quinta-feira, 15 de maio de 2014

CIC - 2ª SEÇÃO - CAP. 3º - ART. 9º - § 3º


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade ao nosso estudo apurado do CATECISMO, iniciaremos o §3º do art. 9º, deste Cap. 3º: "A IGREJA É UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA". O tópico que abordamos nos dá a entender que este atributos estão intimamente associados, e descrevem a "ESSÊNCIA e  a MISSÃO DELA". Sendo os mesmos atribuídos por CRISTO a sua IGREJA, sendo esta chamada a realizar em sua estrutura estes atributos. 
1) UNA: Onde tal característica se funda em sua fonte, que é a SANTÍSSIMA TRINDADE, do qual aspira o seu MODELO DE UNIDADE PERFEITA. Bem como inspira a sua unidade em seu FUNDADOR, que a modela como seu 'CORPO'. E mais, inspira-se no ESPÍRITO SANTO que a ilumina e a orienta a efetivar a COMUNHÃO e a UNIDADE de todos os fieis. Vale, ainda, frisar que apesar de se substanciar na UNIDADE, a mesma é composta por uma ampla diversidade (DONS e Pessoas - Ef. 4,3).
Agora, o que inspira o VÍNCULO DA UNIDADE? CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


1) CARIDADE (Vínculo da Perfeição - Cl. 3,14);
2) ÚNICA PROFISSÃO DE FÉ (Apóstolos);
3) CELEBRAÇÃO COMUM DO CULTO DIVINO (Sacramentos);
4) SUCESSÃO APOSTÓLICA (Sacramento Ordem);
Esta UNIDADE se constitui em sociedade, por intermédio de sua constituição e organização em volta da COMUNHÃO com o Papa e seus Bispos. Pela qual recebeu de CRISTO todas as riquezas da Nova Aliança, e pela qual se obtêm a plenitude de todos os meios de Salvação (Decreto sobre Ecumenismo - 2º CONCÍLIO DO VATICANO). Embora, apesar de toda esta UNIDADE, desde o princípio, Cisões e, posteriormente, dissenções diversas (Heresias, Apostasias, Cismas), que intentaram ferir ao CORPO DE CRISTO, por causa do Pecado humano.
Independentemente de tais situações, busca a IGREJA abraçar as Comunidades nascentes destas rupturas, com respeito e caridade fraterna, pois sendo justificados na FÉ do BATISMO de CRISTO, tronam-se reconhecidos na filiação divina concedida pelo Senhor. Porque o são, também, constituídas por elementos de santificação (Palavra de DEUS, Graça, Fé, Esperança e Caridade). O próprio ESPÍRITO DIVINO se serve de meio para a Salvação, indicando que todas provêm de JESUS e para ELE conduzem, o que lhes gera a uma UNIDADE CATÓLICA. O sentido da UNIDADE é um DOM provindo de DEUS, mas cabe a Igreja orar e trabalhar para MANTER, REFORÇAR e a APERFEIÇOAR. Portanto, este desejo de recuperação da UNIDADE é DOM de DEUS e apelo do ESPÍRITO. Para tanto, se exige:
a) RENOVAÇÃO PERMANENTE (VOCAÇÃO ORIGINAL;
b) CONVERSÃO DO CORAÇÃO;
c) ORAÇÃO EM COMUM;
d) MÚTUO CONHECIMENTO FRATERNO;
e) FORMAÇÃO ECUMÊNICA;
f) DIALOGO E ENCONTROS ENTRE TEOLOGOS E DEMAIS CRISTÃOS;
g) COLABORAÇÃO ENTRE CRISTÃOS.
Assim, deve-se perceber que a UNIÃO entre todos os Cristãos em uma ÚNICA Igreja, supera em muito a dimensão humana, e somente poderá prevalecer na força da Oração de JESUS, no AMOR do PAI para conosco e no PODER do ESPÍRITO SANTO. Em próximo texto, daremos continuidade ao 3º Parágrafo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
 

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com