terça-feira, 27 de setembro de 2011

APRENDER A CONTEMPLAR (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó PAI, QUE RESUMISTES TODA A LEI NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO, FAZEI QUE, OBSERVANDO O VOSSO MANDAMENTO, CONSIGUAMOS CHEGAR UM DIA À VIDA ETERNA. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Neste dia, trataremos em dar continuidade a formação pessoal sobre a temática da CONTEMPLAÇÃO. De tudo o que podemos ter observado no artigo anterior (seria bom relê-lo). Podemos subtender que a falta da contemplação deriva o mau-humor, a irritabilidade, o pessimismo, onde a própria pessoa não consegue, sequer, suportar a si mesmo. E como consequência, como diria Newton (3ª Lei Física), 'A cada AÇÃO, corresponde uma REAÇÃO', e desta forma, desencadea-se uma variedade de doenças auto-imunes, cardíacas, o câncer, etc.
Porém, ao nos entregar a este Dom Divino da contemplação, o que nos ocorre é o aparecimento do bom-humor, e deste aspecto sobrevêm uma maior e melhor qualidade de vida. Mas de onde, porventura, PODERIA ADVIR ESTE DOM? A Palavra de hoje nos ensina que a base de tudo provêm de nosso íntimo, ou como poder-se-ia desejar, do nosso coração. JESUS nos ensina como conquistá-la: "... tomou a firme decisão de partir para Jerusalém ..." (Lc. 9,51). Esta arte de CONTEMPLAR nos ensina e nos molda toda a nossa essência. Na verdade perfaz com que mude o direcionamento de nossas visões e projetos. Medite um pouco sobre sua vida. Busque observar todos os fatos que transcorreram em sua história, prinipalmente as mais difíceis, e análise. Toda e qualquer falta de privilégios, não foram essenciais para lhe proporcionar um desenvolvimento psíquico-social em sua vida! Ou seja, você se transformou para um futuro próximo, e em situações semelhantes, você não as superou de forma mais fácil!!! Medite, raciocine. Todas as dificuldades e estímulos estressantes, não lhe plasmaram uma personalidade, quicá, uma capacidade dócil, serena, paciente e tolerante. E desta forma, desenvolveu-se uma inteligência, tornando-te um Homem (mulher) sábio(a), pois tinha sabido experimentar a sua vida.
Quem permeia-se neste aprendizado da vida, conseguindo olhar com uma nova visão, da mesma forma que Cristo, desenvolve uma sensibilidade rica, mesmo sob trabalhos pesados e perseguições, obtêm uma capacidade de análise fundamentalmente espetacular. CONTINUA A FORMAÇÃO


Reflita um pouco! Em toda sua história de vida, seria como se estivesse sendo trabalhado, na sua essência e estrutura, sendo esculpido a personalidade e a inteligência. Experimentado na e pela vida. Nas agruras das tempestades violentas. Nas sombiras e frias noites de solidão. Na dor suprema, golpeada com força da tristeza. Tudo isto, não seria, se pudessemos observar com nova visão, um exercitamento de nossos pensamentos, que nos favorecia um melhor análise dos eventos da vida? Olhe para você neste instante! Quanta capacidade, quanto conhecimento, que ainda não desabrocharam, porque se fixou apenas em uma situação ou pessoa, que irá PASSAR. Pois tudo passa, tudo PASSA e PASSARÁ. Enquanto muitos insistem em procurar eventos, prestígios e atividades, a SEMELHANÇA de cristo, deveríamos buscar encontrar a nossa sensibilidade divina permeada em nossa alma, para desvendar a simplicidade de todas as coisas e de todas as pessoas. O verdadeiro milagre da Vida será achar tempo para fazer de pequenas coisas, colorindo-as e adaptando-as com os adereços que podemos escolher agregar.
Por tudo que fora analisado por nós, podemos, enfim, concluir que a CONTEMPLAÇÃO seria:
* Fazer das pequenas coisas da vida uma real beleza aos olhos;
* Saber vivenciar cada momento, de forma única e presente;
* Entender que as lágrimas sempre nos direcionam ao entendimento de que somos humanos ainda, ou seja, temos vida;
* Sempre a procura de experimentar a essência primária e simples de tudo que nos rodeiam;
* Entender que as situações presentes, ainda, não são os reflexos verdadeiros do projeto existencial;
* A capacidade de aprofundamento de nosso foco em direção ao que existe de mais maravilho em nosso coração;
* É o aprendizado na valorização da real riqueza da nossa humanidade;
* É o aprendizado de retirar, de todas as situações e responsabilidades, a sabedoria de uma vida plena e feliz;
* Enfim, será o APRENDER com JESUS a SER CADA VEZ MAIS HUMANO.

Desta forma, acredito que subsiste um PLENO CHAMADO em tua vida. DEUS chama seus amigos. E neste diapasão, subsiste um pleito divino de ir em direção a JERUSALÉM, ou melhor, a CASA DO PAI, na busca de sermos elevados ao Céu. Espero que esta formação possa desempenhar no teu íntimo este desejo preliminar e fundamental: MINHA MORADA É O CÉU! DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com