nosso coração para buscar esta felicidade em qualquer lugar. A partir deste ponto, ocorre a primeira dificuldade, em que muitos apenas desejam, querem encontrar a felicidade nos locais que a sua vontade dispõe (poder, dinheiro, pessoas, etc.). Quando direcionamos tais pessoas elas relutam e até renegam a querer se esforçar e a procurar no único local possível de verdadeiramente encontrar a FELICIDADE (DEUS e a sua Igreja). Desde já poderiamos compará-las coma semente que cai na terra mesma, desprotegida, e ai vem os pássaros, ou o mal, e a devoram, desta forma a pérola jamais será encontrada. Veja-se que a culpa não provêm de DEUS, pois muitos culpam a ELE por que o mal acontece em nosso meio, e a razão é esta. É a VONTADE HUMANA, de muitos que, por seu querer próprio, NÃO PERMITIRAM A SEMENTE ADENTRAR NO CORAÇÃO, NA TERRA, e o mal a levaram (Tesouro) embora.
Vemos, portanto, a primeira temática, ou seja, o VALOR. Muitos dão valor extremado ao poder, as riquezas, as pessoas. Muitos matam pelo dinheiro, por joias, por status, por poder, por emprego, cargos, tudo isto é visível. E culpado é DEUS, quem é que busca estes VALORES? QUAL É O MESMO O TEU VALOR?
Tramas, sequestros, furtos, roubos e morte, por causa do dinheiro, do poder, do cargo, será que isto não existe. E o culpado sempre será DEUS. Tudo isto advêm da VONTADE humana, é a típica frase: "EU QUERO". Fincou o pé e pronto. Parecemos como crianças que quando desejam algo no supermercado, ou loja, aprontam o maior espetaculo para que o PAI compre de imediato, não é mesmo?
Vejamos os exemplos de paleontologos, engenheiros, antropologos, mineiros, nadadores, etc., que extenuam suas forças físicas na busca de seus tesouros pessoais. Escavam rochas difíceis, perfuram terras longícuas, escalam montes difícies, adentram em grutas e cavernas instransponíveis, suportam calor e o cansaço físico, a falta de ar, venenos, tudo, mas tudo, para encontrar o seu tesouro. Disto vêm a segunda temática do Evangelho: a FORÇA. Quantos não deixam a própria vida, família e muito mais para se dedicarem a este tesouro. Lástima, se lembram do personagem do 'senhor dos aneis': "... MEU PRECIOSO ...". É esta a mesnagem do filme que o inimigo quis colocar, como maldição em nossas vidas, e muitos sequer perceberam isto, e ainda dizem"... tá louco, tá vacilando ...". Meu precioso!!! QUAL É O SEU PRECIOSO??? Para encontrar o verdadeiro TESOURO que é a nossa FELICIDADE precisamos da força de enfrentar os paradigmas existentes neste mundo, abandonar todas as idéias geradas pelo inimigo, e nos esforçar a trabalhar para que o REINO DE DEUS brote de nosso interior, para que muitos possam ver o real valor da vida esta em cada um de nós. No próximo artigo daremos a conclusão desta reflexão, que queríamos que fosse pequena, mas o assunto não nos permite apenas pincelar, temos que adentrar na essência do VERDADEIRO TESOURO, QUE É DEUS em nossas vidas. MEDITEM SOBRE O TESOURO, ou melhor, SEU PRECIOSO. AMANHÃ CONTINUAREMOS. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com